Se Liga News



08/01/2019

Há seara no Ceará. Será?

No exato momento que você lê estas linhas tem valentes ceifeiros encarando a seara violenta no Ceará.



(Foto: Alex Gomes/AFP)
(Foto: Alex Gomes/AFP)

No evangelho Jesus deixou claro o gigantismo da seara e a escassez de ceifeiros. Em palavras mais comuns pro nosso tempo, os campos que demandam colheitas são extensos e falta gente pra colher. Metaforicamente Jesus falava da pregação. Muitos, desde a época quando pela primeira vez Jesus falou, estão cansados de más notícias diariamente, portanto, ansiosos por ouvir e ter conhecimento de notícias boas. Nós temos essas notícias boas, as chamamos de evangelho.

Se a geração de Cristo precisa desesperadamente de boas notícias, que dirá a nossa! As linhas do absurdo e do intolerável já foram ultrapassadas faz tempo. Nestes dias o país acompanha perplexo o caos instalado pela violência no Ceará. Bandidos barbarizam e tocam o terror pra cima de quem estiver na frente. Seria este um campo missionário? Perigoso? Arriscado? Certamente que sim, mas também certamente é um campo missionário. É, sem dúvida, uma seara implorando por ceifeiros.
Caos, seara, boas novas, violência, morte... parece que não combina. Mas combina sim. No exato momento que você lê estas linhas tem valentes ceifeiros encarando a seara violenta no Ceará. Tem homens e mulheres de Deus fazendo uma leitura das tragédias vigentes pela ótica da bíblia. Tem uma igreja militante em poderosa intercessão. Tem gente resistindo e se agarrando a fé no Cristo. A mídia não falará disso, mas o povo de Deus que vive em missão não perde nenhuma oportunidade, mesmo que a seara seja o atual Ceará e a total indiferença da mídia na divulgação. Mas não importa, pregamos por salvação, não por fama.
Mas será que é somente lá? Infelizmente, não. A violência de lá precisou da Força Nacional, porém as violências de outras regiões precisam da força da fé. Precisam da inconformação com todo tipo de violência deste século. Todos os dias violências ofendem a lógica da justiça: mentira, ódio, inveja, egoísmo, ciúmes doentio, traição. Existe um tipo de violência que resume tudo isso, o feminicídio.
Semana passada um marido assassinou sua mulher aqui em Campinas. Os dois não eram casados no civil, mas viviam juntos. Ele matou a companheira pelo fato dela querer se separar, sair da relação, o que ele simplesmente não aceitou, se revoltou, a matou com um tiro e confessou o crime para a polícia. Qual a novidade? Perguntaria você. Vou te falar o que me chocou ainda mais neste caso, as idades. Ele, 17 anos. Ela, 13 anos. Que mundo é esse no qual uma criança de 13 anos se torna a esposa de um adolescente de 17?
Há seara no Ceará. Há seara aqui. Sejamos missionais em tempos de guerra, em tempos de paz. A pergunta do Salmo 58:1 é a nossa pergunta: “Onde está a verdadeira justiça, senhores juízes?”. Mas não podemos ficar apenas na pergunta, precisamos ser parte da resposta, a mesma que o salmista dá na conclusão de seu poema no verso 11: “Então todos vão entender que ser justo e obedecer a Deus traz uma grande recompensa, porque há um Deus que controla a terra e julga os homens.”
Oremos pelo Ceará. Oremos por todas as searas. Troque a pergunta “será?” pela afirmação que somente a fé é capaz de fazer sempre que confia no Justo Juiz: nEle a verdadeira paz sempre “será” possível!

Edmilson Ferreira Mendes é teólogo. Atua profissionalmente há mais de 20 anos na área de Propaganda e Marketing. Voluntariamente, exerce o pastorado há mais de dez anos. Além de conferencista e preletor em vários eventos, também é escritor, autor de quatro livros: '"Adolescência Virtual", "Por que esta geração não acorda?", "Caminhos" e "Aliança".
*O conteúdo do texto acima é de total responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a opinião do Portal Se Liga na Informação

  • Comentários no Blogger
  • Comentários no Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Item Reviewed: Há seara no Ceará. Será? Rating: 5 Reviewed By: Oedimar Oliveira