Qual o motivo do joio crescer junto com o trigo? - Se Liga na Informação





Qual o motivo do joio crescer junto com o trigo?

Compartilhar isso

Wilma Rejane

Anos atrás escrevi um estudo sobre Joio e trigo , torno a fazer para acrescentar algumas coisas que as releituras desvelaram. Essa parábola está na sequência da Parábola do Semeador e antecedendo a do grão de mostarda. Assim, no Evangelho de Mateus, essas três parábolas podem ser lidas conjuntamente e acredito que não estão ordenadas de forma aleatória, mas proposital.

Na parábola do semeador Jesus é o que lança as sementes, estas germinarão e darão frutos de acordo com o tipo de solo: “ E quanto à semente que caiu em boa terra, esse é o caso daquele que ouve a palavra e a entende, e dá uma colheita de cem, sessenta e trinta por um". Mateus 13:23.

Já na parábola do Joio e do trigo a ênfase está no fruto. Este sim é que define a qualidade da planta, da colheita e até do semeador:

Jesus lhes contou outra parábola, dizendo:

"O Reino dos céus é como um homem que semeou boa semente em seu campo.  Mas enquanto todos dormiam, veio o seu inimigo e semeou o joio no meio do trigo e se foi.   Quando o trigo brotou e formou espigas, o joio também apareceu.  Os servos do dono do campo dirigiram-se a ele e disseram: O senhor não semeou boa semente em seu campo? Então, de onde veio o joio? Um inimigo fez isso, respondeu ele. Os servos lhe perguntaram: O senhor quer que o tiremos?Ele respondeu: 'Não, porque, ao tirar o joio, vocês poderiam arrancar com ele o trigo.  Deixem que cresçam juntos até a colheita. Então direi aos encarregados da colheita: Juntem primeiro o joio e amarrem-no em feixes para ser queimado; depois juntem o trigo e guardem-no no meu celeiro'". Mateus 13:24-30.

A explicação da parábola, dada por Jesus:

O que semeia a boa semente é o Filho do homem;  o campo é o mundo; a boa semente são os filhos do reino; o o joio são os filhos do maligno;  o inimigo que o semeou é o Diabo; a ceifa é o fim do mundo, e os celeiros são os anjos.  Pois assim como o joio é colhido e queimado no fogo, assim será no fim do mundo.  Mandará o Filho do homem os seus anjos, e eles ajuntarão do seu reino todos os que servem de tropeço, e os que praticam a iniquidade,  e lançá-los-ão na fornalha de fogo; ali haverá choro e ranger de dentes.  Então os justos resplandecerão como o sol, no reino de seu Pai. Quem tem ouvidos, ouça. Mateus 13: 37-43.

No campo e no mundo

Na lei romana existia a proibição de que inimigos de fazendeiros - como forma de boicote ou até mesmo vingança - semeassem joio (cizânia) nos campos de trigo. (Trench pag 72,73). A motivação para ação era ódio e inveja. E tal qual o caráter corrompido desse semeador de joio era o fruto dessa planta, também chamada de cizânia e que se espalha com muita facilidade em qualquer tipo de solo.

Joio e trigo crescendo no mesmo campo têm suas raízes entrelaçadas. É praticamente impossível fazer uma colheita do joio no campo do trigo sem haver prejuízos para safra e agricultor. Arrancou o joio, o trigo vem junto! Por isso, o mais prudente é deixar os dois crescerem juntos e quando os grãos despontarem, ai sim, faz-se a colheita.

Além do aspecto de entrelaçamento de raízes (joio e trigo) existe ainda a incrível semelhança entre as plantas: joio e trigo são idênticos, mas as diferenças se tornam visíveis quando crescem e despontam os frutos, ou grãos. Grãos de trigo são pesados, graúdos. Grãos (?) de joio nem são grãos, mas qualquer coisa que os imite e de forma muito inferior.
O Semeador e as sementes

O trigo expressa o caráter de seu Semeador: Jesus.Tem o objetivo de povoar o campo com sementes que alimentam e trazem vida. O trigo é o homem revestido de Cristo, operando de acordo com o propósito para o qual foi criado:  “E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança;  E criou Deus o homem à sua imagem: E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra,  E disse Deus: Eis que vos tenho dado toda a erva que dê semente, que está sobre a face de toda a terra...E viu Deus tudo quanto tinha feito, e eis que era muito bom” Gn 1:26-31.

Trigo é a igreja, são os filhos de Deus. Estes estão sob os cuidados atentos do dono do campo e nenhuma semente, nenhum molho, será desperdiçado. E assim como o trigo crescido se curva em direção à terra, por conta do peso dos grãos, assim são os que servem ao Senhor Jesus: frutificando, crescendo e ainda que diminuam pela servidão e humildade, permanecerão grandes. 


Agricultores não empreendem tempo, nem força, nem recursos para plantar joio, ele cresce com facilidade, já o trigo necessita de trabalho e equilíbrio para ser cultivado. É preciso paciência para não perder a colheita por conta dos ataques dos  inimigos, que de forma cruel, semeiam  joio (cizânia) no campo de trigo.

Quem plantou o joio foi o diabo, quando o homem dormiu. Quando Adão pecou, quando Eva não vigiou.

Há joio no mundo, na igreja, em todo lugar. Onde houver trigo, haverá trigo. O joio expressa o caráter de seu semeador. Assim como a planta e os grãos de joio são degenerados, assim é o homem cheio de pecado. Joio é amargo, um tanto indigesto, dá náuseas tonturas. Assim é o pecado que provoca sofrimento na mente, no espírito e no corpo.

Joio pode se comportar como trigo, mas não por muito tempo, na hora do despontar dos frutos, a distinção entre um e outro fica clara. O filosofo Sponville, em seu livro "Pequeno Tratado das Grandes Virtudes" disse algo muito verdadeiro sobre viver de aparências: " Um canalha pode ser simpático a primeira vista e mesmo à  segunda. Pode ser polido, fiel, corajoso, prudente e tudo de mais agradável, mas apenas ocasionalmente porque se essa fosse sua essência, esses valores seriam constantes e ele não seria canalha" (Sponville pag 116)

Podemos trazer esse exemplo para a vida cristã. Não é possível ser cristão "ocasionalmente", à primeira ou à segunda vista. As aparências do falso cristão podem até enganar, mas não por muito tempo.


No meio da plantação

Os campos de trigo são como os homens nascidos de novo: "Porque o grão de trigo precisa morrer para dar muito fruto" João 12:24.

No capitulo II do livro de Jó, existe uma passagem que considero muito fiel a parábola do joio e do trigo e ela me veio à mente quando certa vez perguntei ao Senhor: “ Deus, por que o joio tem que estar no meio do trigo? Por que o diabo se apresenta também nas igrejas, na vida do cristão? “ E a resposta que me veio como uma voz suave, tal qual uma brisa, foi:

“ Num dia em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o Senhor, veio também, Satanás entre eles apresentar-se perante o Senhor” Jó 2:1

Eis o joio no meio do trigo, ambos no mesmo campo de cultivo. O campo é o mundo. Os filhos de Deus são provados nesse mundo, inclusive na igreja onde idealizamos um "campo só de trigo".  Satanás se apresentou perante Deus, naquele momento, para falar sobre um justo (Jó), pedir autorização para prová-lo. Tal qual aquele inimigo do agricultor, citado anteriormente, no inicio do artigo, Satanás tenta destruir os filhos de Deus. Jó não tinha ideia do que acontecia no mundo espiritual, não sabia a causa de seu sofrimento. Muitas vezes também não temos discernimento de saber o que advém de consequência natural da vida ou do sobrenatural. Contudo, Deus está atento e disposto a reerguer, restaurar, os campos devastados. O sofrimento com Deus produz crescimento.

E por que O Semeador de trigo (Jesus) não acaba de uma vez  com o joio, com o Inimigo? Porque se arrancar o joio, o trigo poderá vir junto e aqui, uma grande benção! Joio não se transforma em trigo, mas o motivo de não se fazer uma colheita precipitada é que o trigo ainda está se multiplicando,  as sementes caindo na boa terra, germinando e dando  frutos! A consumação dos séculos está ordenada por Deus e Ele sabe quantos molhos de trigo estarão na grande colheita e quantos de joio irão queimar no fogo.


Deus nos guarde.

Pesquisa:

Sobre a lei romana na parábola: Notes on the parables of Our Lord (1906). Author: Trench, Richard Chenevix, 1807-1886. Subject: Jesus Christ Publisher

Sponville. André- Pequeno Tratado das Grandes Virtudes, 2ª edição, Martins Fontes, 2009.

Biblia de Estudo Plenitude, SBB, Revisada e atualizada.

Um comentário:

  1. Abençoada mensagem, que os filhos esteja atentos ao que o Espírito fiz às igrejas.
    Amém

    ResponderExcluir