Escola Bíblica Dominical: A mordomia do tempo - Se Liga na Informação





Escola Bíblica Dominical: A mordomia do tempo

Compartilhar isso
TEXTO ÁUREO 
“Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, mas como sábios, remindo o tempo, porquanto os dias são maus” (Ef 5.15,16). 

VERDADE PRÁTICA 
Não se pode recuperar o tempo perdido; por isso, é indispensável aproveitar diligentemente o tempo que Deus nos concede. 

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE 

Eclesiastes 3.1-8. 
1 — Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu: 
2 — há tempo de nascer e tempo de morrer; tempo de plantar e tempo de arrancar o que se plantou; 
3 — tempo de matar e tempo de curar; tempo de derribar e tempo de edificar; 
4 — tempo de chorar e tempo de rir; tempo de prantear e tempo de saltar; 
5 — tempo de espalhar pedras e tempo de ajuntar pedras; tempo de abraçar e tempo de afastar-se de abraçar; 
6 — tempo de buscar e tempo de perder; tempo de guardar e tempo de deitar fora; 

7 — tempo de rasgar e tempo de coser; tempo de estar calado e tempo de falar; 
8 — tempo de amar e tempo de aborrecer; tempo de guerra e tempo de paz. 

HINOS SUGERIDOS 
208, 224 e 484 da Harpa Cristã. 

INTERAGINDO COM O PROFESSOR 
Não podemos jamais recuperar o tempo perdido. Sua perda traz-nos frustração, prejuízos e violação da boa disciplina e ordem da vida. Ao longo das Sagradas Escrituras, vemos que Deus valorizou o tempo na vida do seu povo. Não por acaso, na Lei, Ele orientou o povo a disponibilizar o tempo para o trabalho, para o descanso e para a família. 

Numa época em que muitos trabalham várias horas por dia, precisamos resgatar o conceito bíblico de tempo e procurar ao máximo vivê-lo com diligência, de modo que o Senhor nosso Deus seja glorificado. Precisamos remir o tempo! 

COMENTÁRIO 

INTRODUÇÃO 
Segundo a Bíblia, a origem do tempo está na intervenção de Deus ao criar o planeta Terra e o ser humano. No plano original, o ser humano foi criado para viver infinitamente. Mas, após a Queda, ele perdeu o direito à imortalidade e passou a experimentar um relacionamento finito com o tempo, onde passado, presente e futuro trazem a dimensão temporal da vida terrena. Assim, o ser humano percebe que sua existência é efêmera. Portanto, nesta lição estudaremos o conceito de tempo, sua mordomia e proveito. 

I. CONCEITOS IMPORTANTES 

1. A palavra tempo.
Tempo significa “série ininterrupta e eterna de instantes. Medida arbitrária da duração das coisas. Época determinada”. Ele “é a duração dos fatos, é o que determina os momentos, os períodos, as épocas, as horas, os dias, as semanas, os séculos etc.”. Nesse sentido, a palavra tempo pode ter significados variados, dependendo do contexto em que é empregada. O tempo também é sinônimo de época, período, prazo, tempo musical, tempo verbal etc. 

2. O tempo na Bíblia e na Teologia.
Deus criou o tempo. Ele o formou com o objetivo de estabelecer ciclos para suas obras criadas (Gn 1.14). Nesse aspecto, o homem também buscaria o seu Criador no tempo (At 17.26,27). Assim, sem a dimensão do tempo, o homem não compreenderia sua origem, começo, nem muito menos, o conceito de “eternidade”. 

A Bíblia emprega significados variados, sentidos reais e metafóricos, do tempo. Vejamos: 

2.1. No princípio — a eternidade.
No Gênesis, o livro das origens de todas as coisas, o primeiro capítulo inicia dizendo: “No princípio, criou Deus os céus e a terra” (Gn 1.1). No hebraico, a expressão “no princípio” é bereshit, “princípio de tudo”. A maioria dos estudiosos da Bíblia concorda que esse “princípio” é indefinido, pois é o “tempo de Deus”, ou o seu kairós. João 1.1,2 expressa esse mesmo princípio. 

