Como era servida a ceia de Corínto? - Se Liga na Informação





Como era servida a ceia de Corínto?

Compartilhar isso


Eu vou analisar pelo menos três polêmicas acerca da ceia na igreja de Corinto que alguns não sabem interpretar corretamente. Alguns acham que era comida, outros acham que era servida com vinho embriagante e outros acham que eles se embriagaram na ceia. Na verdade não é nenhuma destas três situações.


Vamos ler (1 Coríntios 11.20-22)  "De sorte que, quando vos ajuntais num lugar, não é para comer a Ceia do Senhor. Porque, comendo, cada um toma antecipadamente a sua própria ceia; e assim um tem fome, e outro embriaga-se. Não tendes, porventura, casas para comer e para beber?".



Vamos analisar primeiro o verso 21 onde diz: "um tem fome e outro embriaga-se". O contexto em si se refere a ceia do senhor, mas o verso 21 se refere a refeição. Eles se reuniam para refeição de confraternização antes da ceia. Alguns se reuniam em pequenos grupos e tomavam suas refeições a parte. Os mais pobres que não podiam trazer refeições eram deixados com fome.



A polêmica está na frase "embriagam-se". Embriagar aqui não se refere a embriagues alcoólica, ma ao comer demais. Eu busquei algumas traduções pela internet e achei a melhor na bíblia católica "Ave Maria" onde diz no lugar de embriagam-se, diz: "se fartam" Vamos ler: "porquanto, mal vos pondes à mesa, cada um se apressa a tomar sua própria refeição; e enquanto uns têm fome, outros se fartam ou comem demais".



Então pode ser traduzido assim: "Um tem fome e outro come demais". De maneira nenhuma isso pode ser interpretado como embriagues alcoólica pois não teria lógica ficar bêbado na igreja no dia da ceia. Veja que Paulo tratou com severidade a embriagues a ponto de dizer que "os bêbados não herdarão o reino de Deus" (1 Coríntios 6.10).



Todo contexto de (1 Coríntios 11.17-34) refere-se a ceia do Senhor, provamos isso nos versos (24-26) onde Paulo repetiu as palavras de Jesus ao celebrar a ceia. E a ceia era com pão e vinho puro suco da uva. Não era com comida e nem barril de vinho paras as pessoas ficarem bêbadas. Então concluindo, o texto não se refere a comida no lugar da ceia como alguns pensa que santa ceia é comida. Eles não se embriagaram com vinho como alguns pensam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário