O Significado de Nossa Fé - Se Liga na Informação





O Significado de Nossa Fé

Compartilhar isso


Texto: 1 Pedro 1:3-12

Introdução: Em seu livro, Seis Horas De Uma Sexta-feira, Max Lucado conta a história de como ele e seu barco sobreviveram a um furacão. Um velho homem do mar deu a Max Lucado o conselho de levar seu barco para águas profundas, soltar quatro âncoras em cada canto do barco e orar para que as âncoras fossem seguras. Max Lucado sobreviveu a essa tempestade, mas ele diz que aprendeu uma lição importante, todos nós precisamos de uma âncora que se mantenha durante as tempestades da vida.


Essa âncora é nossa fé. Em que você colocou sua fé? Quão importante é ter fé? Onde encontramos uma fé forte o suficiente para atravessar as tempestades da vida? Pedro sabe quão importante é a fé e nos dá uma grande imagem da fé, uma fé com a qual podemos ancorar profundamente e uma fé que nos manterá durante as tempestades da vida.





Quando Pedro escreveu sua carta, as coisas estavam mudando. No começo da igreja do primeiro século, o governo permaneceu despreocupado com essa nova seita religiosa. Como a igreja cresceu, as restrições do governo aumentaram. Pedro está escrevendo para um povo que está achando cada vez mais difícil viver sua fé.



Mesmo hoje, não é fácil ser cristão, mas precisamos encontrar uma maneira de viver nossa fé sem concessões.



Pedro nos ajuda a entender melhor como viver uma autêntica fé centrada em Cristo no meio de alguns momentos difíceis.



I. Fé Intemporal. V. 4-5


A questão não é se temos fé, cada um tem fé. O ateu acredita que seu raciocínio racional removeu a possibilidade de Deus. Ele tem fé em sua capacidade intelectual. Outros têm fé em suas habilidades, habilidades, conexões, amigos, família e eles mesmos. Todo mundo tem fé. A questão é onde a sua fé está ancorada?



Mais cedo ou mais tarde, as tempestades da vida começarão a soprar e então a questão se tornará a âncora da fé segura.





Pedro nos dá três razões pelas quais é importante ancorar nossa fé em Cristo.



A. A fé em Cristo é imperecível. Como pode ser isso? Bem, olhe onde a fé em Cristo é mantida; no céu. Jesus diz que devemos colocar tesouros no céu onde a traça e a ferrugem não podem destruir ou o ladrão roubar. Se nossa fé é colocada sobre as coisas deste mundo, então nossa fé perecerá. 



Inúmeros reinos vieram e caíram, economias foram construídas e destruídas, e nações foram estabelecidas e desapareceram. Tudo o que resta de alguns desses reinos são as ruínas que você pode ver em um museu. Somente o reino de Deus permaneceu constante nos últimos dois mil anos. Nossa fé deve ser colocada no céu e não nas coisas deste mundo. Essa é a única maneira pela qual sabemos que nossa fé é imperecível.





B. Nossa fé será incorruptível. Você sem dúvida ouviu a frase, o poder absoluto corrompe absolutamente. É uma declaração que indica nossa natureza pecaminosa. A história está cheia de líderes que começaram com as melhores intenções, mas o orgulho, o ego ou outras falhas ficaram no caminho. Se colocarmos nossa fé em um líder, é apenas uma questão de tempo até que a natureza corruptível do indivíduo seja revelada. 



Mas Cristo não tem pecado e nossa fé está no poder de Deus. Deus tem poder absoluto, mas não é corrompido. Não há orgulho ou ego no poder de Cristo. No âmbito da eternidade, Jesus é a única pessoa que tem poder absoluto, mas não apenas isso, Ele também é a única pessoa para quem o poder absoluto não se corrompeu, nem um pouco. Nossa fé só pode ser incorruptível quando é colocada em Cristo.



C. Nossa fé em Cristo é infalível. Eu sei de muitas pessoas que são pessoas de moda passageira. Eles pulam na última tendência ou ideia, e cerca de seis meses ou um ano na estrada, eles pular em algo novo. Você precisa de um ótimo exemplo? Puxe seus livros de anos. Olhe para os penteados, as roupas que você usava e o tom da cultura. Quanto as coisas mudaram nos últimos 20 ou 30 anos? Jesus é o mesmo ontem, hoje e eternamente. E a fé que temos agora nos verá através dos Últimos Dias

II. Fé Provada. V. 6-8


Nossa fé deve estar ancorada na natureza atemporal de Cristo, mas posso ouvir a pergunta. Como você sabe que a fé em Cristo se manterá durante as tempestades da vida? Por que eu deveria confiar em Cristo? Porque esta não é uma fé comum, é uma fé provada. Inúmeras pessoas depositaram sua fé em Cristo e encontraram a âncora. Pedro sobreviveu a algumas incríveis tempestades de vida, e ele diz que aqui está o que eu encontrei a fé de Cristo quando é colocada a prova. Pedro descobriu que uma fé testada é valiosa, reveladora e centrada no amor.


A. É valiosa. V. 7. Pedro aqui lida com uma grande imagem, o ourives. Um ourives derreteria o metal até se tornar um líquido. Todas as impurezas viriam à superfície e o ourives as arrancaria e permitiria que o metal esfriasse. Ele então voltaria e repetia o processo várias vezes. Seu objetivo era ouro puro. Como ele sabia quando ele tinha ouro puro? Quando nenhuma impureza surgisse na superfície ou quando ele podia ver seu reflexo no ouro derretido.





Pedro diz que nossa fé é como o ouro, como é testado, começará a trazer as impurezas para a superfície. Quando as impurezas são removidas, nossa fé se torna mais valiosa. (1:7) O ouro é o padrão pelo qual definimos valor. Dizemos coisas como "vale a pena pesar em ouro", "o menino de ouro" e "a idade de ouro". Nossas joias são feitas de ouro e nós as vendemos. 



No mundo de Pedro e no nosso, o ouro era considerado uma das coisas mais valiosas que uma pessoa poderia ter. Enquanto o ouro é valioso, é secundário à nossa fé. O ouro pode perecer, mas nossa fé durará. A fé em Jesus Cristo nos levará através desta vida e até mesmo no mundo vindouro. A fé na morte, sepultamento e ressurreição do único Filho de Deus é muito mais valiosa do que o ouro. Nossa fé está em algo eterno, não em algo que pode ser destruído.



B. É Reveladora. V. 7. O ourives sabia que ele teria ouro puro quando ele pode ver seu reflexo no metal. Nossa fé deve refletir Jesus e revelá-lo ao mundo. À medida que crescemos em Cristo, aprendemos mais sobre ele e seu amor. É somente através de uma vida rendida a Cristo, que vamos começar a vê-lo como Ele realmente é.





Quando me casei, passei mais de dois anos namorando minha esposa. No entanto, namorar, não é estar casado. Há um estágio mais profundo de aprendizado sobre o outro no casamento. Começamos a nos ver em uma nova luz. Conforme nossa fé cresce, mais sobre a natureza mais profunda de Cristo nos é revelado. O resultado final de uma fé centrada em Cristo é que nossas vidas são moldadas e transformadas por Ele.



Nossa fé começa a refletir esse conhecimento mais profundo de Jesus, nossas vidas começarão a mudar. Quando você e eu vivemos de forma diferente, porque a nossa fé está crescendo, aqueles que estão ao nosso redor verão a diferença. Muito literalmente, sua vida começa a refletir a imagem de Cristo. Assim como o ourives sabia que ele tinha ouro puro, quando ele olhava para o metal e podia ver seu reflexo, Jesus desejou Seu reflexo em nossas vidas. Isso só pode acontecer em uma fé refinada que tenha sido testada.



C. É centrada em nosso amor por Cristo. V. 8. Pedro fala sobre como amamos a Cristo, embora não o tenhamos visto. Em Hebreus, temos a definição de fé: "Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que não se veem". (Hebreus 11:1). A essência da fé é que ela não requer nossa visão ou prova. Mas note que a fé é "realidade". Só porque algo não é visto não nega sua existência. Se isso fizesse todos nós seriamos sem cérebro, pois duvido que você tenha visto o seu próprio cérebro. Mas nós sabemos que temos um cérebro. Pedro diz que a verdadeira fé é amar a Cristo, você nunca viu, mas ainda sabe que existe.

III. Fé Verdadeira. V. 10-12


Em nossa palavra pós-moderna, muitas vezes ouvimos a afirmação de que o que funciona para você pode não funcionar para mim. Então Pedro teve uma fé em Cristo que era atemporal. Sua fé foi valiosa, reveladora e cheia de amor. Mas como isso significa que o que funcionou para Pedro vai funcionar para mim? Quase como se Pedro antecipasse sua pergunta, ele escreve sobre a fé dos outros.


Os profetas do Antigo Testamento encontraram sua fé em Deus. (1:10) Deus falou aos profetas e disse-lhes que o Messias estava chegando. Ele lhes deu uma esperança de que Aquele que poderia libertá-los estava a caminho. A mensagem dos profetas pode ser resumida como: "Espere. Deus está trabalhando e o Messias está chegando. Prepare-se, seu libertador está chegando". Isso não soa como uma mensagem para as pessoas no final da corda, para pessoas que não sabem para onde ir? É uma mensagem de esperança e encorajamento. É uma promessa. Quantas pessoas você sabe que precisam ser encorajadas a não desistir. Quantas pessoas neste lugar precisam ser informadas de que há ajuda em seu caminho. Pode ser que você precise ouvir que as promessas de Deus são para você. Essa é a mensagem dos profetas do Antigo Testamento.





Pedro salienta que a verdadeira fé não está unicamente ligada aos profetas, mas também ao cumprimento dessas profecias. Existe uma fé no sofrimento e crucificação de Jesus. (1:11)
Eu tenho recentemente feito algumas aulas de pregação. Um par de semanas atrás, em uma das palestras, um professor disse uma coisa surpreendente. Ele disse que o cristianismo é a única religião que não pode se reinventar. Todas as outras religiões são baseadas em uma base filosófica. Outras religiões foram criadas a partir de uma mente humana. O professor prosseguiu afirmando que, se todas as religiões fossem eliminadas da face da terra, alguém poderia vir, ter os mesmos pensamentos e ideias e recriar qualquer uma das religiões.



Mas não é assim com o cristianismo. Nossa fé é construída sobre as profecias do Antigo Testamento, profecias que diziam que o Messias está chegando. Nossa fé é construída sobre Jesus. Acreditamos que ele é o Messias, a personificação das profecias do Antigo Testamento. Nós acreditamos que Ele morreu em uma cruz pelos nossos pecados e que ele ressuscitou. Nós acreditamos que ele está voltando.



Se todo o cristianismo fosse destruído, como poderíamos recriá-lo em nossas mentes? Nós não poderíamos. Nossa fé não é construída sobre filosofia, intelecto ou especulações criativas. Nossa fé é construída sobre o fato histórico de que Jesus, o único Filho de Deus, morreu em uma cruz romana, em Jerusalém, em uma colina chamada Gólgota, em 30 dC. Nossa fé não pode ser recriada, mas graças a Deus é uma fé que passou pelo teste do tempo, provou-se fiel quando testada e é a única fé verdadeira que se mantém nas tempestades da vida.





Pedro então fala de como a fé do Antigo Testamento e dos Evangelhos é para estes dias atuais. (1:12)
Pedro literalmente diz: "Anjos desejam ver essas coisas". Você pode imaginar como isso deve ser? Anjos estão inclinados sobre a borda do céu e olhando para baixo. Eles viram o que Deus fez com os profetas. Eles viram como Jesus cumpriu as profecias com Seu nascimento, vida, morte e ressurreição. Os anjos viram Lúcifer ser expulso do céu, a ressurreição de Cristo, os mortos ressuscitados, o Mar Vermelho partido e os demônios exorcizados. Mas o que eles desejam ver é o que Deus vai fazer agora. Os anjos estão observando você e eu, e eles querem ver como será o próximo capítulo. Como nossa fé e as grandes ações de Deus se encontrarão? Como disse Mardoqueu a Ester, quem sabe que você veio para o reino por um tempo como este? Nosso tempo para viver nossa fé é agora.



Conclusão: Todos nós temos fé, mas sua âncora de fé aguentará as tempestades da vida? Sua âncora de fé é uma verdadeira âncora? Sua fé é construída sobre a verdade das escrituras? Sua fé é provada? Você sabe quão valiosa, reveladora e cheia de amor, uma fé em Cristo é? Sua fé é atemporal, ou será que a mais nova moda ou a mais recente filosofia fará com que você se associe a uma nova âncora? Somente uma fé em Cristo é verdadeira, provada e atemporal.



Não é uma questão de se você tem uma fé. Não é uma questão de se as tempestades da vida virão. A questão é, sua âncora da fé, aguentar as tempestades? O tempo para ancorar sua esperança e fé a Cristo é agora, antes que as tempestades apareçam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário