Michel Temer foi solto (por enquanto…), mas Lula já pode até perder as esperanças - Se Liga na Informação





Michel Temer foi solto (por enquanto…), mas Lula já pode até perder as esperanças

Compartilhar isso
Carlos Newton
Tudo podia acontecer no caso da prisão de Michel Temer, Moreira Franco e o resto da quadrilha. No entanto, conforme o jurista Jorge Béja adiantou aqui na TI na sexta-feira (dia 22), era quase certo que eles seriam soltos pelo  Tribunal Regional Federal da 2ª Região.
No artigo, Béja demonstrou que a decisão do juiz Marcelo Bretas não estava bem fundamentada, na forma da lei, pois faltavam argumentos sólidos sobre o prosseguimento da atividade criminosa mesmo após a abertura do inquérito. Nesta segunda-feira o relator Ivan Athié se adiantou e mandou soltar todos os envolvidos, mas a Procuradoria da República decidiu recorrer e a Primeira Turma do TRF-2 vai julgar o caso quarta-feira.
LULA ANIMADO – Agora é Lula da Silva que tenta a libertação, com seus advogados alegando que o caso do tríplex de Guarujá é fruto de caixa 2 e a condenação tem de ser anulada,  para o processo começar de novo na Justiça Eleitoral, vejam a que ponto chega a desfaçatez dessa gente em busca das brechas da lei e a compassividade dos juízes. Mas o caso de Lula é bem diferente. A ação do tríplex não trata de caixa 2, Lula não era candidato, o que havia era corrupção mais do que comprovada.
Para alimentar as esperanças de Lula, o ministro Dias Toffoli, presidente do Supremo Tribunal Federal, marcou 10 de abril o julgamento da validade de cumprimento da pena de prisão após o réu ser condenado pela segunda instância.
PODE SER SOLTO – A jurisprudência resultante desse julgamento realmente terá impacto direto sobre diversos processos na Justiça, entre os quais a prisão de Lula. Condenado em segunda instância na ação da Lava Jato sobre o tríplex do Guarujá, o ex-presidente está preso desde abril de 2018.
Lula pode mesmo ser solto se o Supremo mudar a atual jurisprudência, o que é bem provável. Cinco ministros são a favor de alterar (Gilmar Mendes, Dias Toffoli, Marco Aurélio Mello, Ricardo Lewandowski e Celso de Mello), quatro são contrários (Cármen Lúcia, Luiz Fux, Edson Fachin e Luís Roberto Barroso). Ficam faltando dois votos (Alexandre de Moraes e Rosa Weber), que decidirão o julgamento.
O CASO DE LULA – Mesmo que o Supremo mude a jurisprudência atual, que, aliás, já não está sendo obedecida pelos cinco ministros que são contrários a ela, Lula pode não ser beneficiado. Motivo: seu recurso na terceira instância (Superior Tribunal de Justiça) está para ser votado na Quinta Turma, já com voto contrário do relator Félix Fischer. Portanto, faltam dois votos para a condenação e o retrospecto é negativo para Lula – em todos os recursos na Quinta Turma, foi derrotado por 5 a 0.
Há indicações de que o STJ vai se pronunciar antes do dia 10, colocando uma pedra sobre as esperança de Lula. Mas se esse julgamento da Quinta Turma for adiado e o Supremo antes disso mudar a jurisprudência da segunda instância, Lula será solto, mas será uma ilusão à toa, diria Johnny Alf, porque ele só ficará em liberdade durante alguns dia. Assim que o STJ confirmar sua condenação no caso do tríplex, Lula voltará imediatamente à prisão, não precisa nem trocar a roupa de cama da cela.
###

P.S. – Quanto a Temer, o ex-presidente está solto, mas tem um encontro marcado com a cadeia. São vários inquéritos, vai receber uma condenação atrás da outra. Vai ficar algum tempo em liberdade, mas logo voltará a ser preso. A não ser que siga o exemplo de Paulo Maluf e Jorge Picciani, arranje uma fralda geriátrica e recorra ao ministro Dias Toffoli, que se mostra muito compreensivo em relação à próstata dos criminosos. Aqui na filial Brazil, esse tipo de manobra funciona, mas na matriz USA nenhum preso é solto por ter incontinência urinária. (C.N.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário