Escola Bílica Dominical: O Deus Justo - Se Liga na Informação





Escola Bílica Dominical: O Deus Justo

Compartilhar isso
O que é ter sede de Justiça?
Utilize o versículo abaixo para fundamentar o debate:
“Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça,
porque eles serão fartos” (Mt 5.6).




*Explicação:
Famintos e sedentos por justiça. 
No Sermão do Monte, o Mestre incluiu a justiça como uma das características das bem-aventuranças: “Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos” (Mt 5.6). Jesus faz alusão a duas sensações naturais que exprimem a ideia de forte aspiração do ser humano. Em outras palavras, o Nazareno está propondo que aqueles que possuem o desejo ardente por justiça são mais que felizes. O verdadeiro cristão, portanto, abalizado no amor ágape, não tolera e muito menos se alegra com a injustiça (1Co 13.6), com a desigualdade e com a opressão. 
O discípulo de Jesus não tenta lucrar à custa dos outros. Ele é justo em todo o seu proceder. 



Versículo do Dia
Salmos  119.142. 
A tua justiça é uma justiça eterna, e a tua lei é a verdade.



Para Impactar
Ser justo é um atributo do Deus Trino, pois sempre terá o equilíbrio exato em suas ações, a imparcialidade necessária, e a sentença correta para com a humanidade.




Objetivos da Lição
1 - Entender o que é a justiça de Deus.
2 - Compreender que a justiça é a base das decisões de Deus.
3 - Aprender que a justiça de Deus revela a atitude do homem perante Ele.




Texto de Referência
Salmos 71.15-17 
15 A minha boca manifestará a tua justiça e a tua salvação todo o dia, pois não conheço o número delas.
16 Sairei na força do Senhor DEUS, farei menção da tua justiça, e só dela.
17 Ensinaste-me, ó Deus, desde a minha mocidade; e até aqui tenho anunciado as tuas maravilhas.




Introdução 
Trataremos nesta lição sobre a justiça de Deus, buscando entender que Deus é amor, mas também tem juízo e justiça para apresentar à humanidade. E, como Deus é Santo, sua justiça é exata e perfeita.


Ponto chave

A justiça de Deus é infalível, pois ela é harmonizada com outros atributos de Deus, isso significa que a sua justiça está ligada a sua santidade, a sua Onisciência, a sua Onipotência e a sua Onipresença, e principalmente ligada a imutabilidade de sua Palavra.


1. O QUE É SER JUSTO 
Ser justo significa proceder ou julgar com retidão, tratar de forma correta e com integridade.



1.1 A Justiça de Deus. 
Ser Justo está na natureza perfeita de Deus, Ele não aceita influência, não age por impulso, não se engana. Ele apenas faz o que é perfeitamente correto.



A Bíblia relata em Gênesis 18 a partir do versículo 19 que Deus estava recebendo um grande clamor contra Sodoma e Gomorra, porque o pecado naquele lugar estava crescendo muito.
Disse mais o Senhor: Porquanto o clamor de Sodoma e Gomorra se tem multiplicado, e porquanto o seu pecado se tem agravado muito, (Gn 18:20, )
Isto deixa transparecer que havia alguns justos que habitavam naquela cidade e eles clamavam. Por isso o senhor disse a Abraão:
Descerei agora, e verei de fato o que têm praticado segundo o seu clamor, que é vindo até mim; e se não, sabê-lo-ei. (Gn 18:,21)
Deus sempre pratica sua justiça imparcialmente e com retidão. 





1.2 Uma Justiça Harmônica. 
A Justiça de Deus é infalível, pois ela é harmonizada com outros atributos de Deus, (mencionado na inicio do comentário), isso significa que a sua justiça está ligada a sua Santidade, a sua Onisciência, a sua Onipotência e a sua Onipresença, e principalmente ligado a imutabilidade de sua Palavra."E disse-me o Senhor: Viste bem; porque eu velo sobre a minha palavra para a cumprir." (Jr 1.12).
Destaque para a classe que Deus se responsabiliza por aquilo que ele fala.
"O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não hão de passar." (Mt 24.35).
"Toda a Escritura divinamente inspirada é proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça." (2Tm 3.16).



Para refletir e adorar
Deus é justo de modo tão severo e inflexível para com o pecado como se nunca tivesse perdoado a iniquidade; não obstante, Ele perdoa os pecadores mediante Cristo Jesus tão generosa e plenamente como se nunca tivesse punido uma transgressão. Charles Spurgeon




2. UMA JUSTIÇA COM EQUIDADE
"E regrarei o juízo pela linha, e a justiça pelo prumo, e a saraiva varrerá o refúgio da mentira, e as águas cobrirão o esconderijo.", Is 28.17




2.1. Entendendo a equidade
A palavra equidade se origina do latim "aequitas", e tem como significado, igualdade, conformidade, retidão e imparcialidade.
Quando falamos que Deus é justo, e que julga com equidade, significa que o Senhor tem o equilíbrio necessário para julgar com uma balança perfeitamente exata, retribuindo a cada um o que realmente é de direito diante das ações feitas no decorrer da vida.
"Mas, segundo a tua dureza e teu coração impenitente, entesouras ira para ti no dia da ira e da manifestação do juízo de Deus;
O qual recompensará cada um segundo as suas obras.", Rm 2.5-6
"Ser justo está na natureza perfeita de Deus,"




2.2. O Senhor não falha
"O Senhor é justo no meio dela; ele não comete iniqüidade; cada manhã traz o seu juízo à luz; nunca falta; mas o perverso não conhece a vergonha.", Sf 3.5Deus jamais falhou e jamais falhará em suas decisões, tudo quanto Ele faz é com perfeição.
Mas vem a pergunta: Se tudo que Deus faz é perfeito e sem falhas, foi justo criar o homem que é um ser cheio de erros, isto não foi um equívoco?
A resposta é: Claro que não!
Deus criou o homem de forma perfeita, e sem pecados, e essa perfeição se retrata na condição de ter feito o ser humano com um intelecto capaz de tomar decisões próprias, porque fora disso, seria um Deus, cuidando de marionetes.
Devido as decisões do próprio homem, ele decidiu se afastar de Deus, porém Deus não vê isso como falha, pois ele sabe que o homem pode se voltar para ele, e se tornar um verdadeiro adorador, através de Cristo enviado pelo próprio Pai.



INTERAGINDO COM O PROFESSOR
Você pede a orientação de Deus antes de tomar suas decisões e fazer suas escolhas? Então não terá dificuldade em trabalhar com seus alunos o tema da lição.(o tópico 2.2)
Uma escolha errada pode trazer prejuízos irreparáveis para a nossa vida. Ló, sobrinho de Abraão, é um exemplo bíblico dessa verdade. Ao se separar de seu tio ele escolheu um caminho que a seus olhos parecia ser o melhor. Ele não perguntou a vontade de Deus e não honrou Abraão, o chefe do clã, ao escolher primeiro as suas terras. Ló foi precipitado e seduzido pelo seu olhar. Não aja sem pensar e acima de tudo sem oração, pois Deus conhece todas as coisas. Ele sabe aquilo que é melhor.
Aproveite o tema da lição para ressaltar que as escolhas erradas podem trazer crises econômicas, espirituais e em diferentes áreas da nossa vida.
Fazendo escolhas responsáveis. Eclesiastes 11.9 é uma séria admoestação aos jovens. Eles são convidados a viver a vida, mas devem se portar, em todas as ocasiões, como pessoas responsáveis e tementes a Deus. Assim, reconhecerão o Pai Celeste como a sua satisfação maior.
Assumindo as consequências. Há uma razão para vivermos de maneira alegre, mas ao mesmo tempo de forma responsável e santa. Nossas ações trazem consequências. Tal como o sábio disse no versículo 10. Viver a vida com intensidade não é agir de forma desregrada e pecaminosa, mas experimentar o seu verdadeiro sentido: glorificar a Deus.
Portanto, jovem, viva a vida com intensidade, mas não se esqueça: glorifique a Deus com o seu testemunho, pois de tudo o Senhor nos pedirá conta. Vivendo assim, quando a velhice chegar, não teremos o que lamentar.




3. UMA JUSTIÇA PERFEITA
"Sede vós pois perfeitos, como é perfeito o vosso Pai que está nos céus.", Mt 5.48




3.1. Deus é perfeito
Outro atributo de Deus é a perfeição, Ele não erra, não mente, não peca e, principalmente, jamais deixará de ser santo.
E, se no todo Ele é perfeito, devemos dizer que a sua justiça também é perfeita.
Muitas pessoas acham que Deus não reage a maldade no tempo certo, que ele permite os homens maus na terra, trazendo a falsa sensação de que Ele não está no controle. A Lei da semeadura é a prova indiscutível de sua justiça perfeita, pois o que o homem semeia é o que vai colher. E, se muita gente acha que fulano morreu, e não colheu toda maldade que fez na terra, não se preocupe, há um dia específico marcado por Deus, o qual encerrará todas as pendências humanas, chamado dia do juízo.
"Mas o Senhor está assentado perpetuamente; já preparou o seu tribunal para julgar.
Ele mesmo julgará o mundo com justiça; exercerá juízo sobre povos com retidão.", Sl 9.7-8



Uma Justiça Perfeita. 
Outro atributo de Deus é a perfeição. Ele não erra, não mente, não peca e, principalmente, jamais deixará de ser santo. E, se no todo Ele é perfeito, devemos dizer que sua Justiça também é perfeita. Muitas pessoas acham que Deus não reage a maldade no tempo certo, que Ele permite os homens maus na terra, trazendo a falsa sensação de que Ele não está no controle. A Lei da semeadura é a prova indiscutível de sua justiça perfeita, pois o que o homem semeia é o que vai colher.
Professor como exemplo utilize parte da história de Davi:
Pecado: Transgressão deliberada e consciente das leis estabelecidas por Deus.
A vida de Davi como homem comum pode ser dividida em dois momentos: antes e depois de sua tentação e queda. Com certeza, ele não vigiou espiritualmente, como reiteradas vezes nos adverte as Sagradas Escrituras a fazermos. Pode ser que Davi não tenha considerado as consequências que seu ato lhe traria. O adultério com Bate-Seba, o planejamento e a covarde execução de Urias, o esposo, sem dúvida estão entre os acontecimentos mais condenáveis e repulsivos já narrados na história bíblica. Deus, o Senhor de toda a justiça, reprovou o ato de Davi (2 Sm 11.27), todavia, em sua infinita misericórdia, perdoou-lhe quando este demonstrou arrependimento (Sl 51).[...]
O pecado descoberto e exposto. Quando Davi achava que, morto o esposo da mulher com quem adulterara, o seu problema estava resolvido, Deus envia o profeta Natã para confrontá-lo (2 Sm 12.1-25). Natã narra a parábola do camponês, que possuía uma única ovelha, e do fazendeiro, que tinha muitas ovelhas. O fazendeiro rico toma a única ovelha do camponês e oferece aos seus visitantes. Ao ouvir tal fato, Davi ficou tão irado e furioso com o fazendeiro - uma característica de quem vive com pecado acobertado - que exige a morte de tal homem e ainda a restituição quatro vezes mais ao camponês (2 Sm 12.5,6).
É comum alguém que pecou e não tratou de forma devida o seu pecado projetar um sentimento de "justiça" e uma falsa santidade perante os outros. Ele exige dos outros aquilo que ele mesmo não fez. Cobra santidade, requer compromisso, exige dedicação, no entanto, nega com a sua prática a eficácia desses valores. Natã, com divina autoridade, declarou que Davi era o tal homem (2 Sm 12.7), e que o rei acabara de promulgar sua própria sentença! Devemos ter cuidado para não projetarmos nossos pecados nos outros, pois eles acabarão se voltando contra nós mesmos.




Conclusão
A justiça de Deus nos mostra que nada passa despercebido diante dEle, e que, no momento em que Ele achar oportunidade, julgará cada ação do ser humano, de forma perfeita e imparcial.

Aprendeu
1. O que é ser justo?
R.



2. O que significa equidade?
R.



3. Fale uma prova da justiça perfeita de Deus?
R.

Nenhum comentário:

Postar um comentário