PROVÉRBIOS, UM LIVRO DE SABEDORIA - Se Liga na Informação





PROVÉRBIOS, UM LIVRO DE SABEDORIA

Compartilhar isso
 Versículo do dia"O temor do Senhor é o princípio da sabedoria, e o conhecimento do Santo a prudência.", Pv 9.10

Para impactar
A sabedoria de Deus em nossa vida faz com que nos tornemos pessoas que acertamos mais, que amamos mais e que vivenciamos mais o poder do Senhor em nossa vida.

Textos de Referência.
Pv 1.1-7

Introdução
O livro de Provérbios é um manual de instruções concernente à sabedoria de Deus e como o homem pode adquiri-la. A humanidade precisa de mais pessoas que ajam segundo a sabedoria do Senhor, e assim tomem decisões mais assertivas.

#pontochave
“O Senhor não retém sua sabedoria como algo indivisível, pelo contrário, Ele a usa como forma de conselho para ajudar e beneficiar o homem que busca sabedoria divina."
1. ENTENDENDO A SABEDORIA
Definição de sabedoria: qualidade de pessoa sábia, que tem grande conhecimento, um erudito, domínio sobre determinados assuntos.


1.1 A sabedoria de Deus
A sabedoria humana é muito importante para o desenvolvimento da sociedade, porém essa sabedoria, apesar de muito útil, não é infalível e nem perfeita. O conhecimento pleno sobre algum assunto faz com que pessoas se destaquem no meio em que estão inseridas, mas isso não significa que não haverá erros e nem alterações diante do conhecimento humano que é totalmente mutável.
A Sabedoria de Deus é diferente da sabedoria humana, pois o Senhor tem pleno conhecimento sobre todas as coisas. Podemos tratar o Senhor como detentor de toda sabedoria e de todo conhecimento pleno em todos os âmbito imagináveis e inimagináveis.
"Porque o Senhor dá a sabedoria; da sua boca é que vem o conhecimento e o entendimento.", Pv 2.6

1.2. A sabedoria como conselho
"Meu é o conselho e a verdadeira sabedoria; eu sou o entendimento; minha é a fortaleza.", Pv 8.14O Senhor não retém sua sabedoria como algo indivisível, pelo contrário, Ele a usa como forma de conselho para ajudar e beneficiar o homem que busca sabedoria divina.
"Ouve o conselho, e recebe a correção, para que no fim sejas sábio.
Muitos propósitos há no coração do homem, porém o conselho do Senhor permanecerá.", Pv 19.20,21



#pararefletireadorar
"A Palavra nos manterá retos na opinião, confortáveis no espírito, santos na conversão e esperançosos na expectativa". Charles Spurgeon

2. SABEDORIA PARA OS RETOS
"Ele reserva a verdadeira sabedoria para os retos. Escudo é para os que caminham na sinceridade.", PV 2.7

2.1. Buscando a sabedoria
Como foi visto na lição 1, o livro de Provérbios foi quase todo escrito por Salomão, mas houve ajuda de Agur e do rei Lemuel nos capítulos 30 e 31, respectivamente.


Salomão foi um grande rei, que teve um relacionamento com Deus, e quando teve a oportunidade de pedir qualquer coisas a Deus, pediu sabedoria, pois estava convicto que nada se comparava a sabedoria vinda de Deus.
"Dá-me, pois, agora, sabedoria e conhecimento, para que possa sair e entrar perante este povo; pois quem poderia julgar a este tão grande povo?", 2 Cr 1.10

"A Sabedoria de Deus é diferente da sabedoria humana..."

2.2. Recebendo sabedoria 
A escolha de Salomão em querer sabedoria foi muito acertada, por esta razão ele fala com tanta propriedade no livro de Provérbios.
"Então Deus disse a Salomão: Porquanto houve isto no teu coração, e não pediste riquezas, bens, ou honra, nem a morte dos que te odeiam, nem tampouco pediste muitos dias de vida, mas pediste para ti sabedoria e conhecimento, para poderes julgar a meu povo, sobre o qual te constituí rei,
Sabedoria e conhecimento te são dados; e te darei riquezas, bens e honra, quais não teve nenhum rei antes de ti, e nem depois de ti haverá.", 2 Cr 1.11,12


3. SABEDORIA É O PRINCIPAL  
"A sabedoria é a coisa principal; adquire pois a sabedoria, emprega tudo o que possuis na aquisição de entendimento.", PV 4.7

3.1. O temor do Senhor
Como lido no versículo chave, o início da sabedoria de Deus em nossa vida vem diante do nosso temor ao Senhor (desejo de respeitar e engrandecer a Deus).
As pessoas que desprezam a sabedoria de Deus são consideradas como loucas.
"O temor do Senhor é o princípio do conhecimento; os loucos desprezam a sabedoria e a instrução.", Pv 1.7
3.2. Bem-aventurado o sábio 
"Bem-aventurado o homem que acha sabedoria, e o homem que adquire conhecimento;", Pv 3.13
Mas a pergunta que fica é: como adquiro a sabedoria de Deus? Primeiro tema ao Senhor e depois aprenda e viva a Palavra de Deus. 
Quanto mais nos interessamos pela Palavra do Senhor, mais sábios nos tornaremos.
"Adquire sabedoria, adquire inteligência, e não te esqueças nem te apartes das palavras da minha boca.", Pv 4.5
Quando buscamos a sabedoria de Deus reconhecemos nossa incapacidade de tomarmos decisões certas, e temos prazer em ouvir os conselhos do Pai Celestial.

Conclusão.
Os livros poéticos são mais do que belas poesias, na verdade é a poderosa Palavra que demonstra a glória de um Deus vivo e soberano que acima de tudo aponta para o Cristo Todo-Poderoso. Sábio é aquele que se debruça sobre a Lei do Senhor para viver com sabedoria.


#aprendeu
1. Defina sabedoria.

2. O que Salomão pediu ao Senhor?
3. Como adquirir a sabedoria de Deus?

Fonte: Revista Betel Conectar


SE VOCÊ QUER AJUDAR ESSA OBRA, ENTÃO CLIQUE EM NOSSOS ANÚNCIOS! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário