ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL: ELE RESSUSCITOU - Se Liga na Informação





ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL: ELE RESSUSCITOU

Compartilhar isso
Versículo do dia

O Deus de nossos pais ressuscitou a Jesus, ao qual vós matastes, suspendendo-o no madeiro.", At 5.30


Para impactar
O que difere o cristianismo das demais religiões? Além de um Evangelho de amor, os cristãos são o único povo que tem seu Líder maior ressurreto.
Textos de Referência.
Lc 24.1-12
Introdução
Falar da ressurreição de Jesus é falar mais uma vez da Onipotência de Deus, atributo este que fez com que Jesus enfrentasse a morte e a vencesse.
A morte não pôde vencer o nosso Jesus. 

#pontochave
“Muitos estudiosos refutam a ressurreição do Senhor Jesus, dizendo que não há quem prove este acontecimento. Ledo engano, a Bíblia prova, a igreja primitiva prova e nós crentes atuais também cremos. Jesus está vivo.”



1. ENTENDENDO A RESSURREIÇÃO
Segundo o dicionário Aurélio, ressuscitar significa: Fazer voltar a vida, tornar a viver, após ter morrido, dar nova existência, fazer reaparecer.
1.1 Ressurreição no ministério de Cristo

Quando nos deparamos com a palavra ressurreição, já vem a nossa mente a própria ressurreição de Cristo. A ressurreição é um ato miraculoso de Deus e aconteceu no A.T. (1 Rs 17.22, 2 Rs 13.21), durante o ministério terreno de Cristo ( Mc 5.3842, Jo 11.43) e também pós-ministério (At 20.10).
A ressurreição dos mortos sempre esteve marcada na biografia de Deus, porém o que diferencia estas ressurreições da ressurreição de Cristo, é que, quando o Senhor Jesus ressuscitou, ele não beneficiou apenas uma pessoa, mas toda a humanidade.
"Mas também por nós, a quem será tomado em conta, os que cremos naquele que dentre os mortos ressuscitou a Jesus nosso Senhor;O qual por nossos pecados foi entregue, e ressuscitou para nossa justificação.", Rm 4.24,25

1.2. A importância da ressurreição
Crer na ressurreição de Jesus é necessário para o processo de salvação de nós cristãos.

"A saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo.", Rms 10.9
Não podemos tratar da base da fé cristã, se não crermos que Jesus morreu, e que ao terceiro dia, ressuscitou, pois este é o alicerce do cristianismo.
"E, se Cristo não ressuscitou, logo é vã a nossa pregação, e também é vã a vossa fé." 1 Co 15.14

#pararefletireadorar
"Assim a ressurreição é o ponto decisivo na existência do Filhos de Deus. Antes de ressuscitar Ele era filho de Deus em fraqueza e humildade. Por meio da ressurreição torna-se o Filho de Deus em poder"
John Stott

2. A RESSURREIÇÃO NOS TROUXE SEGURANÇA
"Quem é que condena? Pois é Cristo quem morreu, ou antes quem ressuscitou dentre os mortos, o qual está à direita de Deus, e também intercede por nós.", Rm 8.34

2.1. Segurança na intercessão

Como lido agora em Romenos 8.34, a ressurreição de Cristo nos trouxe segurança em saber que o próprio Senhor Jesus intercede por nós, juntamente com o Espírito Santo.
Para nós, que cremos em Cristo, é um privilégio a sua ressurreição, porque ele intercede por nós, não de forma descompromissada, ou quando se encontrar com o Pai, sinal de expressa intimidade entre o Deus intercessor e o Deus abençoador.
Esta passagem nos deixa claro por que Jesus é o nosso Sumo Sacerdote: Ele assume essa função com a excelência de Deus.

"...quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá,"

2.2. Segurança na ressurreição dos santos
Temos algumas passagens bíblicas que garantem a ressurreição, trazendo esperança a todos os que creem no Senhor Jesus.
"Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá;", Jo 11.25
"Porque, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também aos que em Jesus dormem, Deus os tornará a trazer com ele." 1 Ts 4.14
Além de tudo isto, a ressurreição do Senhor Jesus selou o dia do juízo a todos os povos, veja:

"Porquanto tem determinado um dia em que com justiça há de julgar o mundo, por meio do homem que destinou; e disso deu certeza a todos, ressuscitando-o dentre os mortos.", At 17.31

3. EVIDÊNCIAS DA RESSURREIÇÃO
Muitos estudiosos refutam a ressurreição do Senhor Jesus dizendo que não há quem prove esse acontecimento. Ledo engano. A Bíblia prova, a igreja primitiva prova, e nós os crentes atuais cremos. Jesus está vivo!
3.1. O que a Bíblia diz
A Bíblia relata e comprova a ressurreição de Cristo através de situações, objetos e pessoas.
Objetos e Situações: O túmulo estava vazio. Mas isso não é prova!!! Aprova está em Mateus 27.66, havia guardas romanos e a pedra estava selada, não tinha como alguém furtar o corpo de Jesus, além dos lençóis e do lenço deixado no sepulcro.
Pessoais: Os soldados romanos testemunharam (Mt 28.11), os discípulos testemunharam (Jo 20.26), e por mais de quinhentos irmãos (1Co15.6).

3.2. Ele está vivo
Milhões de testemunhos mundo afora também provam que Jesus está vivo, através de suas curas, libertações e salvação de almas. Ele continua operando maravilhas, pois "Jesus Cristo é o mesmo, ontem, e hoje, e eternamente.", Hb 13.8

Conclusão.
Falar da ressurreição de Jesus é um momento sublime em nossa vida, por sabermos que ele morreu por nós e a morte não pôde detê-lo. Jovem, tudo isso foi feito por você também, para que um dia se cumpra a maior promessa em nossa via: "E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também.", Jo 14.3
#aprendeu

1. Segundo o dicionário Aurélio, ressuscitar significa?

2. Quais seguranças a ressurreição de Jesus nos trouxe?

3. Quem prova a ressurreição de Cristo?


SE VOCÊ QUER AJUDAR ESSA OBRA, ENTÃO CLIQUE EM NOSSOS ANÚNCIOS! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário