Por que Alemanha de Hitler nunca construiu bomba nuclear própria? - Se Liga na Informação



Por que Alemanha de Hitler nunca construiu bomba nuclear própria?

Compartilhar isso

O tema sobre armas nucleares nazistas tem sido há décadas alvo de especulação, com analistas refletindo sobre possíveis cenários, caso Adolf Hitler tivesse colocado suas mãos em uma bomba atômica.
A Alemanha de Hitler não foi capaz de criar uma bomba nuclear por uma razão bastante banal: porque a liderança nazista não a considerou uma prioridade suficientemente grande, explicou o Dr. Andrei Gagarinsky, historiador nuclear russo e assessor do diretor do Centro Nacional de Pesquisa do Instituto Kurchatov.
"Hitler nunca se reuniu com os cientistas responsáveis pelo programa nuclear do Reich. Além disso, a história simplesmente não lhes atribuiu tempo suficiente", disse Gagarinsky, referindo-se ao avanço dos Aliados na Alemanha de Hitler em 1944 e 1945.
O cientista destacou que a última experiência de lançamento do reator nuclear alemão foi realizada em maio de 1945 pelo cientista ganhador do Prêmio Nobel Werner Heisenberg, mas não foi bem-sucedida.
Parte do problema, salientou Gagarinsky, foi a falta de financiamento para o projeto.
Werner Heisenberg, o físico alemão que tentou criar uma bomba nuclear
Werner Heisenberg, o físico alemão que tentou criar uma bomba nuclear
Segundo as próprias palavras de Heisenberg, ele não teve "coragem moral" de pedir recursos dignos para resolver o problema, comparáveis aos fundos alocados para o projeto do foguete V2 de Werner von Braun, explicou o historiador. Este era um míssil balístico desenvolvido no início da Segunda Guerra Mundial na Alemanha e usado especificamente contra a Bélgica e algumas áreas do sudeste da Inglaterra.

Programas de Wunderwaffe

O programa nuclear, colocado sob supervisão militar, foi iniciado pouco depois do início da guerra, com Heisenberg estimando que levaria pelo menos cinco anos para que uma bomba atômica fosse criada.
Porém, em 1942 o projeto viu alguns dos recursos que lhe foram atribuídos serem desviados para outros fins, com Berlim procurando por um período de recuperação mais rápido nos seus vários programas de Wunderwaffe (termo usado durante a Segunda Guerra Mundial pelo Ministério da Propaganda do Terceiro Reich para se referir às "superarmas" criadas pela indústria bélica alemã).
A grande questão, se os nazistas desenvolveram com sucesso uma bomba nuclear antes do fim da guerra, continua a ser debatida até hoje, embora grande parte dela se baseie em rumores, incluindo o testemunho de um piloto de testes alemão, que afirmou ter identificado uma "nuvem de cogumelo" perto de uma instalação de pesquisa nuclear em Ludwigslust, no nordeste da Alemanha, em 1944.

Primeira bomba nuclear

Nesta quinta-feira, 29 de agosto, cumpre-se o 70º aniversário do teste da primeira bomba nuclear soviética, que acabou por ajudar a estabelecer a paridade nuclear entre Moscou e Washington e a assegurar o mais longo período de paz nos tempos modernos.
O projeto nuclear soviético começou em 1942 em resposta ao desenvolvimento de armas nucleares nos EUA. Os americanos, por sua vez, começaram a construir sua própria bomba atômica com medo de que a Alemanha nazista o conseguisse, garantindo assim sua vitória na Segunda Guerra Mundial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário