"Portanto, um homem deve deixar seu pai e sua mãe e se apegar a sua esposa, e os dois se tornarão uma só carne". Esse mistério é profundo e eu digo que se refere a Cristo e à igreja. ( Efésios 5: 31-32 )
Aqui, em Efésios 5:31, Paulo está citando Gênesis 2:24 , que Moisés falou - e Jesus disse que Deus falou através de Moisés ( Mateus 19: 5 ) - "Um homem deve deixar seu pai e sua mãe e segurar a sua esposa, e eles se tornarão uma só carne. "Paulo diz que esta palavra de Deus, falada antes da queda no pecado, é uma referência a Cristo e à igreja e contém, portanto, um grande mistério.
O que isso implica é que, quando Deus se comprometeu a criar homem e mulher e ordenar a união do casamento, ele não jogou os dados, nem desenhou palhetas ou virou uma moeda para saber como eles poderiam estar relacionados um com o outro. Ele modelou o casamento muito propositalmente após a relação entre seu Filho e a igreja, que ele havia planejado de toda a eternidade.
Portanto, o casamento é um mistério - contém e esconde um significado muito maior do que o que vemos do lado de fora. Deus criou o homem do sexo masculino e feminino e do casamento ordenado para que a relação eterna da aliança entre Cristo e sua igreja fosse imaginada na união matrimonial.
A inferência que Paulo extrai desse mistério é que os papéis de marido e mulher no casamento não são arbitrariamente atribuídos, mas estão enraizados nos papéis distintivos de Cristo e sua igreja.
Aqueles de nós que somos casados precisam ponderar de novo e de novo quão misterioso e maravilhoso é que Deus nos concede no casamento o privilégio de representar as estupendas realidades divinas infinitamente maiores e maiores que nós mesmos.
Este mistério de Cristo e a igreja são o fundamento do padrão de amor que Paulo descreve para o casamento. Não basta dizer que cada esposa deve perseguir sua própria alegria na alegria do outro. Isso é verdade. Mas não é suficiente. Também é importante dizer que esposos e esposas devem conscientemente copiar o relacionamento que Deus pretendia para Cristo e a igreja. Ou seja, cada um deve procurar viver segundo o modelo distintivo do design puro e feliz de Deus para Cristo e a igreja.
Espero que você leve isso a sério, quer seja solteiro ou casado, velho ou jovem. A revelação do Cristo que guarda a aliança e da sua igreja que mantém o convênio mantém-se.
FONTE: https://www.desiringgod.org/
Nenhum comentário:
Postar um comentário