Escola Bíblica Dominical: Como Vencer a Desesperança - Se Liga na Informação





Escola Bíblica Dominical: Como Vencer a Desesperança

Compartilhar isso
Texto Áureo
"Por que estás abatida, ó minha alma, e por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei. Ele é a salvação da minha face e o meu Deus" (salmos 42.11)


Verdade Aplicada
A esperança em Deus, como âncora da alma, é fundamental no enfrentamento do desespero.

Rm 5.1-5
1 - Sendo, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo;
2 - Pelo qual também temos entrada pela fé a esta graça, na qual estamos firmes, e nos gloriamos na esperança da glória de Deus.
3 - E não somente isto, mas também nos gloriamos nas tribulações, sabendo que a tribulação produz a paciência.
4 - E a paciência, a experiência; e a experiência, a esperança.
5 - E a esperança não traz confusão, porquanto o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado.

INTRODUÇÃO
A Desesperança é uma enfermidade que ainda não foi diagnosticada como transtorno, mas pode ser associada a outros já diagnosticados. Ela tem afetado a muitos que se consideram infelizes, incapazes e derrotados.

1. DESESPERANÇA UMA ENFERMIDADE REAL
Nesta lição, abordaremos como tema a desesperança, por se tratar de uma sentimento forte, que pode abalar as emoções e se apresentar como uma enfermidade da alma.

1.1. O Vazio gerado pela Desesperança. 
É mais natural do que pareça o organismo reagir com um sentimento de pesar quando se perde algo ou quando não se atinge o objetivo esperado em algum projeto programado. Entretanto, é preciso estar atento para que este sentimento não se instale, levando à melancolia e à sensação de que nunca alcançará aquilo que foi proposto. O cérebro de mecanismos próprios para se recuperar de perdas, porém, este tempo natural é passageiro. A falta de esperança leva a um sentimento de vazio, a uma sensação de que não há mais nada a se fazer. A Bíblia nos mostra a história de como um homem enfrentou esse sentimento e alcançou o seu tão esperado milagre (Mc 10.46-52).

1.2. Sentimentos Paralisantes.
A desesperança promove sentimentos e questionamentos perigosos, que são capazes de paralisar o indivíduo. Algumas perguntas começam a ser frequentes: "Vale a pena continuar levantando cedo dia após dias?"; "Será que o meu esforço está valendo a pena?". Estas pessoas estão a um passo de abandonarem os seus projetos por causa das decepções, achando que isto irá acabar com o sofrimento produzido pela simples razão de tentar. A desesperança obscurece a visão e rouba a força e a vontade de vencer. A Bíblia nos apresenta uma mulher que havia perdido as esperanças em todo tratamento apresentado pelo homem, mas viu em Cristo uma oportunidade de cura (Mc 5.25-26). Estava desesperançada, mas, ao ouvir falar de Jesus, a sua esperança se reacendeu e ela O tocou.

1.3. Igreja, um ambiente acolhedor.
Existem alguns passos a serem dados para que se possa sair desta condição. Um fato a ser esclarecido é que estes passos, mesmo sendo pequenos, exigirão um grande esforço. O ambiente eclesiástico é incrivelmente acolhedor e propício para que esta enfermidade seja tratada, pois nele existem várias pessoas que estão prontas a resgatar os irmãos do fundo do poço. Entretanto, muitos tem dificuldade de se abrirem e contarem as suas questões íntimas. Neste caso, a igreja, ao identificar a questão, deve encaminhar o irmão a um profissional capaz de ajudá-lo terapeuticamente a identificar a origem do seu problema. O tratamento, a comunhão com os irmãos e uma dose de esforço pessoal é um remédio eficaz (Js 1.9).

2. UM HOSPEDEIRO PERIGOSO
Um grande perigo em relação a desesperança é a possibilidade de a mesma encontrar espaço para se instalar. O individuo, quando percebe a sua presença, deve buscar ajuda de imediato, para ter condições de enfrentá-la o mais rápido possível. 
A desesperança é um hospedeiro implacável e deve ser tratado com rigor, para que não se instale.

2.1. Evitando ser Hospitaleiro.
Em uma das frases atribuída a Martinho Lutero, vemos um instrução de como podemos lidar com a desesperança: "Não podemos impedir que os pássaros voem sobre nossas cabeças, mas podemos impedir que eles façam ninhos sobre elas. Assim também não podemos nos livrar de sermos tentados, mas podemos lutar para não cairmos em tentações.". Analisando este pensamento, vemos que muitos são surpreendidos involuntariamente pelo sentimento de desesperança, mas a melhor atitude é não sermos bons hospitaleiros da mesma. O Senhor Jesus deixou claro que no mundo Seus discípulos terão aflições, contudo devem enfrentar com coragem e fé nEle (Jo 14.1; 16.33). A desesperança deve ser tratada para que não faça morada.

2.2. Quando o medo se torna Perigoso.
É preciso lembrar que, inicialmente, "sentir medo" faz parte da estrutura do ser humano, podendo ser sadio e necessário  no cuidado e na preservação de si próprio. O medo se torna perigoso quando sufoca, escraviza e toma conta da reação de uma pessoa. Atualmente, a humanidade tem sido assolada por diversas situações, que tem levado muitos a serem dominados por um medo devastador. Neste caso, o acompanhamento profissional muito contribuirá para que o indivíduo possa gerir suas emoções. É fundamental aprofundar a comunhão com Deus no enfrentamento dos pavores (Sl 91.5-6). 

2.3. Aprendendo a Identificar as bênçãos.
O indivíduo que sofre com a desesperança tem dificuldade de contabilizar as vitórias alcançadas. O fato de ter vivido um fracasso faz com que ele não enxergue o que já alcançou até o momento. A fé fica abalada, ao ponto de não reconhecer o quanto  o Senhor já fez. O hino 564 da Harpa Cristã serve de ajuda para os que sofrem com esta enfermidade: "Conta as bençãos! Dize quantas são, recebidas da divina mão! Vem dize-las, todas de uma vez, e verás, surpreso, quanto Deus já fez!". Portanto, é preciso alimentar nossa mente trazendo à memória as muitas bençãos recebidas (Lm 3.21). Efésios 3.20 nos mostra que Deus fará "além do que pedimos ou pensamos" por nós, "segundo o poder que em nós opera", ou seja, presente na vida habitada por Cristo e onde o Espírito Santo age.


3. Identificando e Tratando a Desesperança
A desesperança produz alguns sintomas que são altamente prejudiciais: solidão, raiva, cansaço físico e esgotamento psicológico. Esta enfermidade atinge diretamente as perspectivas de futuro do individuo. Ela é vista como um declínio da saúde mental, cognitiva, emocional e física.

3.1. Sentimento ou Doença ?
A desesperança pode ser encarada apenas como um sentimento que incomoda e faz com que o indivíduo se enxergue com uma visão negativa de si mesmo, sentindo -se angustiado, ou insatisfeito, mas pode ser uma doença perigosa, mesmo que ainda não seja tratada como um transtorno mental diagnosticado. Neste caso pode ser visto como sintoma de transtorno de estresse pós-traumático (TEPT), transtorno bipolar, depressão, angústia e dependência de substâncias.

3.2. Colocando-se nas mãos de Deus.
Um dos maiores desastres na vida do ser humano é quando este deposita cegamente a sua esperança em outro ser humano (Jr 17.5). Na maioria das vezes, este comportamento irá produzir decepção e conseqüentemente poderá levar à desesperança. A melhor atitude a ser tomada é confiar no Senhor, pois somente Ele é infalível, Todo-Poderoso (Sl 118.8; Jr 17.7) e conhecedor de todas as coisas. É sempre bom para aquele que está desesperançado lembrar que as misericórdias do Senhor não permite que ele seja destruído pelos seus maus pensamentos (Lm 3.22). Cada dia que nasce e uma oportunidade de experimentar o favor de Deus (Lm 3.23).

3.3. O Louvor que Restaura.
A desesperança leva o indivíduo a um estado de depressão. Uma boa atitude a ser tomada é procurar fazer coisas que ajudem a se sentir bem. Uma atitude de louvor e adoração sempre irá fornecer momentos de felicidade (SI 33.1), os quais ajudarão a voltar a ter esperança (Ne 12.27), fazendo com que a felicidade em prestar culto se torne algo prazeroso, tirando de dentro a tristeza produzida pela desesperança (Ne 12.43)

CONCLUSÃO
Em Deus se alcança socorro para sair da angústia produzida pela desesperança. Ela pode ser uma inimiga poderosa, mas, em Deus, o homem pode fazer proezas e vencer, pois o Senhor dá força ao aflito para derrotar tudo aquilo que possa tentar destruir a esperança de uma vida melhor. (Sl 108.12-13).

Questionário 

1. O que a Bíblia nos mostra em Marcos 10.46-52?
R.: A história de um homem que enfrentou esse sentimento e alcançou o seu tão esperado milagre (Mc 10.46-52).

2 . O que a mulher do fluxo de sangue viu em Jesus?
R.: Uma oportunidade de cura (Mc 5.25-26).

3. O que é fundamental no enfrentamento dos pavores? 
R.: Aprofundar a comunhão com Deus (Sl 91.5-6).

4. Qual é um dos maiores desastres na vida do ser humano?
R.: Depositar cegamente a sua esperança em outro ser humano (Jr 17.5).

5. Qual é a melhor atitude? 
R.: Confiar no Senhor (Sl 118.8; Jr 17.7).

Fonte: Revista Betel


SE VOCÊ QUER AJUDAR ESSA OBRA, ENTÃO CLIQUE EM NOSSOS ANÚNCIOS! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário