ATENÇÃO: Força-tarefa pode pedir prisão de Lula a qualquer momento - Se Liga na Informação





ATENÇÃO: Força-tarefa pode pedir prisão de Lula a qualquer momento

Compartilhar isso
Com a volta do processo contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para as mãos do juiz federal Sérgio Moro, em Curitiba (PR), a força-tarefa da Lava Jato pretende trabalhar para finalizar o inquérito da 24ª fase da operação, chamada Alethea.

Agora que Lula não é mais chefe da Casa Civil, por decisão do ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), o Ministério Público e a Polícia Federal já estudam pedir a prisão preventiva do ex-presidente da República, que se encontra sem foro privilegiado. O presidente do Partido dos Trabalhadores (PT), Rui Falcão, também pode ser preso preventivamente.

Os investigadores afirmam já ter provas de que o governo federal, Lula, o PT e parlamentares do partido atuavam para evitar a prisão do ex-presidente e atacar a investigação.

Assista: Lula reclama das investigações



Os integrantes da Lava Jato querem também que o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, tome medidas contra a presidente Dilma Rousseff e o ministro da Chefia de Gabinete, Jaques Wagner.

“Vai ter uma representação no STF”

Em uma conversa gravada com autorização judicial, Lula reclama das investigações com o deputado Wadih Damous (veja no vídeo).

“Sabe, eles têm que ter preocupação. Um filho da p... desse qualquer que fala merda tem que dormir sabendo que no dia seguinte vai ter 10 deputados na casa dele enchendo o saco, ou no escritório enchendo o saco, vai ter uma representação no STF, vai ter qualquer coisa”, diz Lula a Damous.

“Se um filho da p... desses qualquer pode achincalhar, por que a gente não pode achincalhar?”, questiona o ex-presidente. “É verdade”, concorda Damous.

“Alguma iniciativa vocês precisam tomar”

Quando o Ministério Público de São Paulo pediu a prisão de Lula, num processo ligado ao tríplex do Guarujá (SP), o presidente do PT, Rui Falcão, procurou o então chefe da Casa Civil do governo, Jaques Wagner, para pedir ajuda. Ele cita o promotor paulista Cássio Conserino.

“Alguma iniciativa vocês precisam tomar. Porque está na mão de uma juíza da 4ª Vara que não sabe quanto toma decisão, mas pode tomar decisão hoje”, diz Falcão.

“Tá bom. Deixa eu fazer alguma coisa aqui”, responde Wagner.

Em seguida, Falcão cogita a nomeação de Lula: “A outra coisa é o seguinte: se nomear ele hoje, o que que acontece?”, questiona. Wagner não soube responder. Falcão pede que o ministro peça a presidente Dilma Rousseff tome uma decisão rápida sobre o assunto.

O ministro Jaques Wagner repudiou a divulgação da conversa e afirmou que vai pedir investigação sobre grampos em telefones da Presidência da República.

Em outras conversa, Dilma avisa Lula que enviaria o Termo de Posse, para ser usado em caso de necessidade.

Lula e Dilma negam qualquer tentativa de obstruir a Justiça. Em carta, o ex-presidente condenou a divulgação das conversas. Na sexta-feira, a presidente ameaçou entrar na Justiça contra o juiz Sérgio Moro, que autorizou o fim do sigilo das conversas dela com Lula.

Fonte: Band

Nenhum comentário:

Postar um comentário