Escola Bíblica Dominical: Bem Aventurados os Pobres de Espírito - Se Liga na Informação





Escola Bíblica Dominical: Bem Aventurados os Pobres de Espírito

Compartilhar isso
"Bem Aventurados os Pobres de espírito, porque deles é o Reino dos céus"
Mateus 5.3
Texto Bíblico Básico: Mateus 6.19-21; 31-33
O QUE É SER POBRE DE ESPIRITO?

Algumas traduções para o português, as mais antigas, como, por exemplo, a versão de João Ferreira de Almeida Revista e Corrigida traduz como “pobres de espírito”. As versões mais novas e revisadas trazem a tradução como “humildes de espírito”. Essa palavra “pobre” ou “humilde” no grego é “ptochos” e pode significar alguém que é pobre materialmente falando; mas, nesse texto, ela significa algo como “humilde, aflito, destituído de virtudes cristãs e riquezas eternas”. Conforme observamos, o complemento “de espírito” no texto mostra que a intenção de Jesus não era de falar sobre riquezas materiais. A melhor forma de entender o que Jesus quis dizer com pobres de espírito é buscarmos o que seria o contrário disso. O contrário, considerando o contexto, seria “orgulhosos de espírito”, ou seja, pessoas que desprezam a Deus por não acharem que precisam de Dele, por não O reconhecerem como Senhor de suas vidas, por não O buscarem de fato e de coração. Esses tipos de pessoas não podem herdar o reino de Deus. Os humildes ou pobres de espírito se caracterizam pelo fato de terem dentro de si um reconhecimento de quem são de verdade, de suas fraquezas, de sua condição pecaminosa, de sua pequenez, de sua total dependência de Deus e da atuação do Senhor em suas vidas. São pessoas interiormente humildes (pobres), pessoas que de fato reconhecem a grandeza de Deus e se submetem a Ele de coração. Esse é o tipo de pessoa que Jesus afirma que possui o reino de Deus em suas vidas e que irão gozar das bênçãos do Senhor não só aqui na terra, onde serão bem-aventuradas (plenamente felizes), mas também herdarão a maior bênção de todas, a salvação proporcionada por Deus em Cristo Jesus.

Como ser pobre de espírito?

(5) Não existe uma receita passo a passo para ser pobre de espírito. O que existe é um exemplo do que é ser pobre de espírito. E esse exemplo é o próprio Cristo“antes, a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se em semelhança de homens; e, reconhecido em figura humana, a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até à morte e morte de cruz” (Filipenses 2:7-8). Paulo conseguiu visualizar isso e declarou: “Sede meus imitadores, como também eu sou de Cristo” (1 Coríntios 11:1). Buscar ser como Cristo foi nos levará diretamente a sermos pobres (humildes) de espírito conforme Deus deseja que somos.
Ser pobre de espírito significa ser humilde e reconhecer sua dependência total de Deus. Quem é pobre de espírito sabe que precisa de mais de Deus. A Bíblia diz que o Reino dos céus pertence aos pobres de espírito.
Jesus virou nossos valores do avesso. Muitas pessoas querem ser ricas e autossuficientes, sem depender de ninguém. Mas Jesus disse que o verdadeiro abençoado é o pobre de espírito! Somente quem encontra segurança em Deus receberá o Reino dos céus.
Ser pobre de espírito é entender que sozinho você é pobre (Salmos 40:17). Toda sua vida depende de Deus. Sem Ele, não há vida. Seu sustento e sua segurança não dependem apenas de seu esforço. Você precisa de Deus.
Ser pobre de espírito não significa rejeitar toda riqueza nem viver na miséria. Ser pobre de bens não garante pobreza de espírito. Ser pobre de espírito também não significa se odiar nem desprezar tudo que você é. Ser pobre de espírito é entender que tudo que você e que você alcança vem de Deus e depende inteiramente dele. A glória pertence a Deus, não a você.
Como podemos saber se somos pobres de espírito? Aqui estão algumas características de alguém que é pobre em espírito:
  1. Sempre humilde aos seus próprios olhos. Ele não se exalta; ele não é orgulhoso. Mesmo que ele possa ser considerado insignificante por outros, ele vê tudo como a vontade de Deus e se alegra que ele é permitido compartilhar os sofrimentos de Cristo. Torna-se natural para ele seguir o caminho do Cordeiro; humilhação torna-se seu alimento, exaltando sua recompensa. (1 Pedro 5: 5; 1 Pedro 4:13; 1 Pedro 5: 6)
  2. Gosta de fazer todo o seu trabalho no oculto e não recebe a honra dos homens. (Mateus 6: 1-4)
  3. Gosta de ocupar o lugar mais baixo, não porque deseja ser mais estimado, mas porque pensa que é precisamente este o lugar adequado para ele. (Lucas 14: 7-11; Filipenses 2: 3)
  4. Reservado em sua conduta – nem agressivo nem exigente.
  5. Gosta de desistir de suas vantagens para o benefício dos outros. (Filipenses 2: 4)
  6. Não procura ser algo grande, seja em um nível terrestre ou espiritual; Seu único desejo é fazer a vontade de Deus de momento a momento.
  7. Não procura ganhar influência com as pessoas, mas todo o seu anseio é que as pessoas possam estar sob a influência de Deus. (1 Coríntios 2: 1-5; 1 Coríntios 9: 19-23)
  8. O tempo é precioso para ele – ele não tem nada a perder; mas ele é calmo e nunca é levado a fazer nada às pressas. (Efésios 5: 16-17)
  9. Santifica-se para que os outros, pelo seu exemplo, possam se santificar na verdade. (João 17:19; 1 Timóteo 4:16)
  10. Nega-se para que sua vida não seja uma ofensa aos outros de alguma forma. (Mateus 16:24)
  11. Satisfeito com a cruz que Deus lhe dá para suportar, e ele não reclama quando os outros o incomodam.
  12. Não recua nos sofrimentos de Cristo, de modo que depois de ter sido testado, ele pode ajudar outros. (Romanos 8:18; 2 Coríntios 1: 3-5)
  13. Não recua nos sofrimentos de Cristo, de modo que depois de ter sido testado, ele pode ajudar outros. (Romanos 8:18; 2 Coríntios 1: 3-5)
  14. Valoriza muito o fato de que, onde quer que esteja ou esteve, outros devem encontrar apenas a verdade, seja ela espiritual ou terrestre.
  15. Seu amor o compele a contribuir para o bem dos outros; ele sente que está em dívida com todos. Sua vida evolui como a vida de um servo, e ele está mais do que disposto a suportar os encargos dos outros.
  16. Nunca sonha com grandes coisas, mas leva em consideração as pequenas coisas. Nenhum trabalho é insignificante e ninguém é pequeno demais para ser servido.
  17. Ele não discrimina e é um servo de todos. Portanto, ele vai tão prontamente para onde a tristeza prevalece quanto para onde a alegria está transbordando. (Marcos 9:35; 1 Coríntios 9: 19-23; Romanos 12: 15-16)
  18. Vive a vida com o propósito de se entregar como um sacrifício. (Marcos 10:45; João 15: 12-13)
  19. Provavelmente pise nos espinhos se ele puder refrescar os outros em seus sofrimentos ao fazê-lo. (2 Coríntios 1: 3-6; Colossenses 1:24)
  20. Seu ouvido está aberto à voz de Deus, não apenas para apreciá-lo em auto-satisfação, mas para fazer o que ele ouviu. (Tiago 1:22)
FONTES DE PESQUISA

Nenhum comentário:

Postar um comentário