Existe algum problema em pedir o pão de cada dia? - Vincent Cheung - Se Liga na Informação





Existe algum problema em pedir o pão de cada dia? - Vincent Cheung

Compartilhar isso

De E-mail

Sempre que vou orar e tenho alguma necessidade financeira, eu paro. Vem em minha mente a ideia de que, se Deus já tem me dedo o necessário, é errado pedir-lhe para me abençoar financeiramente. Nos últimos dias orei e pedi a Deus que abençoasse minha vida financeira. Nunca mais me preocupei com as finanças nos últimos dias em que pedi a ele que me abençoasse.
Às vezes eu tenho a idéia de que talvez isso seja pecaminoso, mas percebi que poderia ser um tipo de auto piedade e falsa humildade.
Eu posso ter recebido um ensinamento sobre o "evangelho da pobreza" durante a adolescência, e devo me livrar desse ensino errado o mais rápido possível.

Resposta

A hesitação certamente vem da tradição dos homens e da voz de Satanás projetada para roubar seus direitos em Cristo, e para destruir seu potencial de ser um exemplo da bondade e generosidade de Deus, também para tirar sua habilidade de mostrar o amor prático à família e à humanidade, há outros necessitados e, claro, reduzir enormemente a sua eficácia em espalhar a palavra de Deus.
Você não precisa ter dinheiro para se apaixonar por dinheiro. Na verdade, ter medo do dinheiro já é o amor ao dinheiro, até mesmo a adoração do dinheiro. A maioria daqueles que pregam contra receber a prosperidade de Deus pela fé estão completamente apaixonados por dinheiro. 

Por que eles são tão obcecados com a pobreza, com o sofrimento e com o policiamento do dinheiro que outras pessoas têm? Eles são os obcecados com dinheiro, só que eles não têm a fé - ou mesmo um pouco de respeito por Deus - para recebê-lo dEle como crianças. Eles não pensam nele como Pai, mas como uma rocha sagrada ou estátua que eles adoram. Pensamentos que contradizem as promessas de Deus vêm do diabo, mas você pode superá-los. Jesus disse que quando a palavra de Deus é semeada no coração, se não crescer, o diabo virá e roubará. O diabo virá como "Deus realmente disse?" Então, a resposta é rever e reafirmar que, sim, Deus realmente disse isso e aquilo. E então seja um praticante da palavra.

Um evangelho de pobreza sem sentido e sofrimento estúpido, é facilmente tornado popular porque fará com que as pessoas se sintam especiais para Deus e muito espirituais, sem exigir que mudem alguma coisa, ou que tenham fé em qualquer coisa. A maioria deles já está lá. A mensagem simplesmente vem e diz:

"Sim, seu sofrimento é bom para você. Você é tão humilde por suportar isso. Essa é a vontade de Deus para você. Deus não ajuda você não porque você não tem fé, mas porque você tem muito! Ele tem algo melhor para você. Esqueça o que a Bíblia promete. Se ela promete algo bom ou confortável, então deve significar outra coisa. Não deixe que Satanás engane você para pensar que Deus quer dizer o que ele diz. Ele geralmente significa o oposto ". 

Esta é a mensagem mais amigável para a maioria das pessoas. Como mencionei em O Limite da Glória o povo de Israel não sofreu por causa da perseguição ou por causa da obediência - eles nunca enfrentaram seus inimigos. O sofrimento deles veio do ambiente natural agravado por sua própria incredulidade e atitude podre. Com base em seu nome, sua palavra e sua própria natureza, Deus prometeu libertá-los de seu ambiente hostil. Mais do que isso, ele disse que eles não apenas seriam libertados, mas até mesmo prosperariam muito se avançassem na fé e confrontassem seus inimigos, e aproveitassem do que lhes pertencia. Mas eles se recusaram e, em vez disso, formularam uma teologia que dizia que Deus foi quem os levou para lá para sofrer, que Deus estava fazendo tudo isso para eles.

No entanto, foi Deus quem lhes prometeu a terra do leite e do mel e ordenou-lhes que caminhassem. Foi Deus quem lhes disse para seguir em frente e aproveitar a vida. Mas porque eles o rejeitaram, Deus os deixou para morrer e viver a vida que eles disseram que os estava fazendo viver.

Esta é também a história da igreja. Em alguns lugares, especialmente em áreas do mundo onde os "cristãos" de mente elevada têm o luxo de discutir sobre essas coisas, quase 100% de seu sofrimento vem de seu ambiente natural, de seus problemas cotidianos e não da perseguição das pessoas ou do governo. 

E eles fazem desse tipo de sofrimento a base de seu relacionamento com Deus e sua teologia de Deus. Eles são escravos em suas mentes como o povo de Israel. Isto é, exceto aqueles que em um milhão entre nós que são como Calebe e Josué. Na igreja, a incredulidade tem sido a maioria, e são eles que escrevem a história da igreja a partir da perspectiva humana. Graças a Deus, temos a versão da história de Deus sobre o povo de Israel. Caso contrário, a teologia da incredulidade de Israel teria sido a versão ortodoxa, e Calebe e Josué teriam sido os hereges. De fato, o povo de Israel queria apedrejá-los quando falavam com fé sobre as promessas de Deus. Eles trataram a fé como se fosse algo perigoso, algo herético. Quando temos discordâncias na igreja sobre as boas promessas de Deus, isso é o que está acontecendo.

O Israel esteve sob a escravidão por 400 anos de história. Quem foi Moisés para vir e dizer-lhes algo diferente? Mas a teologia e a missão de Moisés começaram desde José e até mesmo de Abraão, que foram informados sobre os 400 anos de escravidão e depois a liberdade. Se Israel tinha a ortodoxia histórica da escravidão, então Moisés tinha a ortodoxia pré-histórica da graça, prometida há muito tempo a Abraão, que vem desde Adão. É uma ortodoxia eterna na mente de Deus. 

Do ponto de vista dos homens, Moisés era o herege. Eles resistiram a ele. Da perspectiva de Deus, esses pirralhos teimosos e ingratos escutam melhor e mudam, ou morrem em seus pecados. E todos eles morreram.


A Bíblia diz que eles eram uma congregação, eles foram circuncidados, eles foram batizados, e eles estavam comendo e bebendo da rocha que era Cristo. E então Deus deu a todos eles a destruição! Seus corpos estavam por todo o deserto. Eles culparam tudo na vontade de Deus? Muito bem! Essa foi a vontade de Deus então. Deus deixou a sua própria teologia eliminá-los de sua existência. 

A igreja adotou uma teologia da escravidão por centenas de anos. Mesmo agora, a narrativa dominante é a da escravidão. Mesmo a assim chamada teologia da graça é apenas uma graça simbólica no meio da escravidão, apenas para a transição para outra fase da escravidão. Não há plenitude de liberdade e poder, ou uma terra de leite e mel.
Naturalmente, Deus sempre deixa um remanescente, e assim sempre houve pessoas como Josué, e homens não espirituais sempre suspeitaram de pessoas de fé. Para que a igreja como um todo avance, essas pessoas devem MORRER. Isto é uma afirmação dura? Mas Deus realmente fez isso com essas pessoas. Pessoas de incredulidade devem morrer. Talvez uma nova regeneração tenha fé em Deus. Mas como indivíduo, você pode progredir agora.

Só posso recomendar materiais que publiquei e aqui estão vários itens





https://www.vincentcheung.com/2018/01/11/he-ha-to-deal-with-jesus-theology/



É lamentável que você não consiga acessar os materiais que eu forneço em um círculo menor. Como Jesus, que diria algo em público e depois o explicaria de maneira mais completa em particular, uma ampla audiência pública deve ser tratada de maneira diferente. Eu digo coisas muito mais fortes sobre fé, cura, os poderes do Espírito, as promessas de Deus, e tais coisas entre o meu próprio povo.

Lá eu sou capaz de reduzir as polêmicas ao mínimo e ensinar diretamente o que a palavra de Deus diz e como aplicá-la. No entanto, com o público mais amplo, muitas pessoas que se dizem cristãs ainda estão debatendo se devem ou não acreditar no que Deus disse sobre essas coisas. Eles nem chegaram ao ponto de partida. Eles ainda estão debatendo as coisas mais elementares sobre Deus. 

Eles ainda estão lutando sobre “se” suas promessas significam o que elas obviamente dizem. Como Jesus disse: "Eu tenho muitas outras coisas para dizer a você, mas você não pode suportá-las agora."
Ele também disse que não devemos dar pérolas de sabedoria para pessoas que são como porcos estúpidos, porque eles não vão ouvir você, mas eles se voltarão para atacá-lo. Então você cria problemas para si mesmo para o lucro de ninguém. Nem todo mundo é assim, mas quero dizer que a audiência pública é muito mista.

E então você deve incluir um monte de polêmicas irritantes e detalhes tediosos que aqueles que aceitam a palavra de Deus há muito tempo tomam como certo. Espero que você possa chegar rapidamente a esse ponto sozinho. Você tem a mesma palavra de Deus. Não deixe aqueles que desejam discutir com você mantê-lo no lugar para sempre.


Tradução: Edu Marques


Cristão Protestante, Servo de Cristo,Missionário e estudante de Teologia. Estudou Curso Bíblico e Teológico no CEIBEL, Capelania Hospitalar pelo CPO, Teologia Pastoral e Missiologia pelo Seminário Teológico Nacional, Bacharel em Teologia pela Universidade da Bíblia, Bacharel em Teologia Reformada na FATERGE - Faculdade de Teologia Reformada de Genebra, Mestrado em Teologia pelo ESBI (SEPAT). Casado e pai de dois filhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário