DEMONOLOGIA: Doutrina sobre a Origem e o Destino Final dos Demônios - Se Liga na Informação





DEMONOLOGIA: Doutrina sobre a Origem e o Destino Final dos Demônios

Compartilhar isso

A. Pontos de vista sobre a origem dos demônios:


  1. A alma dos homens perversos que morreram (Gregos). 2. Espíritos duma raça pré-Adãmica. 3. Descendência [do intercurso]dos anjos caídos com as mulheres, antes do dilúvio (Gênesis 6.11-4). 4. Aqueles anjos que seguiram Satanás na sua queda (posição bíblica).

“E aconteceu que, como os homens começaram a multiplicar-se sobre a face da terra, e lhes nasceram filhas, Viram os filhos de Deus que as filhas dos homens eram formosas; e tomaram para si mulheres de todas as que escolheram. Então disse o SENHOR: Não contenderá o meu Espírito para sempre com o homem; porque ele também é carne; porém os seus dias serão cento e vinte anos. Havia naqueles dias gigantes na terra; e também depois, quando os filhos de Deus entraram às filhas dos homens e delas geraram filhos; estes eram os valentes que houve na antiguidade, os homens de fama.”(Gênesis 6.1-4)

Porque, se Deus não perdoou aos anjos que pecaram, mas, havendo-os lançado no inferno, os entregou às cadeias da escuridão, ficando reservados para o juízo; (2 Pedro 2.4)

aos anjos que não guardaram o seu principado, mas deixaram a sua própria habitação, reservou na escuridão e em prisões eternas até ao juízo daquele grande dia; (Judas 1.6)

A qual dizia ao sexto anjo, que tinha a trombeta: Solta os quatro anjos, que estão presos junto ao grande rio Eufrates. (Apocalipse 9.14)

28 E, quando viu a Jesus, prostrou-se diante dele, exclamando, e dizendo com grande voz: Que tenho eu contigo, Jesus, Filho do Deus Altíssimo? Peço-te que não me atormentes. 29 Porque tinha ordenado ao espírito imundo que saísse daquele homem; pois já havia muito tempo que o arrebatava. E guardavam-no preso, com grilhões e cadeias; mas, quebrando as prisões, era impelido pelo demônio para os desertos. 30 E perguntou-lhe Jesus, dizendo: Qual é o teu nome? E ele disse: Legião; porque tinham entrado nele muitos demônios. 31 E rogavam-lhe que os não mandasse para o abismo. (Lucas 8.28-31)

DEMONOLOGIA | Doutrina sobre a Origem e o Destino Final dos Demônios

B. Características dos demônios:


1. Seres espirituais (Mateus 17.18, compare com Marcos 9.25).
2. Conhecem Jesus Cristo (Marcos 1.24).
3. Conhecem o seu próprio fim (Mateus 8.29).
4. Conhecem o plano da salvação (Tiago 2.19).
5. Têm um sistema de doutrina (1 Timóteo 4.1-3).
6. Imorais, perversos, imundos (1 Timóteo 4.1-3).



E, repreendeu Jesus o demônio, que saiu dele, e desde aquela hora o menino sarou. (Mateus 17.18)

E Jesus, vendo que a multidão concorria, repreendeu o espírito imundo, dizendo-lhe: Espírito mudo e surdo, eu te ordeno: Sai dele, e não entres mais nele. (Marcos 9.25)

Dizendo: Ah! que temos contigo, Jesus Nazareno? Vieste destruir-nos? Bem sei quem és: o Santo de Deus. (Marcos 1.24)

E eis que clamaram, dizendo: Que temos nós contigo, Jesus, Filho de Deus? Vieste aqui atormentar-nos antes do tempo? (Mateus 8.29)

 Tu crês que há um só Deus; fazes bem. Também os demônios ocreem, e estremecem. (Tiago 2.19)

Mas o Espírito expressamente diz que nos últimos tempos apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios; Pela hipocrisia de homens que falam mentiras, tendo cauterizada a sua própria consciência; Proibindo o casamento, e ordenando a abstinência dos alimentos que Deus criou para os fiéis, e para os que conhecem a verdade, a fim de usarem deles com ações de graças; (1 Timóteo 4.3)

C. Atividades dos demônios:


  1. Em geral:
  2. Tentam opor-se à obra de Deus (Apocalipse 16.13-16 e Daniel 10.11-14). b. Estendem a autoridade de Satanás (Efésios 6.11,12). c. Demônios podem ser usados por Deus para levar a cabo Seus propósitos (2 Coríntios 12.7;1 Timóteo 1.201 Coríntios 5.5 e 1 Samuel 16.14).

13 E da boca do dragão, e da boca da besta, e da boca do falso profeta vi sair três espíritos imundos, semelhantes a rãs. 14 Porque são espíritos de demônios, que fazem prodígios; os quais vão ao encontro dos reis da terra e de todo o mundo, para os congregar para a batalha, naquele grande dia do Deus Todo-Poderoso. … 16 E os congregaram no lugar que em hebreu se chama Armagedom. (Apocalipse 16.13-16)

11 E me disse: Daniel, homem muito amado, entende as palavras que vou te dizer, … 12 … desde o primeiro dia em que aplicaste o teu coração a compreender e a humilhar-te perante o teu Deus, são ouvidas as tuas palavras; e eu vim por causa das tuas palavras. 13 Mas o príncipe do reino da Pérsia me resistiu vinte e um dias, e eis que Miguel, um dos primeiros príncipes, veio para ajudar-me, e eu fiquei ali com os reis da Pérsia. … (Daniel 10.11-14)

… 12 Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais.” (Efésios 6.11-12)

E entre esses foram Himeneu e Alexandre, os quais entreguei a Satanás, para que aprendam a não blasfemar. (1 Timóteo 1.20)

“E, para que não me exaltasse pela excelência das revelações, foi-me dado um espinho na carne, a saber, um mensageiro de Satanás para me esbofetear, a fim de não me exaltar.” (2 Coríntios 12.7)

“Seja entregue a Satanás para destruição da carne, para que o espírito seja salvo no dia do SENHOR Jesus.” (1 Coríntios 5.5)

E o Espírito do SENHOR se retirou de Saul, e atormentava-o um espírito mau da parte do SENHOR.” (1 Samuel 16.14)

  1. Algumas em particular:
  2. Podem infligir doença (Mateus 9.33). b. Podem possuir humanos (Mateus 4.24). c. Podem possuir animais (Marcos 5.13). d. Espalham falsa doutrina (1 Timóteo 4.1).
    e. Opõem-se ao crescimento espiritual dos filhos de Deus (Efésios 6.12 [acima]).

E, expulso o demônio, falou o mudo; e a multidão se maravilhou, dizendo: Nunca tal se viu em Israel. (Mateus 9.33)

E a sua fama correu por toda a Síria, e traziam-lhe todos os que padeciam, acometidos de várias enfermidades e tormentos, os endemoninhados, os lunáticos, e os paralíticos, e ele os curava. (Mateus 4.24)

E Jesus logo lho permitiu. E, saindo aqueles espíritos imundos, entraram nos porcos; e a manada se precipitou por um despenhadeiro no mar (eram quase dois mil), e afogaram-se no mar. (Marcos 5.13)

DEMONOLOGIA | Doutrina sobre a Origem e o Destino Final dos Demônios

Mas o Espírito expressamente diz que nos últimos tempos apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos.

D. Possessão demoníaca:

  1. Definição: Um demônio residindo dentro de uma pessoa, exercendo controle diretamente na mente/corpo dessa pessoa.
  2. Resultado: Doença física ou deficiência (Mateus 9.32,33), desarranjo/perturbação mental (Mateus 17.15).
  3. Marcas de possessão demoníaca de Marcos 5 (o endemoninhado gadareno):
  4. Habitado por um espírito imundo (verso 2). b. Força física invulgar (verso 3). c. Ataques de fúria(verso 4). d. Desintegração ou divisão da personalidade  (versos 6 e 7). O endemoninhado correu para Jesus para obter ajuda, contudo gritava de medo.
    e. Resistência às coisas espirituais (verso 7).
    f. Poderes de clarividência (verso 7) — sabia imediatamente quem Jesus era.
    g. Alteração da voz (verso 9).
    h. Transportação pelo ocultismo (verso 13) — os demônios deixaram o homem e entraram nos porcos.

E, havendo-se eles retirado, trouxeram-lhe um homem mudo e endemoninhado. E, expulso o demônio, falou o mudo; e a multidão se maravilhou, dizendo: Nunca tal se viu em Israel. (Mateus 9.32-33)

15 Senhor, tem misericórdia de meu filho, que é lunático e sofre muito; pois muitas vezes cai no fogo, e muitas vezes na água; … 18 E, repreendeu Jesus o demônio, que saiu dele, e desde aquela hora o menino sarou. (Mateus 17.15-18)

2 E, saindo ele do barco, lhe saiu logo ao seu encontro, dos sepulcros, um homem com espírito imundo; 3 O qual tinha a sua morada nos sepulcros, e nem ainda com cadeias o podia alguém prender; 4 Porque, tendo sido muitas vezes preso com grilhões e cadeias, as cadeias foram por ele feitas em pedaços, e os grilhões em migalhas, e ninguém o podia amansar. 5 E andava sempre, de dia e de noite, clamando pelos montes, e pelos sepulcros, e ferindo-se com pedras. 6 E, quando viu Jesus ao longe, correu e adorou-o. 7 E, clamando com grande voz, disse: Que tenho eu contigo, Jesus, Filho do Deus Altíssimo? conjuro-te por Deus que não me atormentes. 8 (Porque lhe dizia: Sai deste homem, espírito imundo.) 9 E perguntou-lhe: Qual é o teu nome? E lhe respondeu, dizendo: Legião é o meu nome, porque somos muitos. 10 E rogava-lhe muito que os não enviasse para fora daquela província. 11 E andava ali pastando no monte uma grande manada de porcos. 12 E todos aqueles demônios lhe rogaram, dizendo: Manda-nos para aqueles porcos, para que entremos neles. 13 E Jesus logo lho permitiu. E, saindo aqueles espíritos imundos, entraram nos porcos; e a manada se precipitou por um despenhadeiro no mar (eram quase dois mil), e afogaram-se no mar. (Marcos 5.2-13)

E. Destino dos demônios:


  1. Temporariamente alguns estão confinados. Por exemplo, alguns que eram livres durante a vida de Cristo, foram lançados para o abismo (Luc 8:31) e serão libertos para fazerem a sua obra, durante os dias da Tribulação que se avizinha (Apocalipse 9.1-11 e 16.13-14).
  2. Todos os demônios serão lançados com Satanás no Lago de Fogo, para sempre (Mateus 25.41 e Apocalipse 20.10).

rogavam-lhe que os não mandasse para o abismo. (Lucas 8.31)

1 E o quinto anjo tocou a sua trombeta, e vi uma estrela que do céu caiu na terra; e foi-lhe dada a chave do poço do abismo. 2 E abriu o poço do abismo, e subiu fumaça do poço, como a fumaça de uma grande fornalha, e com a fumaça do poço escureceu-se o sol e o ar. 3 E da fumaça vieram gafanhotos sobre a terra; e foi-lhes dado poder, como o poder que têm os escorpiões da terra. 4 E foi-lhes dito que não fizessem dano à erva da terra, nem a verdura alguma, nem a árvore alguma, mas somente aos homens que não têm nas suas testas o sinal de Deus. 5 E foi-lhes permitido, não que os matassem, mas que por cinco meses os atormentassem; e o seu tormento era semelhante ao tormento do escorpião, quando fere o homem. 6 E naqueles dias os homens buscarão a morte, e não a acharão; e desejarão morrer, e a morte fugirá deles. 7 E o parecer dos gafanhotos era … 11 E tinham sobre si rei, o anjo do abismo; em hebreu era o seu nome Abadom, e em grego Apoliom. (Apocalipse 9.1-11)

13 E da boca do dragão, e da boca da besta, e da boca do falso profeta vi sair três espíritos imundos, semelhantes a rãs. 14 Porque são espíritos de demônios, que fazem prodígios; os quais vão ao encontro dos reis da terra e de todo o mundo, para os congregar para a batalha, naquele grande dia do Deus Todo-Poderoso. (Apocalipse 16.13-14)

Então dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos; (Mateus 25.41)

o diabo, que os enganava, foi lançado no lago de fogo e enxofre, onde está a besta e o falso profeta; e de dia e de noite serão atormentados para todo o sempre. (Apocalipse 20.10)

Você gostou desse artigo? Deixe seu COMENTÁRIOSUGESTÃO ou DÚVIDA.

Fonte original do artigohttp://solascriptura-tt.org/Angelologia/DemonologiaDoutrinaDemonios-Gilley.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário