A Palavra de Deus é Viva - Se Liga na Informação





A Palavra de Deus é Viva

Compartilhar isso

Hebreus 4:12 “Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até a divisão de alma e espírito, e de juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração”.

Eu tinha dezenove anos de idade quando me tornei consciente do que significava estar sob o bisturi da palavra de Deus.

Foi então que ouvi e compreendi claramente que eu era um pecador .... e como tal .... não tinha direito a eternidade no céu.

Lembro-me de ser cortado completamente com a convicção do meu pecado.

Ali e então eu recebi Jesus Cristo como meu Salvador pessoal e meu Senhor.

Essa foi a minha primeira experiência com o poder penetrante da Palavra de Deus, mas não seria a minha última.

Ao longo dos anos tem havido muitas vezes que a Palavra de Deus tem me cortado .... e me condenado.

Hoje chegamos ao texto clássico sobre o poder da Palavra de Deus em Hebreus 4:12-13.

 "Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até a divisão de alma e espírito, e de juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração. E não há criatura alguma encoberta diante dele; antes todas as coisas estão nuas e patentes aos olhos daquele a quem havemos de prestar contas"

Esta seção começa com a palavra "portanto," ligando o que se segue com o que o autor nos disse anteriormente sobre as consequências da desobediência de Israel.

O autor quer que nós entendamos que a tragédia terrível de Israel pode nos atacar também.

Hoje eu quero que você veja comigo quatro razões pelas quais não devemos desconsiderar a Palavra de Deus!

Em primeiro lugar, .... É A Palavra Viva (v. 12a) "Porque a palavra de Deus é viva..."


As Escrituras, a palavra de Deus, é diferente de qualquer outro livro que você tem em sua casa ou na biblioteca.

A Biblioteca do Congresso americano é a maior biblioteca do mundo, com mais de 150 milhões de itens em aproximadamente 838 milhas de estantes.

As coleções incluem mais de 32 milhões de livros e outros materiais impressos, 3 milhões de gravações, 15 milhões de fotografias, 5 milhões de mapas, e 61 milhões de manuscritos.

No entanto, entre todos estes volumes o único que estabelece uma pretensão de estar vivo e poderoso são as Sagradas Escrituras.

Isto coloca a Palavra de Deus em uma categoria única só para ela.

A palavra "vivo" é a tradução do verbo zao; que significa "vivo, estar vivo"

A Palavra de Deus é viva, ativamente viva, e como o tempo verbal indica…. constantemente viva.

A palavra de Deus não é letra morta, está viva, ela é viva .... E ele vai penetrar na sua própria alma.

A Palavra de Deus não é apenas uma palavra viva, mas...

Em segundo lugar.... é A Palavra Ativa Poderosa

 "Porque a palavra de Deus é viva e eficaz"

A palavra traduzida ativa (energes) é a palavra da qual nós temos a palavra energia e energético. A palavra de Deus é enérgica"

A palavra significa literalmente "no trabalho"

A palavra de Deus está continuamente no trabalho.

As notícias podem nos informar. Os romances podem inspirar-nos. A poesia pode encantar-nos. Mas só a viva e eficaz Palavra de Deus pode transformar-nos. Ela é viva!

A Escritura é viva e eficaz ... e quando lemos suas palavras .... elas alcançam e tocam as necessidades de nossas vidas .... de uma forma quase tangível.

Isaías 55:11 descreve a escritura como sendo um agente vivo ou mensageiro que Deus envia para tocar nossas vidas. Ouça o que Deus promete nesta passagem de Isaías ...

 “assim será a palavra que sair da minha boca: ela não voltará para mim vazia, antes fará o que me apraz, e prosperará naquilo para que a enviei”. 
Assim, ao contrário de qualquer outro livro, a Palavra de Deus é viva e eficaz, e....

Terceiro, é A Palavra Penetrante

 "Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até a divisão de alma e espírito, e de juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração"

Como uma espada afiada que pode abrir o corpo humano com um golpe, assim é a espada da Escritura .... pode abrir nossa vida interior .... e expô-la a nós mesmos ..... e para os outros.

No mundo romano havia duas espadas distintamente diferentes.

Havia uma grande espada, longa, pesada e destrutiva.

Havia uma pequena espada chamada de "machaira" era leve e de dois gumes e mortal porque cortava de ambos os lados.

Esta foi a espada que Pedro usou para cortar a orelha do servo do sumo sacerdote no jardim do Getsêmani .... na noite da prisão de Jesus (Marcos 14:47).

O que o autor de Hebreus está dizendo .... é que a Palavra de Deus pode chegar nos recessos mais íntimos de nosso ser!

Nenhum coração é muito difícil e nenhuma alma é muito escura.

A Palavra de Deus não é apenas viva, ativa e penetrante ......

É também A Palavra que Discerne (vv. 12d -13) e é apta para discernir ... e julgar .... os pensamentos e as intenções do nosso coração. Ouça a Palavra de Deus em Hebreus:

 “E não há criatura alguma encoberta diante dele; antes todas as coisas estão nuas e patentes aos olhos daquele a quem havemos de prestar contas”. Hebreus 4:13

O Amado ...... Deus vê tudo ....... Não há como escapar.

Queremos que Deus nos veja quando estamos sofrendo e quando estamos passando por tempos difíceis. Queremos que ele nos veja e venha em nosso auxílio.

Mas quando se trata de nosso pecado e delito, preferiríamos que Deus olhasse para o outro lado.

No entanto, a Palavra de Deus é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração.

A medida que a palavra de Deus penetra nos recessos mais íntimos de nosso ser .... ela faz isso como um crítico .... como um juiz.

Deus vê tudo .... não há como esconder.

Somente a Palavra de Deus é capaz de expor os pensamentos e intenções do coração humano.

Quando temos medo de que alguma coisa não esteja bem fisicamente, nós evitamos ir ao médico, porque tememos ouvir más notícias.

O mesmo é verdade espiritualmente. Ignorar o problema não vai fazê-lo ir embora .... Não vai fazê-lo desaparecer.

Todas as coisas estão nuas ... visíveis diante de Deus.

A palavra grega usada nesta passagem, literalmente, refere-se a flexão do pescoço de alguém para trás .... para que o rosto esteja olhando para cima.

É um termo vivido que descreve o aperto de um lutador no pescoço de seu oponente ou o aperto no pescoço de uma vítima preparada para o sacrifício.

E às vezes era usado para descrever como um homem sendo levado para a execução tinha uma faca colocada sob o queixo para que ele não pudesse curvar a cabeça de vergonha e, assim, evitar o olhar dos espectadores.

Estar nas mãos de um Deus todo poderoso é estar vulnerável, .... estar indefeso ..... ter todos os nossos segredos conhecidos.

Com Deus não podemos suavizar o nosso pecado com ações externas, .... Ele sabe as reais intenções dos nossos corações.

Podemos parecer sinceros para os outros, mas Deus conhece os nossos verdadeiros motivos.

Deus vê tudo.


Hebreus nos lembra "todas as coisas estão nuas e patentes aos olhos daquele a quem havemos de prestar contas"

O apóstolo Paulo adverte "Porque é necessário que todos nós sejamos manifestos diante do tribunal de Cristo, para que cada um receba o que fez por meio do corpo, segundo o que praticou, o bem ou o mal”. 2 Coríntios 5:10

Oriente a sua vida pelas Escrituras. 

Viva de acordo com seus princípios. Siga seus preceitos.

Ninguém conhece a Bíblia está sem instrução, .... e ninguém é sábio que é ignorante aos seus ensinamentos“Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até a divisão de alma e espírito, e de juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração”.

Amado .... Em sua vida .... As Escrituras são verdadeiras porque você acredita nelas ou .... Você acredita nelas porque elas são verdadeiras?

Creia nelas; porque são verdadeiras!

E a Palavra de Deus garante essa verdade. “Se você confessar com a sua boca que Jesus é Senhor e crer em seu coração que Deus o ressuscitou dentre os mortos serás salvo"

Amém e amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário