O que significa de graça recebestes, de graça dai? - Se Liga na Informação





O que significa de graça recebestes, de graça dai?

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Seria lícito um pastor receber financeiramente pelo trabalho que realiza na obra de Deus? Ou um autor cristão, que se dedica a produzir dicionários e conteúdos de estudo, receber pelas obras que publica? Ou ainda, missionários que deixam tudo e vão para terras distantes evangelizar estariam errados em receber valores para o sustento de si e de seu lar? Podemos ainda pensar sobre os professores de seminários que preparam pastores, eles não deveriam receber nada pelas aulas que dão? Aqueles que produzem as bíblias que compramos estariam errados em determinar certo valor para aquisição esses materiais?
Alguns responderiam a essas perguntas citando Mateus 10:8: “Curai enfermos, ressuscitai mortos, purificai leprosos, expeli demônios; de graça recebestes, de graça dai”. É muito comum hoje que os trabalhadores da obra de Deus sejam bastante hostilizados com o uso desse texto, onde muitos afirmam que qualquer coisa que venha de Deus deve ser dada, não deve de forma alguma ter qualquer valor. Assim, pastores, autores, músicos, missionários, professores, etc., têm sido acusados com base neste verso de serem mercenários, ou seja, de descumprir o texto bíblico em favor de si mesmo. Mas será que o verso de Mateus 10:8 proíbe pessoas que trabalham na obra de Deus de receber seu sustento pelo seu trabalho? Vejamos uma análise sobre esse texto:
O que significa de graça recebestes, de graça dai?

O que NÃO significa de graça recebeste, de graça dai?

(1) De graça recebestes, de graça dai não significa que a Bíblia proíbe servos de Deus que se dedicam de forma especial a obra do Senhor de serem sustentados pelo trabalho que realizam. Isso fica claro quando observamos alguns textos e situações bíblicas:
a) Paulo recebeu salário por um tempo para manter seu trabalho missionário de pé em Corinto: “Despojei outras igrejas, recebendo salário, para vos poder servir” (2 Coríntios 11:8)
b) Paulo foi sustentado pela igreja de Filipos no início de sua caminhada em seu trabalho missionário: “E sabeis também vós, ó filipenses, que, no início do evangelho, quando parti da Macedônia, nenhuma igreja se associou comigo no tocante a dar e receber, senão unicamente vós outros; porque até para Tessalônica mandastes não somente uma vez, mas duas, o bastante para as minhas necessidades” (Filipenses 4:15-16).
c) Os presbíteros que faziam um bom trabalho deveriam ser honrados por isso também financeiramente: “Devem ser considerados merecedores de dobrados honorários os presbíteros que presidem bem, com especialidade os que se afadigam na palavra e no ensino. Pois a Escritura declara: Não amordaces o boi, quando pisa o trigo. E ainda: O trabalhador é digno do seu salário” (1 Timóteo 5:17-18).
d) A Bíblia, no Velho Testamento, já dava o direito do sustento àqueles que eram designados a servir como sacerdotes. No Novo Testamento Paulo orienta que aqueles que pregam o evangelho que tirem o seu sustento dele: “Não sabeis vós que os que prestam serviços sagrados do próprio templo se alimentam? E quem serve ao altar do altar tira o seu sustento? Assim ordenou também o Senhor aos que pregam o evangelho que vivam do evangelho” (1 Coríntios 9:13-14).

FONTE: https://www.esbocandoideias.com

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