PREGAÇÃO: COMO NASCE UM CONQUISTADOR DE PROMESSAS! - Se Liga na Informação





PREGAÇÃO: COMO NASCE UM CONQUISTADOR DE PROMESSAS!

Compartilhar isso
Resultado de imagem para COMO NASCE UM CONQUISTADOR DE PROMESSAS!

Deuteronômio 31.7,23: Depois Moisés chamou Josué e, na presença de todo o povo, lhe disse: – Seja forte e corajoso, pois você vai comandar este povo na conquista da terra que o SENHOR jurou que daria aos nossos antepassados. 23 O SENHOR falou com Josué, filho de Num, e lhe disse: – Seja forte e corajoso. Você comandará o povo na conquista da terra que prometi dar a eles, e eu estarei com você.
Eu desejo falar sobre o tema como nasce um conquistador das promessas de Deus. Uma pessoa conquistadora é vencedora, que alcança os resultados esperados. Então eu pergunto para vocês:
1º. O que você espera de Deus para sua vida nos próximos anos?
2º. O que você espera de Deus para sua igreja nos próximos anos?
3º. O que você espera de Deus para sua família nos próximos anos?
4º. Quais são as promessas de Deus para você nessas 3 áreas?
5º. Você tem feito a sua parte para que as promessas de Deus se cumpram?
6º. Você se considera uma pessoa conquistadora das promessas de Deus?
7º. Quantas promessas você recebeu que não se cumpriram?
Quando Deus libertou os israelitas da escravidão no Egito ele fez uma promessa através de Moisés que lhes dariam uma terra que manava leite e mel, também chamada de terra prometida. Porém, havia uma grande distancia entre a promessa e o seu comprimento.
A terra prometida era um lugar a ser conquistado. Do mesmo modo, as promessas de Deus para nós devem ser conquistadas. Muitas pessoas deixam de desfrutar as promessas de Deus porque não a buscam como deveria. Jesus disse que todo aquele que busca encontra, ou seja, as promessas estão sobre nós para serem conquistadas. Exemplos:
✓ Você começa um curso que no final te dará um certificado em determinada área, isso é promessa.
✓ Você conclui o curso e recebe o certificado, isso é conquista.
UM CONQUISTADOR É AQUELE QUE ACREDITA EM UM FUTURO MELHOR E VAI A LUTA
Vamos estudar sobre Josué, uma pessoa que nasceu no regime de escravidão e passou boa parte da sua vida como escravo, mas tinha o desejo de ser um homem livre. Quando Moisés apresentou ao povo a promessa de uma nova terra onde todos pudessem viver em liberdade, sob as bênçãos de Deus, Josué acreditou e seguiu Moisés em sua jornada.
✓ Não sabemos qual a idade de Josué quando os israelitas saíram do Egito, provavelmente ele tinha mais de 40 anos.
A primeira menção sobre Josué está em Êxodo 17.8-16, na batalha contra os Amalequitas. Josué foi quem comandou o exército israelita. Nessa época Josué já se mostrava uma pessoa diferente e determinada a enfrentar desafios. Esse deve ser o espirito de um conquistador – estar disposto a entrar na batalha sempre que for convocado por seu líder.
✓ Então Moisés deu a Josué a seguinte ordem: – Escolha alguns homens e amanhã cedo vá com eles lutar por nós contra os amalequitas. Eu ficarei no alto do monte, segurando o bastão de Deus. Ex 17.9
✓ Exemplo: quando o pastor te pedir para fazer alguma coisa pelo bem da obra de Deus, faça-a sem questionar, pode ser que você esteja sendo treinado para liderar um ministério no futuro. Um conquistador surge em momentos de crise disposto a liderar.
Josué era filho de Num da tribo de Efraim, Números 13.8. Originalmente o seu nome era Oseias que significa salvação (Nm 13.8; Dt 32.44). Moisés o chamou de yehoshua que quer dizer jeová é salvação (Nm 13.16). O que Moisés fez com Josué foi colocar o Senhor à sua frente, ou seja, Deus deve estar sempre a frente do conquistador.
Em Êxodo 33.11, Josué é denominado como auxiliar de Moisés. Essa função permitiu que Josué aprendesse sobre liderança, adoração, oração, paciência e mansidão com Moisés. Um dos segredos para se tornar um conquistador é aprender com as pessoas certas, Moisés era um tipo de Pastor do povo e Josué procurou aprender com Moisés.
✓ Se você deseja liderar um ministério caminhe ao lado do líder;
✓ Se você deseja ser um pastor, um obreiro na igreja aprenda com o seu pastor;
✓ Quem não tem habilidade para ser liderado e aprender, não pode liderar ou ensinar.
Em Nm 13.8-14, Josué é escolhido com mais 11 príncipes para espionar a terra de Canaã, entre eles estava também Calebe que era mais velho que Josué. Quando retornaram somente Josué e Calebe demonstraram otimismo e confiança na promessa de Deus em conquistar aquela terra. Embora, os dois fossem minoria eles não demonstraram medo diante do poderio militar dos inimigos. Foi essa atitude de Josué que chamou a atenção de Moisés.
✓ Quando você é um líder conquistador, você não se deixa influenciar pelas atitudes negativas das outras pessoas, mesmo que você represente a minoria.
✓ Não tenha vergonha ou medo em defender a visão do seu líder, do seu pastor, da sua igreja. Não importa o que os outros dizem, se você crê na visão do seu líder, aceite o desafio e seja um conquistador.
