Portugal está entre países europeus onde mais se acredita em Deus - Se Liga na Informação





Portugal está entre países europeus onde mais se acredita em Deus

Compartilhar isso
Outro dado que a pesquisa aponta é em relação às pessoas que consideram a religião um “componente importante da sua identidade nacional”




Uma recente pesquisa feita por Pew Research Center entre países europeus demonstrou que Portugal está entre aqueles onde mais se acredita na existência de Deus e também onde a religião aparece como elemento importante para a identidade pessoal e nacional.


Segundo o estudo, mais de 83% dos portugueses acreditam em Deus, sendo que, destes, 44% não têm dúvidas de que Deus existe. Além disso, 37% dos entrevistados portugueses afirmam que rezam todos os dias.
O levantamento foi realizado pelo grupo de análise norte-americano entre junho de 2015 e agosto de 2017, em 34 países da Europa Ocidental, Central e Oriental, com entrevistas presenciais ou por telefone feitas a cerca de 1400 pessoas em cada país.
Os dados apontaram que em certas questões Portugal aparece como uma exceção entre os países da Europa Ocidental, apresentando-se mais próximo de países da Europa Central ou Oriental.
De acordo com a pesquisa, Portugal é o único país da Europa Ocidental onde mais de três a cada dez pessoas dizem ter certeza da existência de Deus, isto é, 44% dos entrevistados. Por outro lado, 38% não assumem esta mesma certeza.
Nesse sentido, o país se aproxima mais de países centrais ou do leste, esta porcentagem dos que acreditam de forma “absoluta” na existência de Deus se mostra maior do que entre os portugueses: Armênia (79%), Geórgia (73%), Bósnia (66%), Romênia (64%), Grécia (59%), Sérvia (58%), Croácia (57%), Moldávia (55%) e Polônia (45%).
Por outro lado, Portugal também aparece entre os países onde mais pessoas foram criadas como cristãs, mas deixaram de ser ao longo de sua vida. Segundo os dados, enquanto 94% afirmam ter sido criados como cristãos, 83% dizem ainda sê-lo. Além disso, 15% se declaram agnósticos ou ateus.
Outro dado que a pesquisa aponta é em relação às pessoas que consideram a religião um “componente importante da sua identidade nacional”, representando 62% dos entrevistados portugueses, o que coloca Portugal em nono lugar entre os 34 países pesquisados.
Nesta questão, Portugal aparece atrás apenas de Armênia (82%), Geórgia (81%), Sérvia (78%), Grécia (76%), Romênia (74%), Bulgária (66%), Polônia (64%) e Moldávia (63%). Já em relação a países da Europa Ocidental, os portugueses estão à frente de países católicos como Itália, Irlanda e Espanha.
A pesquisa também analisou a importância da religião na vida pessoal dos entrevistados. Em Portugal, onde 77% da população cristã diz se identificar predominantemente com o catolicismo, 36% dos pesquisados assumiram que a religião é “muito importante em suas vidas”, enquanto 37% declararam que “rezam todos os dias”.
Em outros países da Europa Ocidental, a porcentagem dos que dizem rezar diariamente se mostra bem abaixo, como na Espanha com 23%, na Itália com 21% ou na França com 11%.

Com informações ACI

Nenhum comentário:

Postar um comentário