Denunciado, Lula se faz de vítima. E nada explica sobre acusações - Se Liga na Informação





Denunciado, Lula se faz de vítima. E nada explica sobre acusações

Compartilhar isso

Lula discursa como vítima da Lava Jato


Com o PT a seu lado, o ex-presidente nem se preocupa em rebater as acusações. Faz o que sabe: fala por mais de uma hora sobre seu passado e coloca-se como perseguido


A voz rouca, fraca, não ajudava, mas caiu muito bem para a ocasião. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva contrariou seus médicos e, durante cerca de uma hora, falou sem parar. Nesta quinta-feira (15), como em todos os momentos difíceis, Lula jogou-se no colo do PT em busca de força e legitimação. Vestiu uma camisa polo vermelha e convocou petistas e sindicalistas para ouvi-lo em um hotel em São Paulo. Esforçou-se na única atitude que poderia ter após a denúncia apresentada pelo Ministério Público Federal, que o acusa de três crimes: falar sobre si mesmo. Não inovou. Com a habilidade de sempre, explorou os recursos de retórica que domina e fez um discurso político, em busca de apoio dos que o apoiam desde sempre – e precisam dele para sobreviver politicamente. 


A intenção de Lula não era, em momento algum, desmentir em detalhes as acusações minuciosamente apresentadas pelos procuradores da força-tarefa da Operação Lava Jato. Não tencionava convencer o país de que é inocente das acusações, que não foi favorecido pela empreiteira OAS, que não teve nada a ver com o petrolão, o esquema de corrupção que dilapidou a Petrobras durante seu governo. O pronunciamento foi uma forma de alertar seus apoiadores para uma batalha de retórica que será feita no futuro próximo, quando Lula tiver de enfrentar a Justiça.
Para isso, Lula seguiu sua receita infalível. Voltou ao passado glorioso para que esse se sobreponha ao presente. Falou das dificuldades de um homem pobre para chegar à Presidência, de suas realizações em oito anos de mandato e das medidas que seu governo tomou para livrar o país da miséria. Ressuscitou o discurso do “nós contra eles”, com a ideia de que o impeachment e a Lava Jato são produto de uma enorme conspiração contra ele e o PT, por terem proporcionado a ascensão social de milhões de pessoas. Jogou, obviamente, a hipótese de que uma elite política quer evitar sua volta em 2018.
Lula concentrou-se, em especial, na imagem de vítima. Fez piadas ao dizer que a Polícia Federal apreendeu o tablet de seus netos e o telefone celular de dona Marisa, usado apenas para jogar. Só não se arriscou no terreno movediço de rebater as acusações e as provas levantadas. Aí, onde não domina, ficou no genérico. “Conquistei o direito de andar de cabeça erguida neste país. Provem uma corrupção minha, que eu irei a pé para ser preso”, disse. Não entrou no mérito, não negou a relação com a empreiteira OAS, não se referiu muito ao apartamento tríplex de Guarujá. Não precisava. 

Fonte: Revista Época

Nenhum comentário:

Postar um comentário