O que é o batismo no Espírito Santo? - Se Liga na Informação






O batismo no Espírito Santo pode ter dois significados diferentes, dependendo do contexto: a conversão, quando o Espírito Santo entra na vida da pessoa; ou uma experiência poderosa com o Espírito Santo. Essas duas situações podem acontecer ao mesmo tempo ou em momentos distintos.

Na conversão

A Bíblia diz que quando uma pessoa se arrepende e aceita Jesus como seu salvador essa pessoa recebe o Espírito Santo. É o Espírito Santo que nos une a Deus. Nesse primeiro sentido, todos os salvos são batizados no Espírito Santo (1 Coríntios 12:13).
Alguns resultados de receber o Espírito Santo na conversão são:
  • Certeza da salvação – o Espírito Santo nos convence que somos filhos de Deus e que fomos perdoados – Romanos 8:16
  • Entendimento – através do Espírito Santo, entendemos realidades espirituais e as palavras da Bíblia ganham sentido – 1 Coríntios 2:12-13
  • União com a igreja – ficamos unidos pelo Espírito Santo a todas as outras pessoas no mundo que aceitaram Jesus como salvador
Veja aqui mais sobre o trabalho do Espírito Santo.

Cheio do Espírito Santo

A Bíblia também fala sobre se encher do Espírito Santo. Efésios 5:18 diz que ficar cheio do Espírito Santo é melhor que ficar cheio de vinho! Nesse segundo sentido, o batismo no Espírito Santo é uma experiência especial que o crente pode ter com Deus.
Quando uma pessoa fica cheia do Espírito Santo, pode ter vários efeitos:
  • Coragem – o crente perde a timidez, porque está completamente focado em Deus, não nas opiniões de outras pessoas – Atos dos Apóstolos 4:31
  • Capacitação – o Espírito Santo dá novas capacidades ao crente para ajudar no seu crescimento espiritual, na evangelização ou no crescimento da igreja; o crente poderá receber dons espirituais – Atos dos Apóstolos 19:6
  • Revelação – essa experiência poderá ajudar o crente a encontrar a resposta para uma dúvida, ou uma indicação do que deve fazer, ou um novo significado de uma palavra da Bíblia para sua vida - descubra aqui: como Deus se revela ao ser humano?
  • Dedicação – por causa dessa experiência, o crente pode sentir mais vontade de conhecer a Deus e se dedicar mais ao trabalho de Deus.
Atenção! Nem todos que são batizados no Espírito Santo falam em línguas, ou profetizam, ou fazem milagres. Essas são apenas algumas coisas que podem acontecer. Ser batizado no Espírito Santo também não torna você “mais espiritual” que outros crentes.

Como posso ser batizado no Espírito Santo?

Não existe nenhuma fórmula mágica para ser batizado no Espírito Santo. Não podemos forçar Deus (1 Coríntios 12:11). Mas podemos procurar essa bênção.
Se você se arrependeu e aceitou Jesus como seu salvador, você já tem o Espírito Santo dentro de você. Mas se você quiser ficar cheio do Espírito Santo, conte para Deus. Na Bíblia, algumas pessoas ficaram cheias do Espírito Santo quando os líderes oraram por eles, impondo suas mãos. Outras pessoas simplesmente receberam quando estavam orando.
Se você está procurando mas ainda não recebeu, não desespere! Isso não significa que você é “menos espiritual” que outros crentes. Deus tem Seu tempo e sabe o que é melhor para você. Ser batizado no Espírito Santo não é a única forma que Deus tem para lhe abençoar a aprofundar seu relacionamento com Ele. Continue buscando mais de Deus com fé e Ele vai lhe abençoar (Salmos 37:4).

Nenhum comentário:

Postar um comentário