BIOGRAFIA DO AUTOR DO HINO DE INHAMBUPE - Se Liga na Informação





BIOGRAFIA DO AUTOR DO HINO DE INHAMBUPE

Compartilhar isso
BIOGRAFIA DO AUTOR DO HINO DE INHAMBUPE

Dr. Antonio Batista Xavier Ribeiro (conhecido por Dr.Tote Batista), nasceu em 13 de junho de 1880, em Inhambupe – Bahia. Filho do casal José Batista Xavier e D. Maria Joaquina Xavier. Fez o curso primário nesta cidade, no Colégio do Cônego Felix Ferreira de Carvalho. Em 1902 dedicou-se ao ensino primário no interior do Estado, ocupando cargos de projeção tornou-se jornalista, passou a servir na capital do Estado, aí veio a lecionar em dois importantes colégios secundários. Em seguida fez parte da redação “O dia do jornal político”, do Diário de notícias, Jornal de notícias, escrevendo ainda em versos e prosas, em várias gazetas e revistas da capital e do interior do Estado. Em 1910, percorreu vários Estados brasileiros indo até a capital Federal Rio de Janeiro a fim de fazer várias reivindicações sendo a primeira “um Ramal de linha de ferro”, até a cidade de Inhambupe.

Em 1911, candidatou-se a deputado Estadual pelo 4ª Distrito sendo um dos mais votados.

Em 1924, candidatou-se por conta própria atingindo o sexto lugar. Casou-se com D. Leolinda Ferreira Medeiros da cidade de Lamarão onde passou uma temporada para descansar, dessa união nasceram cinco filhos.

Em 1924, mudo-se para sua terra natal, onde por duas vezes ocupou o cargo de intendente municipal, em 1929 por indicação de Dr.Dantas Bião, passou a ocupar o cargo de secretário de prefeitura de Alagoinhas. Depois da vitória da revolução de1930, voltou a residir definitivamente em sua terra natal, fundou o “Grupo Dramático Batista Xavier e o Colégio São Vicente de Paula”, do qual era professor, entre outros: Dr. Cláudio Costa, Dr. Godofredo de Sousa Dantas, Dr. Manuel José da França, e José de Oliveira Rocha. Em 1933, foi escolhido para candidato a prefeito diante suas qualidade de homem público e cidadão honesto, foi o primeiro prefeito eleito pelo voto direto do povo, fazendo uma grande administração ficando no poder até 10 de novembro de 1937, coincidindo com o advento do Estado Novo. Faleceu em 19 de março de 1939.

3 comentários:

  1. Parabéns ao ilustre cidadão (in memória),por tudo quanto conquistou e realizou em sua trajetória de vida. Fica aí um dos mais nobres exemplos de vida e cidadania ap povo dessa magnífica cidade. Quanto a vida pública de TOTE ainda há muito o que se falar e registrar. A história aguarda...

    ResponderExcluir
  2. Ele é meu pai. Realmente foi um homem diferenciado

    ResponderExcluir