ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL - SALVAÇÃO: OBRAS OU GRAÇA? - Se Liga na Informação





ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL - SALVAÇÃO: OBRAS OU GRAÇA?

Compartilhar isso
Texto Básico:  Gênesis 3.15; Efésios 2.1-22, João 3.16
Conta-se que certo escultor tentou de todas as maneiras e formas aproveitar um pedaço de mármore para fazer uma escultura, mas nada conseguiu. Passou a ser um desafio para outros escultores que entenderam que deveriam também fazer algum esforço nesse sentido. Dias, horas, meses dedicados e nada. Depois de algum tempo no projeto, esses escultores esforçados também desistiram. Durante muito tempo aquele bloco de mármore ficou esquecido e rejeitado. Ficou num montão de escórias e restos de obra.
Um dia, passou por aquela cidade, Miguel Ângelo. Viu o mármore, apaixonou-se por aquela pedra informe, sem vida e que nada representada naquele estado. Admirou e amou as formas irregulares da pedra. Estava suja, cheia de defeitos. Irregularidades causadas p6elos esforços de outros que se diziam escultores. Miguel conseguiu levar a pedra para seu local de trabalho. Olhava-a todos os dias. E cada dia ficava mais apaixonado pela pedra e via as possibilidades de transforma-ção. Começou a trabalhar naquele bloco com carinho, dedicação e amor. Resultado: daquela pedra mármore que parecia imprestável, desprezível e irregular esculpiu uma grande obra de arte conhecida no mundo, que foi a escultura de Davi.
O mundo em que vivemos é repleto de pessoas e seres considerados irregulares, desprezíveis, defeituosos, esquecidos, jogados ao lixo. Alguns, recebendo apenas seus próprios esforços para verem mudança. Outros, sendo “esculpidos” por pessoas que, na verdade, não podem fazer uma obra completa e eficaz. Só Jesus pode transformar uma pedra bruta, desprezível e irregular, como o homem, numa escultura admirável. Só Jesus pode fazer a real e verdadeira mudança. Salvação é o que o homem precisa. Vamos estudar hoje sobre esta obra maravilhosa de Jesus na vida do homem. Tão grande salvação em Cristo Jesus!
1 – PROMESSA IMEDIATA À QUEDA
( Gênesis 3.15 ) 
Logo após a queda do homem no Jardim do Édem, Deus tomou a iniciativa de buscá-lo, agora caído e envergonhado pelo seu pecado.
“Adão, onde estás?” (Gn 3.9) – Deus iniciou a procura pelo homem.
Claro que Deus, que sabe todas as coisas, sabia onde Adão estava, mas a indagação, como se diz hoje, era retórica. Era preciso que Adão soubesse que Deus o procurava e que, apesar do pecado, ele não fora abandonado. Naquele momento, Deus decidiu buscar o perdido e declarar a promessa de que viria Alguém para esmagar a cabeça da serpente. Nem tudo estava perdido, apesar da gravidade da situação.
Com Deus, nada estará perdido em nossa vida.

2 – PREPARATIVOS PARA O CUMPRIMENTO
( Gênesis 12.1-3 )

Deus, o planejador por excelência, tendo a história sob seu controle, prepara de maneira “apoteótica” o cumprimento de sua promessa.
O que viria a esmagar a cabeça da serpente nasceria, viria em forma de homem e seria a grande expressão do Divino. João diz que “o Verbo se fez carne” (Jo 1.1). Deus usa a história e a geografia como palco e atos desse preparativo. Um homem, Abrão, é chamado para formar uma nação: “E far-te-ei uma grande nação, e abençoar-te-ei e engrandecerei o teu nome e tu serás uma benção.” (Gn 12.2,3).
Desse povo, na plenitude dos tempos (Gl 4.4), Jesus nasceu, quando tudo estava pronto, preparado para o advento do Messias. Toda a região romana tinha um só idioma, o grego, o que facilitaria a comunicação do Evangelho. Além disso, os romanos tinham construído boas e muitas estradas que ligavam as cidades ao seu império, o que facilitaria os comunicadores da Verdade Revelada. Estava decretada a manutenção da paz em toda a região, a chamada pax romana.

3 – O CARÁTER E A NATUREZA DA SALVAÇÃO
( Efésios 2.8-10 )

Jesus disse: “E a vida eterna é esta: que te conheçam, a ti só, por único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste.” (Jo 17.3). A salvação acontece quando transferimos para Jesus Cristo nossa confiança de vida eterna. O homem é incapaz de salvar a si mesmo. Nenhum planejamento, esforço ou ritual humano podem propiciar ao homem a salvação.
São esforços em vão. Paulo aos efésios diz: “Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus.
Não vem das obras, para que ninguém se glorie;” (Ef 2.8,9). A salvação não vem do homem, Paulo deixa isso claro. A salvação é um presente de Deus. Qualquer esforço ou participação humana anularia o ato de dar a salvação. Presente que tem um custo também para quem o recebe, deixa de ser um presente.
Com a salvação, ocorre o novo nascimento e nos tornamos novas criaturas com qualidade de filhos de Deus. O homem em Cristo, mediante o arrependimento e a fé, recebe a salvação. Esses elementos fazem parte do primeiro aspecto dessa experiência de salvação.
Pelo arrependimento o homem deixa o pecado; e pela fé o homem recebe e aceita o sacrifício de Jesus.
E então começa um longo processo que revela a natureza da salvação:
3.1 Regeneração – É a nova vida que nos é dada. O “gene” se fez novo. O Novo Testamento fala da regeneração usando as palavras novo nascimento, lavagem ou outras semelhantes.
3.2 Conversão – É entendida como sendo uma mudança radical que envolve a mente, o coração e o comportamento, tanto no aspecto religioso como na vida moral, ética e social.
3.3 Justificação – É o ato de Deus tornar o pecador arrependido em Cristo, justo. Deus, o Pai, recebeu a sentença de quitação de nossa dívida.
3.4 Adoção – É o ato de Deus nos fazer seus filhos. Fomos adotados como filhos.
3.5 Santificação – O que é santificação?
“A santificação é o processo que, principiando na regeneração, leva o homem à realização dos propósitos de Deus para sua vida e o habilita a progredir em busca da perfeição moral e espiritual de Jesus Cristo, mediante a presença e o poder do Espírito Santo que nele habita”1.

3.6 Por fim, virá a glorificação, que é o estado final de nossa salvação, que se dará na vinda do nosso Senhor Jesus, quem nos levará para a Sua Glória Eterna. Esses aspectos nos fazem entender a natureza da salvação.

1 - Declaração Doutrinária da Convenção Batista Brasileira

4 – A SEGURANÇA DO SALVO
( João 10.28-29 )

O crente não perde a salvação.
O ensino da perda da salvação é uma heresia que esvazia a eficácia do sacrifício de Jesus e agrega à obra salvadora o empenho e esforço humana. Jesus ensinou que ele mesmo dá a vida eterna.
Salvação é um presente de Deus. É dado. É um dom, conforme Paulo disse aos efésios. Jesus disse que ninguém pode tirar das mãos dele.
O salvo jamais, em hipótese alguma pode ser tirado das mãos de Jesus. Quem nasceu de novo não pode retroceder nesse nascimento.
Quem recebeu a natureza de filho de Deus, não perde essa natureza. (Jo 1.12; 1Jo 3.8).
A segurança da salvação não pode ser analisada conforme os caprichos humanos, e sim de acordo com a ação de Deus e sua graça.
Não merecemos a salvação, mas ela nos foi dada. Podemos não merecer a continuidade da salvação, mas a graça é que a faz permanecer.
A segurança da salvação não tem como base a nossa vida, e sim a vida de Jesus. Jesus mesmo é quem dá essa garantia e segurança.
No Evangelho, João registrou estas palavras de Jesus: “E dou-lhes a vida eterna, e nunca hão de perecer, e ninguém as arrebatará da minha mão. Meu Pai, que me deu, é maior do que todos;
e ninguém pode arrebatá-las da mão de meu Pai. Eu e o Pai somos um” (Jo 10.28-29).
A salvação é compreendida em três tempos: ato, processo e consumação.
No ato, a pessoa é salva do poder do pecado; no processo, a pessoa está sendo salva do domínio do pecado e na consumação, ele será salva da presença do pecado.
O ato e a consumação são totalmente divinos e o processo é divino e humano (Lv 20.8; Js 5; 1Jo 2.6; 1Pe 1.16,16).

5 – A RESPOSTA DO HOMEM
( Rm 10.9-10 )

Paulo, quando encontrou com Jesus no caminho para Damasco, perguntou: “O que devo fazer, Senhor?” (At 9.6). Mais tarde, um carcereiro na cidade de Filipos perguntou: Senhores o que devo fazer para ser salvo? (At 16.30) Em termos de providência e essência, o homem não pode fazer nada, mas em termos de resposta, sim. É preciso responder se aceita ou não a oferta de Deus. Assim como o homem exercitou a sua vontade para pecar, precisa também fazer a escolha para a salvação.
Deus é o Deus das oportunidades.
O homem fraquejou no Éden e agora Deus, em Cristo, dá ao homem a oportunidade de ser redimido.
A resposta do homem é crer, receber, aceitar. Paulo disse:
“A saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. Visto que com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação.” (Rm 10.9-10).

PARA PENSAR E AGIR
Não há escape para a vida do homem sem Jesus e sem a salvação que Ele oferece. Por isso é preciso agradecer a Deus por tão grande salvação, conforme diz o escritor aos Hebreus. Sermos eternamente
gratos. Um dia vivíamos nas trevas, mas Ele nos trouxe para a sua maravilhosa luz. Um dia estávamos mortos, mas Ele nos deu vida. Um dia estávamos condenados e Ele nos absolveu. Um dia
estávamos perdidos e sem rumo, e fomos achados.
Vivamos esta salvação com gratidão e com proclamação. Portanto, não negocie o conhecimento e a experiência que você tem com a salvação em Cristo. A salvação é uma verdade inegociável!


SE VOCÊ QUER AJUDAR ESSA OBRA, ENTÃO CLIQUE EM NOSSOS ANÚNCIOS !

Nenhum comentário:

Postar um comentário