Inclusão: formação para conselheiros do órgão municipal de Direitos da Pessoa com Deficiência é realizada em Alagoinhas com apoio do poder público - Se Liga na Informação





Inclusão: formação para conselheiros do órgão municipal de Direitos da Pessoa com Deficiência é realizada em Alagoinhas com apoio do poder público

Compartilhar isso
A Prefeitura de Alagoinhas, através da Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS) e do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, promoveu, nesta sexta-feira (13), a 1ª capacitação para conselheiros do setor já realizada no município.
A atividade contou com a participação do formador Josiel Bomfim Barreto, convidado do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência (COEDE) e presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Santo Antônio de Jesus, que ministrou uma palestra sobre o papel dos conselheiros na busca por políticas públicas inclusivas.
De acordo com a presidente do Conselho Municipal de Pessoa com Deficiência, Rosimeire da Silva Santos, a capacitação contou com 2 momentos, o primeiro deles no período da manhã, com foco nas atribuições, significados e designações do Conselho da Pessoa com Deficiência e o segundo com base no controle social, nos instrumentos públicos e nas políticas públicas para pessoas com deficiência.

“A nossa postura, enquanto órgão que busca esses direitos, é ser um grande aliado. Estamos nessa busca e temos certeza de que, junto com o poder público, vamos avançar muito mais. Estamos hoje empoderando os conselheiros, já que esse Conselho há muito tempo existia, mas a lei ainda não havia sido implantada. As pessoas que fazem parte dele ainda não sabem realmente como desenvolver cada um o seu papel. Então hoje o COEDE vem com essa parceria para que a gente possa se empoderar, saber dos direitos e trabalhar pela inclusão em todas as esferas”, afirmou Rosimeire da Silva Santos.
Segundo ela, a formação é importante para que os conselheiros possam deliberar, acompanhar e contribuir para a inclusão da pessoa com deficiência nas políticas setoriais de educação, saúde, trabalho, assistência social, transporte, lazer, esportes e política urbana.
Os dados do último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgado, em 2010, apontavam que, no Brasil, 45,6 milhões de pessoas possuíam algum tipo de deficiência.
Em Alagoinhas, o intuito dos debates, dos seminários e de capacitações, a exemplo da formação realizada nesta sexta-feira, junto aos conselheiros do setor, segundo a presidente do Conselho da Pessoa com Deficiência, é justamente contribuir para que as políticas inclusivas continuem sendo foco de reflexões, debates e ações junto às esferas públicas municipais.
A formação para conselheiros, que se concretizou como a 1ª formação deste tipo realizada em Alagoinhas, foi ministrada na sede da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo (SECET), que fica no prédio da Biblioteca Pública Maria Feijó. A previsão é de que, nos 2 turnos, cerca de 16 conselheiros participem da capacitação.


FONTE: SECOM

Nenhum comentário:

Postar um comentário