ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL: ESPÍRITO SANTO, O CONSOLADOR - Se Liga na Informação





ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL: ESPÍRITO SANTO, O CONSOLADOR

Compartilhar isso
Versículo do dia
"Mas, quando vier o Consolador, que eu da parte do Pai vos hei de enviar, aquele Espírito de verdade, que procede do Pai, ele testificará de mim.", Jo 15.26

Para impactar 
O Espírito Santo é a terceira pessoa da Trindade, e como Deus Ele traz em sua essência atributos perfeitos e divinos, dentre eles, o de consolar o homem.

Textos de Referência.
Jo 14.15-21

Introdução
Nesta aula trataremos da terceira pessoa da Trindade: o Espírito Santo.
Devemos entender que, quando falamos sobre o Espírito Santo, estamos falando do próprio Deus. Ele é fundamental para se cumprir a obra de redenção, Pai, Filho e Espírito Santo em favor da humanidade.

#pontochave
"Jesus ascendeu ao céu, mas enviou alguém com a mesma essência, mesma autoridade, mesmo poder e glória, para que o homem tivesse a plena certeza certeza de que não estaria desamparado diante do desafio de anunciar o reino do céus"

1. O ESPÍRITO SANTO
"Com o fim de sermos para louvor da sua glória, nós os que primeiro esperamos em Cristo;
Em quem também vós estais, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação; e, tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa;", Ef 1.12-13
1.1 O que é o Espírito Santo?
O Espírito Santo ao contrário do que algumas religiões heréticas dizem, não é uma força ativa, e sim uma pessoa da Trindade Divina.
O Espírito Santo é Deus, pois, mesmo sendo uma pessoa distinta, tem a mesma essência do Senhor.
"Porque três são os que testificam no céu: o Pai, a Palavra, e o Espírito Santo; e estes três são um.", 1 Jo 5.7Por inúmeras vezes aparece o Espírito Santo na Bíblia distintamente do Pai e do Filho, deixando claro que Ele é uma pessoa. A Bíblia poderia simplesmente nos orientar a ser batizado em nome de Deus, porém as Escrituras afirmam:
"Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;", Mt 28.19

1.2. Características do Espírito Santo
Outra demonstração clara de que o Espírito Santo é uma pessoa e não uma força, está em suas características ou atributos próprios.
  • Tem vontade própria:
"Mas um só e o mesmo Espírito opera todas estas coisas, repartindo particularmente a cada um como quer.", 1 Co 12.11
  • Tem sentimentos:
"E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o dia da redenção.", Ef 4.30
  • Tem intelecto:
"As quais também falamos, não com palavras que a sabedoria humana ensina, mas com as que o Espírito Santo ensina, comparando as coisas espirituais com as espirituais.", 1 Co 2.13

#pararefletireadorar
"Não é possível desfrutar a vida no espírito sem respeitar o Espírito Santo. Ele se manifesta onde é desejado, e não simplesmente onde há necessidade dEle. Não podemos desvencilhar-nos de uma vida pecaminosa sem a ajuda do Espírito Santo". Mike Murdock
   
2. O CONSOLADOR
"Todavia digo-vos a verdade, que vos convém que eu vá; porque, se eu não for, o Consolador não virá a vós; mas, quando eu for, vo-lo enviarei.", João 16:7

2.1. O nosso companheiro
O Espírito Santo é chamado pelo Senhor Jesus de Consolador, palavra que vem do grego Parakletos que significa chamado para estar ao lado, ou seja, um ajudador, aquele que auxilia.
Quando Jesus revelou aos seus que precisaria voltar ao céu, Ele disse que não os deixaria sozinhos, e que o Espírito Santo viria para se tornar um companheiro deles. Jesus ascendeu ao céu, mas enviou alguém com a mesma essência, mesma autoridade, mesmo poder e glória, para que o homem a plena certeza de que não estaria desamparado diante do desafio de anunciar o Reino dos Céus.

" Jesus ascendeu ao céu, mas enviou alguém com a mesma essência, mesma autoridade, mesmo poder e glória..."

2.2. Aprendendo com o Espírito Santo
"Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito.", Jo 14.26O Espírito Santo além de Companheiro, também é Mestre por excelência, pois Ele também nos ajuda a compreender aquilo que não sabemos e nos fará lembrar tudo tudo aquilo que temos lido na Palavra de Deus, para que possamos ser úteis na sua obra, e para nos edificar.

3. CONOSCO TODOS OS DIAS
"Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?", 1 Co 3.16

3.1. Um companheiro fiel
Quando Jesus prometeu o Consolador, Ele não disse que seria por um dia, uma semana ou um mês, Ele disse que nos enviaria Aquele que estaria conosco em todos os momentos e para sempre.
"E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre;", Jo 14.16

3.2. Em todas as situações
O Espírito Santo não foi enviado apenas para fazer companhia, Ele é aquele que não nos abandona no sofrimento nos nossos sofrimentos e dificuldades, pelo contrário, quando estamos sofrendo ele entra em ação a nosso favor.
"E da mesma maneira também o Espírito ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis.", Rm 8.26

Conclusão
O Espírito Santo é um grande amigo que o Senhor Jesus enviou a Terra, para que fosse nosso companheiro diante de todas as situações, isso significa que você não tem passado por adversidades sozinho, o Deus Todo-Poderoso é seu companheiro.
#aprendeu
1. Fale três características do Espírito Santo?
2. Qual o  significado de Consolador? 
3. Por quanto tempo Jesus prometeu que o Consolador estaria conosco?

Fonte: Revista Betel Conectar

Nenhum comentário:

Postar um comentário