Inhambupe: Presidente da Câmara convoca colegas vereadores para debater sobre as perfurações de poços artesianos feitas no município - Se Liga na Informação





Inhambupe: Presidente da Câmara convoca colegas vereadores para debater sobre as perfurações de poços artesianos feitas no município

Compartilhar isso
Na sessão da última Terça-Feira (18) o Presidente da Câmara Jeovan Vieira usou a tribuna para convocar os vereadores para nos próximos dias enfrentar um embate sobre um problema sério que vem ocorrendo no município: a perfuração desordenada de poços artesianos. Além disso, Jeovan alertou sobre o Aquecimento global que é o processo de aumento da temperatura média dos oceanos e da atmosfera da terra que são provocadas por práticas irresponsáveis de pessoas que só pensam em seus enriquecimentos sem medir as consequências ambientais e sociais. 



Um estudo feito pelo o Instituto Trata Brasil em conjunto com a USP aponta que quase 88% dos poços artesianos do País são clandestinos. A perfuração ilegal é uma ameaça ao meio ambiente, e água subterrânea captada de forma irregular está sujeita à contaminação. Esse estudo também aponta que o país tem 2,5 milhões de poços. Caso todo o volume de água fosse regularizado e cobrado pelas operadoras públicas, a receita chegaria a R$ 59 bilhões por ano.



Em Inhambupe, a situação dos poços artesianos não é diferente do restante do país. Sabendo disso, a Câmara de vereadores promete um verdadeiro debate sobre essa questão. O Vereador Gleibson relatou que tem recebido uma série de denúncias de grande quantidade de perfurações supostamente irregular que está sendo praticadas no município. O Vereador Uelson propôs a todos que se realize uma audiência pública para discutir esse tema e verificar a necessidade de atualizar a legislação municipal para inibir as perfurações irregulares que trás grandes impactos ao meio ambiente em nosso município.



Consequências de Perfurações irregulares

 

·               Contaminação das águas subterrâneas

·               Impacto da falta de saneamento básico

·               Diversificação e crise hídrica

·               Prejuízo ao Lençol Freático

·               Aquecimento Global



Nenhum comentário:

Postar um comentário