Moisés não conseguiu concluir a missão de estabelecer os israelitas em Canaã. Ao perceber que morreria ele buscou orientação em Deus e o Senhor lhe mostrou que Josué tinha um espirito de conquistador e por isso o separou para ser o novo líder do povo de Israel (Nm 27.15-23; Dt 3.21-28).
QUALIDADES QUE JOSUÉ DESENVOLVEU CAMINHANDO COM MOISÉS
1º. Ele compreendeu e aceitou o principio de governo e autoridade. Moisés estava debaixo da autoridade de Deus e Josué estava debaixo da autoridade de Moisés. Ele não era uma pessoa independente e não agia segundo a sua autoridade. Todo crente em Cristo deve aceitar esse princípio, pois o Reino de Deus exige de seus súditos o reconhecimento as autoridades constituídas por Deus.
2º. Ele aprendeu a ter a paciência de Moisés e consequentemente a ter paciência com o povo.
3º. Ele era um homem de fé e visão. Nm 14.6-8: E Josué, filho de Num, e Calebe, filho de Jefoné, dois dos líderes que haviam espionado a terra, rasgaram as suas roupas em sinal de tristeza 7 e disseram ao povo: – A terra que fomos espionar é muito boa mesmo. 8 Se o SENHOR Deus nos ajudar, ele fará com que entremos nela e nos dará aquela terra, uma terra boa e rica.
4º. Ele era um homem de decisão e determinação, Js 24.15: Mas, se vocês não querem ser servos do SENHOR, decidam hoje a quem vão servir. Resolvam se vão servir os deuses que os seus antepassados adoravam na terra da Mesopotâmia ou os deuses dos amorreus, na terra de quem vocês estão morando agora. Porém eu e a minha família serviremos a Deus, o SENHOR.
5º. Ele era valente, um homem de guerra. Uma pessoa covarde não pode ser um líder conquistador 2Tm 1.7: Pois o Espírito que Deus nos deu não nos torna medrosos; pelo contrário, o Espírito nos enche de poder e de amor e nos torna prudentes.
6º. Em sua caminhada com Moisés ele aprendeu assumir responsabilidades como um homem. Exemplo: a guerra contra os amalequitas.
7º. Ele confiava em Deus, Nm 32. 12: Somente Calebe, filho de Jefoné, o quenezeu, e Josué, filho de Num, continuaram fiéis ao SENHOR.
8º. Ele tinha o Espírito de Deus. Dt 34.9a: Moisés havia escolhido Josué, filho de Num, para ficar no seu lugar. Ele pôs as mãos sobre a cabeça de Josué, que assim ficou cheio de sabedoria...
São essas e outras qualidades de Josué que chamaram a atenção de Moisés para escolhe-lo como seu substituto ideal. A missão de Moisés em tirar o povo do Egito estava concluída, mas ainda faltava introduzi-los na terra que Deus havia prometido. Josué era a pessoa certa para levar o povo ao cumprimento da promessa.
Primeiro Moisés incentivou Josué na presença do povo a ser forte e corajoso. Quando abraçamos a visão de nosso líder e trabalhamos ao seu lado para alcança-la, chegará o tempo em que seremos reconhecidos e
aprovados para perpetuar e concluir a visão. Dt 31.7-8: Depois Moisés chamou Josué e, na presença de todo o povo, lhe disse: – Seja forte e corajoso, pois você vai comandar este povo na conquista da terra que o SENHOR jurou que daria aos nossos antepassados. 8 O SENHOR Deus irá na sua frente; ele mesmo estará com você e não o deixará, não o abandonará. Não se assuste, nem tenha medo.
✓ Toda a igreja, principalmente os mais jovens, devem apoiar e trabalhar pela visão da igreja. A ADI é uma igreja que tem uma visão centrada no futuro e é nosso dever apoiar e perpetuar essa visão a fim de que Deus cumpra todas as suas promessas para a nossa igreja.
A primeira aprovação de Josué foi dada por Moisés. Agora é Deus que confirma o seu chamado, dizendo-lhe para ser forte e corajoso, pois ele comandaria o povo na conquista da terra prometida, Dt 31.23: O SENHOR falou com Josué, filho de Num, e lhe disse: – Seja forte e corajoso. Você comandará o povo na conquista da terra que prometi dar a eles, e eu estarei com você.
✓ Se você deseja conquistar as promessas de Deus em sua vida e na sua família ou igreja, é importante aprender com as lições de Josué. O reconhecimento da sua liderança e a indicação para liderar o povo se deu primeiro através de Moisés e depois de Deus.
✓ No governo de Cristo, o reconhecimento, respeito e obediência as autoridades constituídas por Deus te conduzem ao reconhecimento e grandes conquistas
Desde o princípio Deus havia escolhido Josué para grande tarefa de guiar Israel a tomar posse da terra prometida. Vimos que Deus confirmou o ministério de Josué. Do mesmo modo Deus tem um programa de preparação e treinamento para cada um de nós.
✓ Você tem aproveitado o tempo de preparação espiritual que Deus lhe oferece através dos ministérios locais e participação das reuniões da igreja? (EBD, discipulado, cultos, ensaios, etc)
✓ Qual tem sido a sua atitude em relação as promessas de Deus para a sua igreja? Você é do time de Josué e Calebe ou dos 10? Deus não precisa de muitos para cumprir suas promessas, basta alguém com espirito de Josué e Calebe.
✓ A igreja necessita de lideres fortes e valentes, plenamente convencidos que as promessas de Deus estão sobre eles.
Mensagem elaborado por Alef Salomão e ministrada na ADI Ministério Independência com Cristo em 08 janeiro de 2018.

FONTE: https://independenciacomcristo.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário