PARA QUE SERVE UM NAMORADO? - Se Liga na Informação






Namorados. O que são? Onde vivem? De que se alimentam? Veja hoje aqui.
Hoje em dia namorar é um verbo bem difícil de conjugar para muitas pessoas, tanto homens quanto mulheres. Difícil de achar quem preste. Quem esteja mesmo a fim de uma relação mais séria além do famoso comer e ir embora.
Difícil por uma questão de nomenclatura também. Quando eu era jovenzinha, lá no século passado, beijou na boca, estava namorando. Acabou. Sério assim. A mistura de saliva e línguas definia essa passagem de fase.
Hoje em dia, as pessoas ficam. Por meses. Por anos. Misturam tudo! E rápido! Muito além do que só salivas. Línguas passam por lugares impensados sem que isso seja chamado de namoro. É o que então? Não se sabe.
Essa situação parece mais leve, mais cômoda. Pode até ser, mas deixa muitas criaturas aflitas. Hoje, por exemplo, o que devem esperar? Compram presente? Contam com um convite mais caprichado? Ou nada disso, porque são só ficantes?
Conheço ficantes super sérios. Empenhados em sua função. Mais fiéis do que muito namorado oficial por aí, mas não dão um passo à frente na troca de status nas redes sociais.
E precisa?As redes sociais são realmente tão importantes assim na capacidade de ser feliz das pessoas? Toda declaração de amor ou foto de pombinhos sorridentes é garantia de boa relação? Não se iludam. Nem sempre. Talvez até quase nunca. Conheça de perto e confira.
O que é estar namorando? É ser pedido (ou pedir) em namoro? Conhecer a família? Frequentar a casa? Frequentar a casa, com certeza não. Tem casas que tem mais rotatividade que o aniversário do supermercado Guanabara.
Dia dos namorados é um dia bem ingrato. Marca a falta do que não se tem, para os que não têm. Dá um trabalho danado para os que já conseguiram. Estressa e provoca dissabores vários. Além de filas gigantescas em restaurantes e em motéis.


Provoca decepções enormes que poderiam ser simplesmente evitadas. Imagina? Você compra uma joia e ganha um chinelinho de plástico? Um celular pago em dez nada suaves prestações e ganha uma lembrancinha tosca? Dói, amigo. Dói muito. Não podia passar sem isso? Era só abolir esse dia do calendário do consumidor.
Tive uma matéria na UERJ, que mandava a gente definir operacionalmente tudo. Um inferno. Mas me ajudou a reavaliar muitas situação. Um namorado, por exemplo. Defina operacionalmente esse ser.
Namorado é a criatura que te leva ao cinema? Divide pipoca contigo? Te manda mensagens durante o dia? Quer saber das novidades? Isso amigo também faz.
Bom namorado é parceiro. Sincero. Te quer bem. É aquela pessoa com quem se quer desabafar. Se preocupa. Mostra empatia pela sua dor. Dá colo. Abraça. Abre mão de algumas coisas, quando necessário. Amigo também não é assim?
Namorado sente junto. Sonha junto também. É alguém em quem você pode confiar. Amigo idem. Então, queridos, por que essa aflição de ter um(a) namorado(a) se amigos fazem até melhor as mesmas funções? Baixa a bola. Reavalie suas angústias solteirísticas.
A boa parceria é um plus na vida. Isso é mesmo. Mas não é garantia de felicidade. Não é garantia de nada. Muito menos sua salvação. Se está à espera do príncipe encantado, sente e esqueça.
Príncipe encantado é o sapo, gente. Está sapo porque foi encantado, lembra? Depois que beija, desencanta rápido. Porque de perto ninguém é perfeito.
Cinderela, Bela adormecida e Branca de Neve eram ótimas criaturas, mas só viveram felizes para sempre depois de salvas por um príncipe, você me dirá.
O príncipe é aquele que chega à cavalo para salvar princesas? Salvar e dar vida à princesa inofensiva, frágil e desamparada? Contos de fadas. Você nessa idade toda ainda acredita nisso?
Se seu sonho de namorar envolve um príncipe quer te salva, desista, meu bem. Foi-se o tempo, há muitos e muitos anos atrás.
À cavalo, hoje em dia, onde o príncipe poderia estacionar? O príncipe teria que ter carteira de motorista de que categoria para pilotar animais? Já imaginou a guarda municipal rebocando o bicho por estar com IPVA atrasado? E o licenciamento anual seria no DETRAN ou no veterinário? Complicado.
Isso sem falar que acabou a monarquia. Príncipes por aqui, nem estão mais na moda. Foram ignorados até pela realeza inglesa. Não conte com eles para te salvar.Tempo perdido, ok?
Se não vem para salvar, vem para que? Para que serve um namorado? N- amor-ado. Por definição, enamorado. Mergulhado em amor. Acho que isso é o que se procura em alguém. A vontade de ser olhada como pessoa especial. Como A mais importante.
Saber que vai ser lembrada durante o dia. Fonte de saudade e boas lembranças. Estar enamorado é a sensação de estar mais viva. Da alma expandindo. Quentura no coração. Tesão. Desejo de voltar a ficar junto. Se tem isso, vale a pena. Se não tem? Nem fique.
Na falta de uma boa parceria que te olhe com amor, te admire, te dê um presente legal, nem pense em sofrer. Customize. faça você mesma.
Se olhe com mais carinho. Mais boa vontade. Menos defeitos, mais qualidades. Menos críticas, mais reconhecimento. Se namore. Se enamore de você. Se mime. Se agrade. Se compre, sim, muitos presentes legais. Só não estoure o cartão.
De resto, coleguinha, apenas seja feliz com quem te quer bem e quer ficar do seu lado. Independente da nomenclatura. E, se não for para te fazer feliz, mande andar. Diga tchau e bata a porta e guarde a chave.
Mônica é carioca, professora e psicóloga clínica. Especialista em atendimento a crianças, adolescentes, adultos, casais e famílias.



SE VOCÊ QUER AJUDAR ESSE BLOG A MANTER O SEU TRABALHO NO AR, ENTÃO CLIQUE EM NOSSOS ANÚNCIOS. OBRIGADO

Nenhum comentário:

Postar um comentário