AJAM COMO HOMENS: Recomendações para jovens cristãos (VE Entrevista) - Se Liga na Informação





AJAM COMO HOMENS: Recomendações para jovens cristãos (VE Entrevista)

Compartilhar isso

O Pr. Sillas Campos tem trabalhado com muito jovens e treinado diversos rapazes. Suas mensagens sempre nos desafiam na Conferência Fiel Jovens. Neste VE Entrevista, perguntei para ele sobre conselhos para o moço cristão, recomendações para jovens.

Transcrição Adaptada

Vinicius Musselman: Bem-vindos a mais um VE Entrevista. Nós estamos na Conferência Fiel Jovens e eu tenho a alegria de poder entrevistar um dos nossos palestrantes, Sillas Campos. Obrigado por estar aqui conosco, Sillas.
Você tem trabalhado com jovens há um longo tempo, você tem influenciando a vida de muitos jovens. Que recomendações que você daria para um jovem cristão?
Sillas Campos: São várias, mas eu vou tentar aqui falar algumas apenas.
Baseado em 1 Coríntios 16, lá tem um alerta que foi colocado pelo apostolo Paulo para aquela igreja e eu uso esse alerta, no versículo 13m para resumir minha palavra aos jovens de hoje.
Primeiro, lá fala para vocês jovens, nós todos, estarmos vigilantes. A palavra vigilante é um termo militar. O texto está falando praticamente para nós: “olha não marque bobeira; fique esperto; nós não estamos em um parque de diversão, nós estamos numa guerra.” A batalha espiritual, que o pessoal tanto deturpou, é uma realidade. Estamos numa batalha espiritual! Fique esperto com suas paixões, seu coração (guarde seu coração), suas imaginações. Vigie muito bem; não deixe a sua cabeça e seus pensamentos vagarem por onde quiser. Vigie sua mente e seu coração. Provérbios fala: guarde o seu coração porque dele procedem as fontes da vida, as veredas da vida. Então, guarde seu coração. Fique esperto quanto ao diabo. O diabo não é burro, não é bobo; ele é muito mais sábio e esperto do que você pensa. Ele é sagaz, ele é mentiroso, ele é enganador. Fique esperto com as amizades com que você escolhe – com quem se abrir, com que andar. A Bíblia é clara em dizer que as más companhias corrompem os bons costumes. Tem jovem bom andando com gente errada e sendo corrompido, sendo influenciado. Então, a primeira coisa é seja vigilante.

Segundo, o texto fala mantenham-se firmes na fé. Sejam vigilantes; mantenham-se firmes na fé. Hoje em dia não está na moda ter convicções, não está na moda ficar firme na sua convicção, na sua fé. Obviamente o texto está falando para você se manter firme no evangelho. Fique firme no evangelho, nos princípios cristãos, naquilo que Cristo ensinou, exemplificou. Pegue firme nisso e não abra mão, mesmo numa época na qual a onda, a moda, é ser “humilde” epistemologicamente falando – não ter convicção nenhuma; no máximo, uma opinião mais aberta; sempre a mudar sua opinião. Não caia nessa, fique firme, permaneça firme nas verdades do evangelho.
Eu até o desafio a fazer um credo pessoal. Eu fiz isso. Tem uma mensagem que eu coloco isso. Eu uso o Credo dos Apóstolos, mas coloco outras coisas que Deus tem me convencido através da minha vida, da minha jornada, e eu acrescento ao Credo dos Apóstolos, como o credo do Sillas. O que eu creio: eu creio no casamento, eu creio na pureza sexual, eu na igreja, eu creio em missões, eu creio que Deus ainda opera milagres – essas coisas que eu não abro mão, estou disposto a morrer por elas. Eu diria que um membro de igreja, Vinícius, que não tem convicções, ele é um incrédulo. Ele está dentro da igreja por esta ou outras razões, se ele não tiver convicções, se ele não tiver essas verdades pelas quais morreria, ele é um incrédulo, ele permanece no seu pecado. Então, eu diria para os jovens mantenha-se firmes na fé.
Terceiro, outra coisa que Paulo fala (eu acho que hoje em dia, mais do que nunca, a gente precisa dessa palavra) estejam sempre vigilantes, permaneçam firmes na fé, dai ele fala sejam homens de verdade. Aqui eu quero falar aos homens, jovens do gênero masculino. Eu estou vendo lá em Campinas (graças a Deus, na minha igreja, dentro da igreja, não temos esse problemas), eu estou bem no centro de Campinas e ali eu ando pelo centro da cidade e a gente vê muito homens que mais se parecem com mulheres e muitas mulheres que mais se parecem com homens. E mesmo dentro da igreja a gente sabe, não na minha igreja, mas em geral há uma escassez de liderança masculina; e por isso que muitas mulheres estão se prontificando para o ministério porque os homens não estão assumindo a liderança. Então eu gosto dessa palavra do apóstolo Paulo sejam homens de verdade, hajam como homens e assumam a liderança das mulheres em geral, quando Deus lhe dá essa oportunidade, assuma essa liderança, faça essa diferença atrai a responsabilidade, chame a responsabilidade para si.
Vai estudar; se você é um estudante, estude para valer. Faça o seu melhor. Se você já está trabalhando, seja um ótimo funcionário. Se você é um ministro dentro da igreja, em algum ministério, faça aquilo com desvelo. Seja um homem de verdade, assuma a responsabilidade para si, proteja as mulheres. Proveja não só para você, mas para outras pessoas.
É uma vergonha ver rapazes de 25 anos, 30 anos, depenando o papai e a mamãe ainda. Vai trabalhar vagabundo para se manter, para ajudar seu pai, para ajudar sua mãe, para ajudar a igreja, o Corpo de Cristo. Isso vai fazer de você uma pessoa muito mais feliz do que sendo esse pitboy, que fica no seu quarto com ar condicionado, com tudo de bom, e vivendo uma vida de garotão de 14 anos, quando você já tem 40 anos. Então, crie vergonha na cara vai trabalhar. Seja um homem de verdade. Siga o exemplo de Cristo. Cristo trabalhou, ele ministrou, ele assumiu a responsabilidade dele e as nossas e ele que nunca pecou. Foi lá e morreu por nós em nosso lugar. Então Jesus é o nosso modelo de masculinidade.
Outra coisa que eu diria é a seguinte: entenda, homem, você que tem uma tendência para ser mais efeminado, mais metrossexual, cuidado com isso! Entenda que Deus lhe deu o dom da vida. Ele lhe deu a vocação. Quando você nasce, Deus lhe deu uma vocação para representá-lo no sexo masculino. As mulheres também foram criadas à imagem e semelhança de Deus e elas representam também um lado de Deus, um lado maternal de Deus. Mas você foi chamado por Deus para representar o lado másculo de Deus, o lado “homem” de Deus, o lado masculino de Deus. Você foi chamado para exibir, de uma forma que as mulheres não conseguem e não podem tão bem exibir, e manifestar os atributos de Deus de coragem, de fidelidade, de ousadia, de liderança. Então, seja um homem de verdade. Coloque na sua cabeça isso: Deus lhe deu a vida; ele o chamou à vida; ele o vocacional pra ser um ser vivente, criado à sua imagem e semelhança e nisso, logo na sua concepção, Deus o chamou para ser homem Ou se ele a chamou para ser mulher, você tem o sexo feminino, você tem o XY, assuma isso, a sua vocação em Deus. Não seja rebelde contra isso, não seja rebelde contra a vocação de Deus, contra a soberania de Deus na sua vocação. Deus a chamou para ser mulher, seja mulher de verdade; Deus o chamou para ser homem, seja homem de verdade, aja como homem, sente-se como homem, vista-se como homem, fale como homem, tenha atitudes masculinas. Isso glorifica a Deus, isso embeleza o evangelho de Cristo através da sua vida.
Quarto, deixe-me encerrar com uma palavra mais branda. Conversei com um pessoal no café da manhã, na minha mesa tinha várias pessoas ali. Falei: jovens eu tenho que gravar uma entrevista dando conselhos para os jovens, o que mais agarra? E eles falaram para mim o seguinte: ansiedade. Os jovens de 18 a 25 anos, 30 anos, eles estão diante do grande desafio de deixar papai e mamãe, de se autossustentar, casar-se ou não, escolher sua profissão. E há uma grande dose de ansiedade. Então eu diria para você: não seja refém da ansiedade. Leia na palavra de Deus, selecione na palavra de Deus promessas do Senhor de que ele nunca o abandonará, nunca o deixará. Em Isaías 41.10, Deus fala: não tenha medo porque eu estou contigo; não tenha medo porque eu sou o teu Deus, com a minha mão forte e vitoriosa, eu vou lhe segurar pela mão. Então, promessas assim da palavra de Deus irão ajudá-lo a não ser um refém da ansiedade. Vai fazendo a sua parte: mantenha-se firme na fé, seja vigilante, seja um homem de verdade, seja uma mulher de verdade, seja forte.
Não tenha medo! Nós estamos em uma batalha! Deus não precisa de maricas, não precisa de medrosos. Nós estamos em uma batalha! Se você vai ter que se machucar, você vai se machucar, mas Deus vai cuidar de você. Eu já me machuquei em tantas coisas, tantas decisões que eu tomei pela fé e Deus permitiu que eu tomasse, errasse e aprendesse, caísse e levantasse. Ele não vai o abandonar. Então não tenha medo, olhe para o Senhor, faça a sua parte e descanse na provisão e na providência dele.
Vinicius: Obrigado, Sillas.
Por: Sillas Campos. © Voltemos ao Evangelho. Website: voltemosaoevangelho.com. Todos os direitos reservados. Original: AJAM COMO HOMENS: Recomendações para jovens cristãos (VE Entrevista).

Nenhum comentário:

Postar um comentário