O Que Entendemos Por Avivamento? - Se Liga na Informação





O Que Entendemos Por Avivamento?

Compartilhar isso

Quando falamos de avivamento, não estamos falando de um tipo de reunião evangelística programada que uma igreja decide realizar. Mesmo que os esforços humanos estejam definitivamente envolvidos, um verdadeiro avivamento não é algo que as pessoas trazem. Pelo contrário, é - acima de tudo - uma obra de Deus.

Por causa desta discussão, um avivamento pode ser definido como:
 Uma obra graciosa de Deus - em resposta às orações concertadas de Seu povo - pelas quais o Espírito Santo renova profundamente a igreja de um período de declínio espiritual, e concede um poder e sucesso tão notável à proclamação do evangelho que transforma dramaticamente uma geração.
O famoso historiador cristão Earle Cairns escreveu que "o avivamento se aplica principalmente aos crentes e resulta em uma caminhada, testemunho e trabalho cristãos mais profundos, tanto em casa como fora. O evangelismo é tanto um produto do avivamento como um estímulo ao reavivamento".

Avivamento é quando Deus faz uma obra em Seu povo espiritualmente apático que faz com que eles o busquem mais uma vez apaixonadamente:

“...vivifica-nos, e nós invocaremos o teu nome. Reabilita-nos, Senhor Deus dos exércitos; faze resplandecer o teu rosto, para que sejamos salvos” (Salmo 80:18b-19).

Avivamento é o que acontece quando Deus responde a oração do Salmo 85:4-7;

“Restabelece-nos, ó Deus da nossa salvação, e faze cessar a tua indignação contra nós. Estarás para sempre irado contra nós? estenderás a tua ira a todas as gerações? Não tornarás a vivificar-nos, para que o teu povo se regozije em ti? Mostra-nos, Senhor, a tua benignidade, e concede-nos a tua salvação” (Salmo 85:4-7).

É por isso que Esdras orou, após os tempos sombrios do exílio de seu povo na Babilônia, quando ele disse:

“Agora, por um pequeno momento se manifestou a graça da parte do Senhor, nosso Deus, para nos deixar um restante que escape, e para nos dar estabilidade no seu santo lugar, a fim de que o nosso Deus nos alumie os olhos, e nos dê um pouco de refrigério em nossa escravidão” (Esdras 9:8).


Em períodos de grande declínio espiritual e moral - um tempo de “escravidão”, como Esdras teria chamado - Deus muitas vezes graciosamente permite que Seu povo veja a desesperança da situação e clame a Ele por um novo despertar para os tempos:

“Eu ouvi, Senhor, a tua fama, e temi; aviva, ó Senhor, a tua obra no meio dos anos; faze que ela seja conhecida no meio dos anos; na ira lembra-te da misericórdia”.(Habacuque 3:2).

E nesses momentos, é o maior prazer de Deus ouvir essas orações e conceder temporadas necessárias de renovação:

“Porque assim diz o Alto e o Excelso, que habita na eternidade e cujo nome é santo: Num alto e santo lugar habito, e também com o contrito e humilde de espírito, para vivificar o espírito dos humildes, e para vivificar o coração dos contritos" (Isaías 57:15).

Tais derramamentos de avivamento sobre o povo de Deus foi o que o apóstolo Pedro antecipou quando falou de "tempos de refrigério" da presença do Senhor (Atos 3:19).

Seis tipos diferentes de avivamento:

  1. Avivamento pessoal - dentro da vida de um cristão individual.
  2. Avivamento Institucional - geralmente dentro de uma igreja ou escola.
  3. Avivamento Regional - que se espalha dentro de uma comunidade local ou grupo de igrejas.
  4. Avivamento Especializado - focando em pessoas de um determinado grupo etário ou contexto.
  5. Avivamento Nacional - um movimento espiritual transformador dentro de um país inteiro.
  6. Avivamento Global - com impacto em várias nações em todos os continentes de uma só vez.

Nenhum comentário:

Postar um comentário