2.2. Yom. A palavra hebraica que corresponde ao dia natural de 24 horas. Ou seja, cada dia da semana, do mês, do ano. É o dia a dia no qual Deus nos concede viver. A mordomia do tempo insere-se nesse tempo de Yom, o dia natural. 

2.3. Chronos. É o termo grego para “tempo”, que pode ser medido, contado e definido. Na teologia é considerado o “tempo do homem”, isto é, o tempo cronológico. Além de incluir o “dia” de 24 horas, também refere-se a semanas, meses, anos, décadas etc. É o tempo que pode ser medido, dividido, analisado ou estudado. Nesse sentido, o salmista escreveu: “Ensina-nos a contar os nossos dias, de tal maneira que alcancemos coração sábio” (Sl 90.12,14). 

2.4. Kairós. É “o tempo de Deus”, que só pode ser definido por Ele mesmo. O apóstolo Pedro revelou que, para Deus, o tempo não pode ser avaliado com as mesmas categorias humanas de medição: “Mas, amados, não ignoreis uma coisa: que um dia para o Senhor é como mil anos, e mil anos, como um dia” (2Pe 3.8 — grifos meus). Jesus também ensinou que não se pode definir o tempo de Deus (Kairós). “E disse-lhes: Não vos pertence saber os tempos ou as estações que o Pai estabeleceu pelo seu próprio poder” (At 1.7). 

SUBSÍDIO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO Uma das coisas mais importantes no processo ensino-aprendizagem é a didática do professor, ou da professora, isto é, a arte de transmitir o conteúdo específico aos alunos. Assim, a fim de expor o presente tópico, sugerimos que você reproduza o esquema abaixo, conforme a sua possibilidade. Exponha os conceitos bíblicos de tempo, em seguida, aplique-os com o auxílio do esquema. 

II. A MORDOMIA DO TEMPO 

1. Remindo o tempo.
O tempo é o único bem que não podemos recuperar. Por isso, a Palavra de Deus exorta-nos: “Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, mas como sábios, remindo o tempo, porquanto os dias são maus” (Ef 5.15,16). Segundo o relatório “2018 Global Digital”, o Brasil está entre os três países do mundo em que a população passa, em média, mais de nove horas do dia navegando na Internet. É um dos dois únicos países onde o tempo médio diário, gasto nas redes sociais, supera as três horas e meia, portanto, bem acima da média mundial. Remir o tempo significa não desperdiçá-lo. 

2. Contar o tempo.
O salmista escreveu: “Ensina-nos a contar os nossos dias, de tal maneira que alcancemos coração sábio” (Sl 90.12). Será possível contar os dias? Entender que são limitados, finitos e terrenos é conscientizar-se do nosso limite humano. Não somos, pois, seres infinitos. Nosso Senhor declarou assim: “Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal” (Mt 6.34). Aprendamos, pois, contar o tempo que Deus nos deu! 

3. A prestação de contas.
Um dia nos apresentaremos diante de Deus, a fim de prestar contas dos bens espirituais e materiais que Ele nos concedeu. Tudo o que administramos com relação ao nosso corpo — as faculdades físicas e emocionais —, daremos conta a Deus. Sim, o Criador nos cobrará acerca do que fizemos com o nosso tempo. 

SUBSÍDIO TEOLÓGICO 

“TEMPO E TEMPO 
Deus nos deu o tempo. Ele não vive no tempo. O tempo é nosso, da humanidade. É um dom de Deus a cada ser humano. Ora, se o tempo é um dom que Deus nos concedeu, concluímos que, como dom, devemos saber como administrá-lo. Deus nos cobra por tudo que fazemos de errado, inclusive a má administração do nosso tempo. Por isso o apóstolo Paulo disse: ‘Remindo o tempo porquanto os dias são maus’. 

Existem muitas pessoas as quais pensam que o tempo é de Deus. De certa forma, estão certas. Quem criou esta dimensão e nos colocou nela foi Deus. Mas Deus fez o tempo para nós. O tempo é nosso. O tempo é dádiva, é próprio da humanidade. Ela deve saber como aproveitá-lo, como usufruir dele o máximo que puder, sem erros; se não desvalorizará as suas próprias almas. 

Pensemos nisso um pouco mais e no sentido da individualidade” (DANIEL, Silas. Reflexões sobre a Alma e o Tempo: Uma teologia de chronos e kairós. RJ: CPAD, 2001, p.124). 

III. COMO APROVEITAR BEM O TEMPO 

1. Use o tempo para Deus.
O crente e, especialmente, os obreiros, precisam reservar tempo para Deus. São momentos da vida devocional diária, oração e estudo Palavra, que não podem faltar em nossa vida piedosa. 

1.1. Na oração. Na Bíblia, os homens de Deus que se destacaram na vida devocional sempre deram valor à oração, (a) Davi e Daniel oravam três vezes ao dia (Sl 55.16,17; Dn 6.10,11); (b) Jesus orava diariamente (Mt 26.41-44). Ou seja, o ensino acerca de uma vida vigorosa de oração permeia as Escrituras. 

1.2. Na leitura da Palavra. A Bíblia declara que Davi tinha prazer em ler a Palavra de Deus (Sl 119.97) e escondê-la em seu coração (Sl 119.11). Todo crente que ama a Deus tem prazer em meditar na palavra divina. O obreiro do Senhor precisa ler e estudar a Bíblia diariamente para a edificação pessoal, bem como o preparo na doutrina, ensino, exortação, orientação e advertências a Igreja de Cristo. 

2. Use o tempo para você mesmo.
O apóstolo Paulo exortou a Timóteo a cuidar de si mesmo em primeiro lugar (1Tm 4.16). O apóstolo João desejou ao destinatário de sua terceira carta que tudo fosse bem em toda as coisas (3Jo v.2). Assim, além de cuidar da vida espiritual, a Palavra de Deus mostra que é importante cuidar da parte emocional, buscando o equilíbrio interior, que tanto beneficia a mente e o corpo. 

3. Use tempo para sua família.
Há líderes que têm tempo para a igreja, para viagens, seminários, conferências e convenções, mas deixam sua família em segundo ou terceiro plano. Há casos de casamentos destruídos por falta de valorização do cônjuge para com a sua família. Ora, não podemos deixar de priorizá-la. 

Um dos recursos necessários para a edificação de sua família é o culto doméstico (Dt 6.7; 11.19). Pense nisso! Que o conselho de Paulo possa calar fundo em nossa alma: “Mas, se alguém não tem cuidado dos seus e principalmente dos da sua família, negou a fé e é pior do que o infiel” (1Tm 5.8). 

SUBSÍDIO TEOLÓGICO 

“APROVEITE CORRETAMENTE O SEU TEMPO 
[…] Quando o tempo é bem aproveitado, ele se torna satisfatoriamente extenso para os que o achavam curto por ser veloz e prazerosamente veloz para quem não gostava dele por achá-lo extenso. 

Uma indagação interessante e oportuna seria: ‘Como aproveitar bem o meu tempo?’. A resposta óbvia seria: fazendo o que gosto e o que me faça progredir. 

Fazer o que não gostamos é ruim demais. Quando faço o que não gosto, faço malfeito e perco o meu tempo, angustio a vida. Todavia, se doso bem o tempo medido com o tempo vivido, e este último é vivenciado intensamente no que gosto de fazer, tudo se encontra no seu devido lugar e não há mais insatisfação. 

Existe ainda uma contraposição: não é verdadeira a afirmativa de que há coisas que fazemos e devemos fazer mesmo sem gostar? Sim, por causa da necessidade. Primeiro a obrigação (no sentido de dever, mesmo que sem prazer); depois os trabalhos que eu gosto de fazer (dever com prazer ou coisas que são boas para mim, mesmo que não sejam tão imprescindíveis) e, por fim, o lazer. Quando não seguimos essa regra, a relação entre tempo medido e tempo vivido não é satisfatória” (DANIEL, Silas. Reflexões sobre a Alma e o Tempo: Uma teologia de chronos e kairós. RJ: CPAD, 2001, p.134). 

CONCLUSÃO 
Após a Queda, o homem passou a experimentar as agruras e os pesares da ação do tempo. Veio a envelhecer, enfermar-se e, finalmente, morrer. Mas, agora, em Cristo, somos exortados a remir o tempo, aproveitando-o de modo a glorificar a Deus e a honrá-lo enquanto estivermos na Terra, com os nossos olhos voltados para “Sião”. Ali, junto ao Pai Celeste e ao Cordeiro, desfrutaremos plenamente da vida eterna. A morte não terá poder sobre nós. 

PARA REFLETIR 
A respeito de “A Mordomia do Tempo” responda: 

Qual é o significado do tempo chronos? 
É o tempo que pode ser medido, contado e definido. 

Qual é o significado do tempo designado Kairós? 
É “o tempo de Deus”, que só pode ser definido por Ele mesmo. 

O que é remir o tempo, segundo a lição? 
Remir o tempo significa não desperdiçá-lo. 

Quartas vezes Davi e Daniel oravam por dia? 
Três vezes. 

Qual foi exortação de Paulo a Timóteo? 
O apóstolo Paulo exortou a Timóteo a cuidar de si mesmo em primeiro lugar (1Tm 4.16). 

SUBSÍDIOS ENSINADOR CRISTÃO 

A MORDOMIA DO TEMPO 
Nosso propósito com esta lição é conscientizar a respeito de que o tempo não pode ser desperdiçado, mas aproveitado diligentemente. Sem usá-lo de maneira sábia e diligente, desperdiçamos oportunidades e, até mesmo, a própria vida. O tempo que se desperdiça, não recuperamos mais; o tempo que perdemos, não o encontramos mais. Por isso, usá-lo com sabedoria e cuidado é uma das coisas que Deus espera de nós. Assim, a lição está estruturada nos três tópicos: 1) Conceito de tempo; 2) A Mordomia do Tempo; 3) Como Aproveitar o tempo. 

Resumo da lição 
O primeiro tópico de nossa lição conceitua o termo “tempo” remetendo-nos à duração das coisas, época determinada e sucessão de períodos. Aqui, é importante uma atenção especial aos termos yôm (hebraico), chronos e kairos (gregos). As distinções destes termos mostra a complexidade do assunto sobre o “tempo”. O segundo tópico salienta a mordomia do tempo como o proveito diligente e a prestação de contas a Deus pelo seu uso. Ora, Deus fez e nos deu o tempo, logo, temos de Lhe prestar contas com o que fazemos com o tempo. O terceiro tópico mostra que o nosso tempo deve ser direcionado a Deus, a você mesmo e sua família. Assim é como o pastor Silas Daniel, em sua obra, “Reflexões sobre a Alma e o Tempo”, editada pela CPAD, diz que “Quando o tempo é bem aproveitado, ele se torna satisfatoriamente extenso para os que o achavam curto por ser veloz e prazerosamente veloz para quem não gostava dele por achá-lo extenso”. 

Aplicação da lição 
Ao expor o conteúdo da presente lição, podemos e devemos aplicar a lição as seguintes questões: Deixe claro que o nosso tempo deve ser aproveitado da melhor maneira possível, de forma diligente e consciente. Do contrário, simplesmente desperdiçaremos o tempo e jamais recuperaremos. 

Mostre que é preciso ter disciplina no uso do tempo e ordem na vida. A ordem na vida passa pela disciplina no uso do tempo. Isso perpassa a vida individual, a vida com a família, a vida na igreja local, a vida de estudos, enfim, todas as esferas de nossa vida passam pela disciplina do uso do tempo. 

Estimule aos alunos ao resgate do conceito bíblico do tempo e do seu uso, a fim de procurarmos ao máximo vivê-lo com diligência com vistas à glória de Deus. É preciso remir o tempo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário