Crivella tem 31%, e Freixo e Pedro Paulo, 9%, aponta Ibope no Rio - Se Liga na Informação





Crivella tem 31%, e Freixo e Pedro Paulo, 9%, aponta Ibope no Rio

Compartilhar isso

Bolsonaro e Jandira têm 8%, Indio, 7%, e Osorio, 3%, aponta pequisa.
Instituto ouviu 805 eleitores entre 12 e 13 de setembro sobre a prefeitura.



A segunda pesquisa Ibope sobre a corrida para a prefeitura do Rio de Janeiro, divulgada nesta quarta-feira (14), aponta os seguintes percentuais de intenção de voto:

Marcelo Crivella (PRB) - 31%
Marcelo Freixo (PSOL) - 9%
Pedro Paulo (PMDB) - 9%
Flávio Bolsonaro (PSC) - 8%
Jandira Feghali (PC do B) - 8%
Indio da Costa (PSD) - 7%
Osorio (PSDB) - 3%
Alessandro Molon (Rede) - 1%
Cyro Garcia (PSTU) - 1%
Carmen Migueles (Novo) - 0%
- Branco/nulo - 19%
- Não sabe/não respondeu - 4%
O nome da candidata Thelma Bastos (PCO) constava no disco apresentado aos entrevistados, porém não foi citada por nenhum deles.

Segundo o Ibope, cinco candidatos estão tecnicamente empatados em segundo lugar: Marcelo Freixo, Pedro Paulo, Flávio Bolsonaro, Jandira Feghali e Indio da Costa.
No levantamento anterior, realizado pelo instituto entre 20 e 22 de agosto, Crivella tinha 27%, seguido por Freixo (12%), Bolsonaro (11%), Jandira (6%), Pedro Paulo (6%), Indio da Costa (5%), Osorio (4%), Molon (2%), Carmen Migueles (1%) e Cyro Garcia (1%). Carmen não tinha pontuado e Thelma Bastos não entrou na pesquisa, que foi realizada antes de a candidata ser registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Brancos e nulos eram 20% e indecisos somavam 5%.
A pesquisa foi encomendada pela TV Globo.
O Ibope ouviu 1.001 eleitores entre os dias 12 e 13 de setembro. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%, o que quer dizer que, se levarmos em conta a margem de erro de três pontos, a probabilidade de o resultado retratar a realidade é de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro(TRE-RJ) sob o protocolo RJ-08958/2016.
Espontânea
Na modalidade espontânea da pesquisa (em que o pesquisador somente pergunta ao eleitor em quem ele pretende votar, sem apresentar a relação de candidatos), o resultado foi o seguinte:
- Marcelo Crivella: 19%
- Marcelo Freixo: 7%
- Pedro Paulo: 6%
- Flávio Bolsonaro: 4%
- Jandira Feghali: 4%
- Indio da Costa: 3%
- Osorio: 2%
- Outras respostas: 1%
- Branco/nulo: 28%
- Não sabe/não respondeu: 23%
Segundo turno
Pela primeira vez, o Ibope elaborou três situações de segundo turno. Os candidatos escolhidos para esses cenários foram aqueles com intenções de voto mais altas na pesquisa do instituto, em agosto. A margem de erro também é de três pontos percentuais, para mais ou para menos. Veja os números.
Crivella: 52%
Freixo: 26%
Brancos/nulo: 20%
Não sabe: 2%
Crivella: 54%
Bolsonaro: 20%
Brancos/nulo: 23%
Não sabe: 3%
Freixo: 37%
Bolsonaro: 27%
Em branco/nulo: 31%
Não sabe: 5%
Rejeição
O Ibope também apontou a rejeição dos candidatos. As maiores rejeições são de Pedro Paulo (36%) e Jandira Feghali (35%). Na sequência, aparecem Flávio Bolsonaro (29%), Marcelo Crivella (24%), Indio da Costa (22%), Cyro Garcia (21%), Marcelo Freixo (18%), Osorio (18%), Alessandro Molon (18%), Carmen Migueles (16%), Thelma Bastos (16%), 3% disseram que votariam em qualquer candidato e 8% não sabem ou não responderam.
No levantamento anterior, Crivella e Jandira tinham rejeição de 35%. Na sequência, apareciam Pedro Paulo (33%), Flávio Bolsonaro (31%), Marcelo Freixo (25%), Cyro Garcia (22%), Índio da Costa (21%), Carlos Osório (20%), Alessandro Molon (18%), Carmen Migueles (18%), 1% disse que votaria em qualquer candidato ou que não rejeita nenhum, e 7% não sabem ou não responderam.
Avaliação da administração Eduardo Paes
Na mesma pesquisa, os eleitores também responderam sobre a avaliação da administração do prefeito Eduardo Paes (PMDB). Veja os números:
- Ótimo/bom - 27%
- Regular - 38%
- Ruim/péssima - 34%
- Não sabe avaliar/não respondeu - 1%.
Na pesquisa anterior do Ibope, a gestão de Paes também havia sido avaliada como ótima ou boa por 27% dos entrevistados. Também foi o mesmo o índice de 56% dos que aprovavam a forma dele de administrar o município.
Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário