ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL: A DOUTRINA DA TRINDADE - Se Liga na Informação





ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL: A DOUTRINA DA TRINDADE

Compartilhar isso
Versículo do dia
"A graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo seja com todos vós. Amém.", 2 Co 13.14

Para impactar 
A Trindade é definida como um ser divino, dividido em três pessoas distintas, mas com os mesmos atributos e poder.

Textos de Referência.
Mt 2.13-17

Introdução
Neste trimestre trataremos da Trindade, um tema complexo, mas fundamental no auxílio do crescimento espiritual.

#pontochave
“A Trindade deve ser entendida como três seres Divinos e distintos, mas coo o mesmo poder e Glória, ou seja, apesar de três, a essência é única."
1. CONCEITO DE TRINDADE

1.1 Entendendo a Trindade
A Trindade deve ser entendida como três seres Divinos e distintos, mas coo o mesmo poder e Glória, ou seja, apesar de três, a essência é única.
Existem muitas incógnitas no que se refere a Trindade, mas o que a Bí9blia deixa claro é que tanto o Pai, como o Filho e o Espírito Santo tem em sua essência, atributos imutáveis, perfeitos e santos, o que denota não uma hierarquia entre eles, mas sim uma harmonia dentro de um mesmo grau de poder.
Desta forma não podemos tratar Trindade como três Deuses, pois a essência de ambos está sobre um mesmo alicerce, Deus.
"E Jesus respondeu-lhe: O primeiro de todos os mandamentos é: Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor.", Mc 12.29

1.2. Não há contradição
Apesar da complexidade de se entender o mistério da Trindade diante de nossa mente tão finita, o que podemos afirmar é que esta doutrina não apresenta contrariedade, pois cremos em um Deus único, onde três pessoas distintas estão arraigadas à mesma essência e natureza.
Seria como fazer um somatório simples:
O Deus Criador + O Deus Salvador + O Deus Consolador = O Deus Todo-Poderoso.

 #pararefletireadorar
"Diga-me como pode haver três velas neste recinto e apenas uma luz e então eu lhe explicarei a Trindade". John Wesley

2. PESSOAS DISTINTAS, UM MESMO DEUS!
"E, sendo Jesus batizado, saiu logo da água, e eis que se lhe abriram os céus, e viu o Espírito de Deus descendo como pomba e vindo sobre ele.
E eis que uma voz dos céus dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo.", Mt 3.16,17


2.1. Deus Pai e Deus Filho
O Batismo de Jesus deixa muito claro a existência da Trindade, o Filho sendo batizado, o Espírito Santo acompanhando e o Pai testemunhando, demonstrando que, assim como na criação de todas as coisas, Pai, Filho e Espírito Santo unidos no mesmo propósito, e tendo o mesmo critério, porque ambos são Deus.
Jesus testifica em seu Evangelho algumas passagens que demonstram Ele e o Pai, como um:
"Eu e o Pai somos um", Jo 10.30
"Disse-lhe Jesus: Estou há tanto tempo convosco, e não me tendes conhecido, Filipe? Quem me vê a mim vê o Pai; e como dizes tu: Mostra-nos o Pai?", Jo 14.9 

"...o Filho sendo batizado, o Espírito Santo acompanhando e o Pai testemunhando,..."

2.2. Deus Espírito Santo
"E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre;
O Espírito de verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco, e estará em vós.", Jo 14.16,17 Quando o Senhor Jesus faz referência a descida do Espírito Santo de Deus, Ele o chama de Consolador, que vem do grego Parakletos, que deriva de Para (ao lado de) Kletos (chamado) que traz o seguinte sentido: "aquele que é chamado para andar ao lado do outro". Ainda traz em seu sentido mais amplo, que o Consolador veio com a responsabilidade de representar Cristo na vida do ser humano, mas em um mesmo grau de poder e glória.

3. O QUE A TRINDADE NÃO É
Muitas seitas tratam a Trindade como uma heresia, pois não conseguem entender que o Pai, o Filho e o Espírito estão arraigados na mesma natureza de Deus.
3.1. Três deuses distintos
Dentre as ideias absurdas que surgem de maneira sorrateira dentro das novas teologias, algumas são extremamente perigosas.
Dentro do tema Trindade, algumas pessoas tratam os três como deuses distintos, ou seja, aceitam o politeísmo (crença em vários deuses), e não somente isso, tratam como se Deus Pai fosse o ser supremo, Jesus como um ser um pouco menos poderoso e que o Espírito Santo seria o menor dos três. O que podemos dizer disso é que é antibíblico, e deve sei ignorado, pois a Bíblia é clara quanto ao poder de ambos, e que os três se difundem em um Deus Todo-Poderoso.

3.2. Espírito Santo como energia
Dentro dos equívocos teológicos sobre a Trindade, em erro grave é tratar o Espírito Santo como uma fonte de energia vinda da parte de Deus. O Espírito Santo é Deus. A Bíblia refuta essa doutrina de energia, pois o Espírito fala (At 13.2), Ele pensa (1Co 2.10-11) e Ele sente (Ef 4.30).

Conclusão
Concernente a Trindade, existem muitas perguntas que o ser humano, dentro de suas limitações, não terá condições de responder, porém o que a Bíblia revela é que o Pai, o Filho e o Espírito Santo são três pessoas distintas, mas o mesmo Deus Soberano.

#aprendeu
1. Qual é o significado de Trindade segundo o dicionário?
2. Qual a origem da palavra Consolador? 
3. O que a Trindade não é?

Fonte: Revista Betel Conectar


SE VOCÊ QUER AJUDAR ESSA OBRA, ENTÃO CLIQUE EM NOSSOS ANÚNCIOS! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário