Dúvidas Cristãs: A ORAÇÃO PODE MUDAR DEUS? UMA RESPOSTA SOBRE A CURA DE EZEQUIAS - Se Liga na Informação





Dúvidas Cristãs: A ORAÇÃO PODE MUDAR DEUS? UMA RESPOSTA SOBRE A CURA DE EZEQUIAS

Compartilhar isso

O ensino de muitos pastores é que a oração pode mudar a decisão de Deus. Tenho visto alguns afirmando que a história de Ezequias é a prova disso.


“Naqueles dias, Ezequias adoeceu de uma enfermidade mortal; e veio a ele Isaías, filho de Amoz, o profeta, e lhe disse: Assim diz o Senhor: Põe em ordem a tua casa, porque morrerás e não viverás. Então, virou Ezequias o rosto para a parede e orou ao Senhor. E disse: Ah! Senhor, lembra-te, peço-te, de que andei diante de ti em verdade e com coração perfeito e fiz o que era reto aos teus olhos. E chorou Ezequias muitíssimo. Então, veio a palavra do Senhor a Isaías, dizendo: Vai e dize a Ezequias: Assim diz o Senhor, o Deus de Davi, teu pai: Ouvi a tua oração e vi as tuas lágrimas; eis que acrescentarei aos teus dias quinze anos.” (Isaías 38:1-5)
Pois é, será que Deus de fato mudou de opinião por causa da oração de Ezequias?
Antes de tratar dessa questão é importante responder a seguinte pergunta:
Pode um ser finito, limitado, mudar àquele que é sempiterno e que tudo sabe?
Voltando ao caso de Ezequias, existem algumas passagens na Bíblia que dão a entender que Deus mudou de ideia ou que se arrependeu, no sentido de que ele disse que ia fazer uma coisa e não fez ou então que Ele fez uma coisa e depois se arrependeu de ter feito, todavia, é importante entender que o conceito do “arrependimento de Deus” está mais ligado a uma tipo de figura de linguagem para facilitar o entendimento do homem sobre Deus. O texto sobre Ezequias se encaixa naquilo que chamamos de “antropomorfismo”.
Isto posto, ao ouvir a oração de Ezequias entendo que Deus já tinha em mente lhe acrescentar os 15 anos de, contudo, queria proporcionar-lhe um aprendizado com o anúncio do profeta.
Concluo dizendo que se o homem pudesse MUDAR a decisão de Deus através da oração, estaria em outras palavras dizendo que um Deus mutável, é um Deus desprovido de sabedoria e conhecimento, visto que mudando estaria se submetendo a uma criatura “mais sábia” que ele. Portanto, entenda que do ponto de vista bíblico, nós não mudamos Deus com nossas orações. Antes pelo contrário, Deus nos muda através das nossas orações ensinando-nos a orar segundo a sua vontade. Ademais, é mister que entendamos que a oração não serve para mudar os planos de Deus e sim para confiarmos e descansarmos em sua soberana vontade.
Pense nisso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário