"Estou enviando você como ovelha no meio dos lobos" - Se Liga na Informação





"Estou enviando você como ovelha no meio dos lobos"

Compartilhar isso

O Custo e a Bênção de ser missionário cristão



Quando Jesus terminou o seu grande trabalho de salvação e deu a vida para salvar milhões e milhões de pessoas que acreditassem nele e ressuscitaram dos mortos, ele deu o mandato final aos discípulos em Mateus 28: 18-20 :
Toda autoridade no céu e na terra foi dada a mim. Vai, pois, e fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a guardar tudo o que eu lhe ordenei. E eis que estou com você sempre, até o final da era.
Esse mandato - para ir e fazer discípulos de todos os povos do mundo - é tão válido hoje como a promessa que o apoia: "Eis que estou sempre com você até o fim dos tempos". Se a promessa é válida hoje , então o mandato é válido hoje. E a promessa é válida porque é bom, Jesus disse, "até o fim da era". Então, até que Jesus volte, a promessa promete que ele estará conosco. E essa promessa é a base do mandato, e o mandato hoje é válido. Jesus está nos comandando - comandando a Belém - "Vão fazer discípulos de todas as nações".

Ambição do apóstolo Paul: missões de fronteira

O apóstolo Paulo é o missionário mais proeminente do Novo Testamento. Ele deu sua vida em obediência ao mandato de Jesus. Ele disse em Romanos 15: 20-21 :
Eu ganho minha ambição de pregar o evangelho, e não de onde Cristo já foi nomeado, para que eu não construa sobre o fundamento de outra pessoa, mas, como está escrito, "Aqueles que nunca foram informados dele verá e aqueles que nunca ouviram falar Irá entender."
Esta é a diferença entre um evangelista local e um missionário de fronteira. Paulo disse a Timóteo em 2 Timóteo 4: 5: "Faça o trabalho de um evangelista". Isso significa: como pastor de uma igreja local em um lugar onde o evangelho já foi enraizado, continue ganhando pessoas para Jesus. Eles podem saber sobre o cristianismo e viver perto de muitos cristãos ali em Éfeso, mas continuar evangelizando-os. Diga-lhes o evangelho. Mostre-lhes o amor. Continue tentando conquistá-los. É o evangelismo local. E todos nós devemos ser parte disso.
Mas isso não é o que queremos dizer com missões de fronteira. As missões de fronteira são o que Paulo fez: "Eu ganho a minha ambição de pregar o evangelho, não de onde Cristo já foi nomeado, para que não construo sobre o fundamento de outra pessoa". Missões de fronteira estão cruzando uma cultura para plantar a igreja onde o evangelho não tem já criou a raiz. Este é o mandato que ainda é válido para nós hoje. O trabalho não está pronto. E a palavra do nosso rei ressuscitado, Jesus, está vinculando-nos hoje tanto quanto quando o deu pela primeira vez.

Grupos de pessoas não alcançadas

É por isso que falamos de grupos de pessoas não alcançadas. O site mais útil que conheço para entender e pesquisar os povos não alcançados do mundo é o Projeto Joshua . Ele lista um total de 15.965 grupos de pessoas no mundo. Destes, 6.434 ainda não são alcançados, definindo não alcançados como um "grupo de pessoas entre os quais não existe uma comunidade indígena de cristãos crentes com números e recursos adequados para evangelizar este grupo de pessoas" - o que significa que, em sua definição, menos de 2% de cristãos evangélicos .
Então, Jesus nos deu o mandato de fazer discípulos de todos esses grupos, e Paulo modelou como são as missões de fronteira, tornando sua ambição proclamar o evangelho onde a igreja já não estava plantada. E hoje o mandato mantém ("Faça discípulos de todas as nações"), e a promessa ("Eu estarei com você até o fim da idade"), e as apostas são eternas ("Quem crê no Filho tem a vida eterna , quem não obedecer ao Filho não verá a vida, mas a ira de Deus permanece sobre ele, " João 3:36 ).

Quem irá?

Então, a questão é: "Quem irá? Quem proclamará o evangelho de Jesus Cristo, onde a igreja ainda não está plantada e florescente? Devo ir? "Eu me pergunto isso pelo menos uma vez por ano. E quero dizer, sério. Estou disposto a ir. Eu acho que todo seguidor de Jesus está vinculado pelas cordas de amor e obediência para dizer: "Estou disposto a seguir você onde quer que você me guie". Todo crente em Jesus deve dizer: "Aqui estou eu, envie-me, se é seu vai."
"Deus usa a pregação de sua palavra para despertar um chamado convincente às missões".
Não é a vontade do Senhor que todos os seus seguidores sejam missionários de fronteira. Mas alguns que ele chama. Como ele faz isso é uma coisa maravilhosa e misteriosa. Ninguém pode explicar como o trabalho de Deus em sua vida sobe ao nível de um chamado convincente para as missões. Este é o trabalho do Espírito Santo, e é maravilhoso e insondável aos nossos olhos. Mas isso, sabemos, da Escritura e da história e da experiência da igreja, que um dos instrumentos que Deus usa para despertar um chamado convincente às missões é a pregação da Palavra de Deus. E especificamente a pregação das passagens das Escrituras que descrevem o mandato e seus custos e bençãos. Então é o que eu quero fazer no tempo que deixamos.

A Vinda do Filho do Homem para julgar Israel

Em Mateus 10: 16-33 , Jesus está dizendo a seus discípulos o que custará ter testemunho fiel e fazer discípulos nos próximos anos e com que bênçãos eles podem contar para sustentá-los. O texto relaciona-se diretamente com os próximos quarenta anos depois que ele se afasta, mas é verdade, em princípio, para o resto da idade. Ele diz no versículo 23: "Quando eles perseguirem você em uma cidade, vá para o próximo, porque de verdade, eu digo para você, você não terá passado por todas as cidades de Israel antes que o Filho do Homem venha." Eu não " Compreendo a "vinda do Filho do Homem" neste versículo como a segunda vinda de Cristo. Se fosse, esse texto seria falso.
Assim como o Novo Testamento fala da vinda do reino de Deus em vários estágios e manifestações, também ajuda a pensar sobre a vinda do Filho do Homem em vários estágios e manifestações. Ele veio à Terra a primeira vez e morreu; Ele veio como Cristo ressuscitado dentre os mortos; Ele julgou a destruição de Jerusalém em 70 dC pelos exércitos romanos; Ele veio no poder de tempos em tempos em Great Awakenings. E ele virá em forma física visível no final da era. Então eu levo a Mateus 10:23 para me referir provavelmente à vinda no julgamento 70. "Quando eles perseguirem você em uma cidade, vá para o próximo, porque de verdade, eu digo para você, você não terá passado por todas as cidades de Israel antes que o Filho do Homem venha julgar o Israel "- o que aconteceu de forma decisiva quarenta anos depois.

Uma testemunha sem medo diante do perigo

Mas o fato de que esses versículos se referem diretamente ao trabalho de espalhar o evangelho para pessoas não alcançadas entre 30 e 70 AD não significa que eles são irrelevantes para nós. O que Jesus diz sobre o custo e as bênçãos do mandato missionário nestes versículos é verdade hoje. E seu ponto principal é cristalino: seja um testemunho destemido diante do perigo. Minha oração, como eu chamo sua atenção para isso, é que o Espírito Santo usaria isso despertar ou confirmar sua convocação em sua vida.

Seis Custos de Missões de Fronteira

Este texto fala poderosamente por si mesmo. Então deixe-me, sem muitos comentários, concentrar nossa atenção em seis custos e dez bênçãos de estar na linha de frente das missões de fronteira. Essas dificuldades são o tipo de coisa que podemos esperar hoje, mesmo que, na tolerância de Deus, possamos poupar alguns deles. Primeiro, os custos.

1. O custo de ser preso pelas autoridades.
Versículos 16-18: "Eis que eu estou enviando você como ovelha no meio dos lobos, então seja sábio como serpentes e inocentes como pombas. Cuidado com os homens, porque eles o entregarão aos tribunais e o ferirão em suas sinagogas, e você será arrastado diante de governadores e reis por causa de mim, para testemunhar diante deles e dos gentios ".
2. O custo da traição familiar.
Versículo 21: "O Irmão vai entregar o irmão até a morte, e o pai, seu filho, e os filhos se levantarão contra os pais e matá-los-ás." Isso é quase inacreditável: pais e filhos serão tão opostos à fé cristã, Eles vão querer uns aos outros mortos em vez de acreditar.
3. O custo de ser odiado por todos.
Verso 22: "Você será odiado por todos por causa do meu nome". Tenha cuidado para não elevar o evangelismo da amizade até o ponto em que este texto torna impossível o evangelismo. Você será odiado por todos não significa: você não pode fazer evangelismo.
4. O custo de ser perseguido e expulsado da cidade.
Verso 23: "Quando eles perseguem você em uma cidade, vá para a próxima".
5. O custo de ser caluniado.
"Jesus morreu em nosso lugar para que possamos escapar da ira de Deus, não da ira do homem".
Versículo 25b: "Se eles chamaram o mestre da casa Beelzebul, quanto mais eles malignam os de sua casa." Jesus morreu em nosso lugar para que possamos escapar da ira de Deus, não da ira do homem. Ele foi chamado a sofrer por causa da propiciação; somos chamados a sofrer por causa da propagação.
6. O custo de ser morto.
Versículo 28: "E não temas aqueles que matam o corpo, mas não podem matar a alma". Então eles podem matar o corpo. E às vezes eles fazem. Nunca eleve a segurança nas missões até o ponto em que você assume que, se um dos nossos missionários for morto, cometeu um erro. Jesus falou claramente em Lucas 21:16 : "Alguns de vocês morrerão".
Por dois mil anos, milhares de missionários - pessoas sem nome de quem o mundo não é digno - contaram esse custo e colocaram suas vidas em risco de alcançar o perdido com a única mensagem de salvação no mundo. E a razão pela qual eles poderiam fazer isso é porque as bênçãos superam os custos.

Dez bênçãos das missões fronteiriças

Que o Senhor faça essas dez bênçãos que estou prestes a nomear superar todos os seus medos e dar-lhe uma paixão por conhecê-lo assim.
1. A benção de ser enviado por Cristo.
Versículo 16: "Eis que eu estou enviando você como ovelha no meio de lobos, então seja sábio como serpentes e inocentes como pombas." "Eu estou enviando você para fora". É uma coisa profundamente satisfatória para ser enviada pelo Cristo vivo em seu trabalho.
2. A benção de ser dada palavras pelo Espírito de Deus.
Versículos 19-20: "Quando eles te entregarem, não fiquem ansiosos como você deve falar ou o que você quer dizer, pois o que você deve dizer será dado a você naquela hora. Pois não é você quem fala, mas o Espírito de seu Pai falando através de você. "Que coisa maravilhosa é sentir a presença e o poder do Espírito em sua vida, dando-lhe as palavras que você precisa.
3. A bênção de experimentar o cuidado paternal de Deus.
Versículo 20b: "Pois não é você quem fala, mas o Espírito de seu Pai falando através de você". Jesus torna explícito que aquele que cuida de você é seu Pai do céu. Você pode ter que deixar pai e mãe para serem missionários. Mas você sempre terá um pai que se preocupa com você.
4. A benção da salvação no final de tudo.
Verso 22b: "Mas aquele que perseverar até o fim será salvo". Quando todos os custos forem pagos, teremos o grande fim da salvação. Nós seremos ressuscitados dentre os mortos sem tristeza ou dor ou pecado, e veremos Cristo e entraremos em sua alegria e ouviremos as palavras, apesar de todas as nossas imperfeições, "Bem feito".
5. A bênção de saber que o Filho do Homem vem em julgamento e misericórdia.
Versículo 23b: "Não terás passado por todas as cidades de Israel antes que venha o Filho do Homem". Este foi um grande encorajamento para os discípulos perseguidos. Jesus vem no momento certo em julgamentos e liberdades históricas, e ele virá no último dia e reivindicará todo o seu povo.
6. A benção de pertencer à casa de Jesus.
Versículo 25b: "Se eles chamaram o mestre da casa de Beelzebul, quanto mais eles malignam os de sua casa." Qualquer que seja a rejeição que possamos experimentar, Jesus quer que tenhamos certeza de que estamos conscientes: essa rejeição é um sinal de que você é meu. Você faz parte da minha casa.
7. A bênção de saber que a verdade triunfará.
Versículo 26: "Portanto, não tenha medo deles, pois nada é coberto que não será revelado, ou escondido, que não será conhecido". Nada está escondido que não será conhecido. Por uma temporada neste mundo, as pessoas zombarão da sua proclamação da verdade. Eles dirão: "O que é a verdade!" Mas conheça isso e mantenha firme essa benção: a verdade será conhecida. Sua proclamação será reivindicada. "Nada é coberto que não será revelado, ou escondido, que não será conhecido". Conte-o. O que é ridicularizado agora será escrito em todo o céu algum dia. E um minuto dessa reivindicação antes que todos os seus inimigos fiquem valendo a pena todos os atos de paciência.
8. A benção de ter uma alma imortal.
"Não temas aqueles que matam o corpo, mas não podem matar a alma". A alma do cristão é indestrutível. "Em verdade, de verdade, eu digo a você, quem quer que ouvir a minha palavra e acredite que aquele que me enviou tem vida eterna. Ele não entra em julgamento, mas passou da morte para a vida "( João 5:24 ). Já passamos da morte para a vida. Henry Martyn, o missionário da Pérsia, disse que era imortal até que seu trabalho na Terra fosse feito. Verdade. E ele também concordou que, no sentido mais completo, você é imortal depois que seu trabalho na Terra está pronto. Esse é o ponto de Jesus aqui.
9. A benção de ter um Pai celestial que governa soberanamente os menores detalhes da vida.
Verso 29: "Não são vendidos dois pardais por um centavo? E nenhum deles cairá no chão, além de seu Pai. "Jesus menciona a queda de um pardal no chão porque nada parecia insignificante do que isso. No entanto, Deus, seu Pai, supervisiona isso e governa isso. Então você pode sempre saber que seu Pai, que o ama como seu filho precioso, supervisiona e governa todos os detalhes de sua vida.
10. A bênção de ser valorizada por Deus.
"Deus não despreza seus filhos. Ele valoriza seus filhos ".
Versículo 31: "Não temas, portanto; você é de maior valor do que muitos pardais. "Deus não despreza seus filhos. Ele valoriza seus filhos. Por dois motivos: um é aquele em união com Jesus Cristo, toda a sua perfeição é imputada a nós. O outro é que pelo Espírito, estamos sendo mudados de um grau de glória para o próximo, e Deus ama o trabalho santificador de suas próprias mãos. Ele se deleita com o que nos estamos tornando.

Chamada de Deus para missões de fronteira

Como Deus lança pessoas para dar suas vidas em missões? Ele faz isso, juntamente com outras influências, pelo despertar misterioso e maravilhoso do desejo de conquista do medo pelo trabalho através da pregação de sua palavra. Ele faz isso ajudando-nos a contar os custos para que não haja ingenuidade romântica sobre missões. E ele faz isso, preenchendo-nos com um desejo de conhecer essas bênçãos ao máximo.
Para muitos de vocês, Deus faz isso há algum tempo. E esta mensagem é um selo para o que já foi feito. Para outros de vocês, esta mensagem despertou uma nova sensação de chamada. E você realmente acredita que Deus está agitando você para ir. Que o Senhor confirme seu trabalho em sua vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário