Afinal, qual a importância de manter a saúde emocional na família? - Se Liga na Informação





Afinal, qual a importância de manter a saúde emocional na família?

Compartilhar isso

Entenda como a saúde emocional da família pode criar um ambiente mais saudável e proporcionar melhores condições de desenvolvimento para a criança.
Com a correria do cotidiano e as múltiplas atividades, nem sempre é fácil dar atenção a todos os aspectos do desenvolvimento das crianças. Nesse contexto, muitas vezes, manter a saúde emocional na família se torna um desafio. Porém, mesmo que não seja uma tarefa fácil, o esforço costuma valer a pena.
O lar é o lugar onde acontecem as primeiras interações sociais, que são importantes para o desenvolvimento físico, cognitivo e emocional de uma criança. Por isso, é fundamental que todos os membros estejam envolvidos e preocupados em conviver de forma agradável e sadia.
Neste artigo, falaremos da importância da saúde emocional e de como a família pode auxiliar a proporcionar um ambiente saudável. Além disso, mostraremos qual é o papel da escola no desenvolvimento dessa habilidade.

A importância da saúde emocional na família

Antes de explicarmos a importância, é interessante entender o que é a saúde emocional. Ela pode ser vista como a capacidade de controlar e gerenciar as alterações de comportamento presentes em nossas atividades rotineiras.
A falta de motivação, dificuldades nos relacionamentos, objetivos pessoais indefinidos, comportamentos apáticos e de procrastinação frente às atividades diárias são fatores que podem indicar dificuldades com a saúde emocional. E esses aspectos, quando somados, influenciam no comportamento das crianças e demais membros da família.
O clima emocional de uma casa é uma responsabilidade compartilhada. Ele não depende apenas dos pais ou das crianças, mas é a soma de todas as personalidades do lar. Porém, é evidente que os adultos têm mais condições de proporcionar um ambiente agradável.
A criação dos filhos engloba vários aspectos diferentes, como proporcionar um clima de afeto, respeito e apoio. Isso facilita o desenvolvimento das relações e fortalece as habilidades emocionais das crianças, que ficam mais receptivas aos ensinamentos dos responsáveis.
A saúde emocional familiar traz benefícios para o desenvolvimento dos filhos. Vamos conhecer alguns deles!

Melhora a autoconfiança das crianças

O cuidado com as emoções ajuda a criar mais autoconfiança nas crianças. Ao saber que fazem parte de uma estrutura familiar firme, confiam mais nas suas características e podem ter menos dificuldades para alcançar equilíbrio nas emoções ainda quando pequenas.

Proporciona o sentimento de pertencimento e estreita os vínculos

Em uma sociedade que se depara constantemente com casos de depressão e solidão, pertencer a algum grupo é fundamental para manter o equilíbrio emocional. Quando o sentimento de pertencimento é trabalhado na família, melhor ainda.
Assim, as crianças entendem que fazem parte de algo, se sentem aceitas e acolhidas, tendo um local de refúgio para os momentos de dificuldade. Dessa maneira, o vínculo familiar é fortalecido, diminuindo a distância entre os filhos e os demais membros.

Como a família pode auxiliar a proporcionar um ambiente saudável

A família pode promover hábitos e atividades que ajudarão a proporcionar um ambiente mais saudável às crianças. Esse tipo de ação contribui para o desenvolvimento da inteligência emocional dos filhos e transforma o comportamento. Para ficar mais fácil, vamos ver alguns exemplos de atitudes saudáveis!

Evitar críticas e cobranças excessivas

As críticas e cobranças excessivas tendem a ser prejudiciais para o desenvolvimento emocional das crianças. Em alguns momentos, elas podem se sentir inferiores e sem capacidade para atingir o que a família espera dela. Comportamentos como silêncio, poucas risadas e falta de vontade ajudam a identificar que a pressão está acima do que deveria.

Escutar a criança

A criança gosta de ser ouvida. Ouvi-la não significa deixar que ela faça tudo que o deseja, mas demonstra que a opinião dela tem valor. Essa postura no relacionamento familiar não apenas facilita a comunicação dos filhos com a família, como contribui para a percepção de dificuldades e problemas que elas estejam enfrentando.

Realizar atividades recreativas juntos

A família também pode ser uma diversão e, por isso, é importante que os membros se envolvam em atividades recreativas juntos. Esse tempo pode ser utilizado para brincadeiras ao ar livre, passeios, comer fora, praticar esportes, ou qualquer outra atividade que proporcione momentos agradáveis.
Eles se tornam uma oportunidade de se desligar dos compromissos do cotidiano e conseguir ter momentos de interação real. Por isso, esse tempo precisa ser de qualidade e bom para todos os membros.

Ensinar a lidar com as frustrações

É fundamental ensinar a lidar com as frustrações. A habilidade para entender que nem sempre todos os desejos se realizam e perceber que é normal as coisas não saírem exatamente como foram planejadas é importante para gerar mais equilíbrio emocional e controle.
Lidar bem com as frustrações torna a criança mais preparada para o futuro, sabendo controlar os sentimentos e mantendo a felicidade, mesmo em circunstâncias adversas. Essas características também serão importantes para o futuro profissional, pois são habilidades necessárias para lidar com os desafios do mercado de trabalho.

O papel da escola no desenvolvimento emocional das crianças

Além da família, a escola também tem responsabilidade no desenvolvimento emocional das crianças. Afinal, os filhos passam grande parte do tempo com os colegas e professores, entrando em contato com várias culturas diferentes.
Portanto, na hora de escolher uma escola para matricular os filhos, é preciso levar em conta se a instituição tem metodologias focadas no desenvolvimento emocional e se promove atividades com a intenção de desenvolver os alunos nessa área.
Uma metodologia efetiva trabalha com a educação das emoções, contribuindo para a melhoria dos índices de aprendizagem, aprimoramento das relações interpessoais e o aumento da participação da família na formação integral dos alunos.
educação socioemocional é uma excelente aliada no desenvolvimento completo das crianças, pois leva em consideração não apenas a dimensão cognitiva e intelectual, mas também as habilidades sociais e emocionais do indivíduo em formação. Nesse sentido, compreende-se que a preocupação individual com cada aluno é condição para perceber as reais necessidades deles e para a definição de estratégias para trabalhá-las.
Como podemos perceber, a saúde emocional na família impacta diretamente o comportamento das crianças. A união de todos em busca de relações saudáveis e agradáveis proporciona ambiente mais favorável ao desenvolvimento pessoal de cada um e contribui efetivamente para a construção da autoconfiança. E para além das boas relações familiares, a escolha de uma escola que se preocupa com as questões emocionais é um fator igualmente importante.
Gostou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário