Jejum - Se Liga na Informação





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Na Bíblia, "rápido" significa "abster-se voluntariamente de comer", por exemplo, Mateus 4: 2, 6: 16-18, 9: 14,15, Marcos 2: 18-20, Lucas 5: 33-35, 18 : 12, Atos 13: 2-3. Algumas dessas passagens mostram que os professores a quem os estudiosos ou os discípulos foram anexados lhes deram instruções especiais sobre "jejum". Cristo ensinou a necessidade de pureza e simplicidade do motivo.
As respostas de Cristo às questões dos discípulos de João e dos fariseus revelam todo o seu propósito e método. Sem dúvida, Ele e Seus seguidores observaram um jejum tão rápido no Dia da Expiação, mas Ele também não impôs "jejuns" freqüentes. O que ensinou foi adequado à mudança de caráter e propósito que Ele projetou para os Seus discípulos. Sua afirmação de ser o Noivo ( Mateus 9:15 ), e a referência a ausência de "jejum", envolveu virtualmente uma reivindicação de ser o Messias ( Zacarias 8:19 ). Alguns manuscritos têm o verbo em Atos 10:30 .
Jesus apontou que João (o Batista) marcou o fim de uma dispensação, anunciando a nova Era da Graça, e Ele mostra que seus respectivos princípios não podem ser misturados. Para tentar misturar a lei e a graça, seria como usar um pedaço de pano novo e sem costura para remendar uma peça de vestuário antiga. Quando lavado, o remendo encolheria, afastando-se do pano velho. O problema não seria mais do que nunca.

Ele advertiu Seus discípulos contra a mistura do velho ... e o novo. ... E, no entanto, isso é o que foi feito em toda a cristandade. O judaísmo foi remendado e adaptado em todos os lugares entre as igrejas e a vestimenta antiga é rotulada de "cristianismo". O resultado é uma mistura confusa, que não é o judaísmo nem o cristianismo, mas uma substituição ritual de obras mortas por uma confiança no Deus vivo. O novo vinho da salvação gratuita foi derramado nos odres velhos do legalismo e com qual resultado? Por que as peles são estouradas e arruinadas e o vinho é derramado e a maior parte do precioso esvaziamento é perdido. A lei perdeu o seu terror, porque é misturado com a graça, e a graça perdeu a beleza e o caráter como graça, pois é misturado com as leis.
O jejum dos crentes, após a ascensão de Cristo, só é mencionado em três ocasiões no Novo Testamento:
  • Por Paulo, no momento da sua conversão (Atos 9: 9).
  • Dos discípulos, no tempo da consagração de Barnabé e Saul (Atos 13: 2 e 3)
  • Da nomeação dos anciãos (Atos 14:23)
No entanto, o jejum agora está sendo promovido em algumas assembléias cristãs como doutrina bíblica para os crentes, argumentando que:
  • "A fé precisa de oração por seu desenvolvimento e crescimento pleno, e a oração precisa de jejum pelo mesmo motivo. O jejum fez maravilhas quando usado em combinação com a oração e a fé. "Mas, se isso fosse verdade, por que nem sequer foi insinuado pelo Senhor Jesus ou Seus discípulos?
  • "Uma vez que o jejum e a oração são tão proeminentes na Bíblia, os cristãos modernos devem fazer mais disso até receberem o poder com Deus sobre todos os poderes do diabo". No entanto, foi o Senhor Jesus que deu poder aos discípulos " para curar doenças e expulsar demônios "(Marcos 3:15) e" curar doenças "(Lucas 9: 1) quando ele se adequou a Ele e Ele não exigiu que eles orassem e jejuem por isso, nem mesmo quando Ele lhes prometeu poder Quando o Espírito Santo veio sobre eles (Atos 1: 8).
Muito mais importante que a oração e o jejum é a plena obediência à palavra de Deus e à dedicação para viver para Sua glória e honra. Ele nos recompensará pelo trabalho que fazemos por Ele (Apocalipse 22:12).

R David Jones

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