Crise no Axé? Confira as músicas que se destacaram no Carnaval nos últimos 20 anos - Se Liga na Informação





Crise no Axé? Confira as músicas que se destacaram no Carnaval nos últimos 20 anos

Compartilhar isso

Daniela, Ivete, Psirico e diversas outras atrações aparecem na lista

Daniela Mercury, Bell Marques e Ivete Sangalo (Foto: Divulgação)
Daniela Mercury, Bell Marques e Ivete Sangalo (Foto: Divulgação)

Faltam menos de um mês para o início da maior festa de rua do planeta, o Carnaval de Salvador. Por causa da proximidade deste grande evento, o Varela Notícias vai fazer reportagens sobre alguns elementos desta grande festa. A primeira vai ser sobre o Axé, estilo musical que é um dos símbolos da festividade, porém levanta-se uma temática, já há algum tempo, que este gênero tem caído nos últimos tempos e o VN vai colocar uma lista com as 20 principais músicas dos últimos 20 anos para saber se procede ou não esta afirmação.
O Carnaval de Salvador é uma festa plural e de diversos ritmos, porém ao longo dos últimos 20 anos, poucos ritmos foram tão dominantes dentro do cenário baiano como o pagode e, principalmente o Axé. Chiclete com Banana, Ivete Sangalo, Daniela Mercury e Psirico são alguns dos principais vencedores deste prêmio e hits como: “Cabelo Raspadinho”, “Festa”, “Rapunzel” e “Mulher Brasileira (Toda Boa)” até hoje marcam a memória dos baianos.
Apesar de ter sido discutido uma possível queda do Axé nos últimos anos e o crescimento de outros ritmos dentro do Carnaval de Salvador como o sertanejo universitário, é importante salientar que nos últimos 20 anos, 12 músicas de Axé foram eleitas as mais marcantes do Carnaval dentro da premiação do Troféu Bahia Folia, que é um dos concursos mais tradicionais do Carnaval de Salvador. O fator que pode fazer com que os críticos tenham razão é que nos últimos 3 anos, o Axé ficou para trás, sendo superado pelo Pagode de Psirico em 2014 e 2015 e pela Banda Vingadora que trouxe um novo estilo musical, o Arrochadeira.
Em entrevista para o Varela Notícias, que ocorreu durante a festa de Reveillón, Bell Marques, quando foi perguntado sobre a possível crise no Axé, disse que o Carnaval de Salvador sempre foi plural e sempre colocou vários ritmos em evidência. A fala de Bell é verdadeira já que Funk, Forró, Música Eletrônica, MPB e Arrocha tiveram seu espaço dentro da festa momesca.
Desde que a premiação foi criada os grandes destaques foram Psirico, que venceu três anos (2008, 2014 e 2015), Daniela Mercury  que venceu dois (1997 e 2004), Chiclete com Banana  que também venceu dois prêmios (2000 e 2003), e Ivete Sangalo que também  teve sua música como destaque em duas oportunidades  (2002 e 2009). A questão que fica é, mesmo com tanta conversa sobre a crise do Axé e o crescimento de outros ritmos, o gênero musical ainda ocupa uma posição importante dentro do Carnaval de Salvador.
Confira a lista das músicas vencedoras do Troféu Bahia Folia do Carnaval de Salvador dos últimos 20 anos.
1997  Daniela Mercury “Rapunzel” (Axé)
1998  Timbalada “Latinha” (Axé)
1999  Bom Balanço “Juliana” (Pagode)
2000  Chiclete com Banana “Cabelo Raspadinho” (Axé)
2001  Braga Boys “Uma Bomba” (Pagode)
2002  Ivete Sangalo “Festa” (Axé)
2003  Chiclete com Banana “Voa Voa” (Axé)
2004  Daniela Mercury “Maimbê Dandá” (Axé)
2005  Rapazolla “Coração” (Axé)
2006  Vixe Mainha “Café com Pão” (Axé)
2007  Asa de Águia “Quebra Aê” (Axé)
2008  Psirico “Mulher Brasileira (Toda Boa)” (Pagode)
2009  Ivete Sangalo “Cadê Dalila” (Axé)
2010   Parangolé “Rebolation” (Pagode)
2011   LevaNóiz “Liga da Justiça” (Pagode)
2012  Banda Eva “Circulou” (Axé)
2013  Filhos de Jorge “Ziriguidum” (Axé)
2014   Psirico “Lepo Lepo” (Pagode)
2015   Psirico “Tem Xenhenhem” (Pagode)
2016   Banda Vingadora “Paredão Metralhadora” (Arrochadeira)

Fonte: http://varelanoticias.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário