Escola Bíblica Dominical: Corpo Humano, Lugar em que se Abriga a Vida - Se Liga na Informação





Escola Bíblica Dominical: Corpo Humano, Lugar em que se Abriga a Vida

Compartilhar isso
TEXTO BÍBLICO BÁSICO

1 Co 12.12-20
12 - Porque, assim como o corpo é um, e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, são um só corpo, assim é Cristo também.
13 - Pois todos nós fomos batizados em um Espírito, formando um corpo, quer judeus, quer gregos, quer servos, quer livres, e todos temos bebido de um Espírito.
14 - Porque também o corpo não é um só membro, mas muitos.
15 - Se o pé disser: Porque não sou mão, não sou do corpo; não será por isso do corpo?
16 - E se a orelha disser: Porque não sou olho não sou do corpo; não será por isso do corpo?
17 - Se todo o corpo fosse olho, onde estaria o ouvido? Se todo fosse ouvido, onde estaria o olfato?
18 - Mas agora Deus colocou os membros no corpo, cada um deles como quis.
19 - E, se todos fossem um só membro, onde estaria o corpo?
20 - Assim, pois, há muitos membros, mas um corpo.

TEXTO ÁUREO
"Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a pela fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim.", Gl 2.20

COMENTÁRIO

Palavra introdutória
O corpo humano é excelso e extraordinário. A prova disso está no fato de o Senhor Jesus ter vindo a este mundo na forma humana; Ele possuía um corpo como o nosso. O Salvador nos honrou participando da nossa humanidade. Como bem escreveu o autor da carta aos hebreus, os dias de Jesus entre os homens foram os dias de sua carne (Hb 5.7).

1. A DIMENSÃO FÍSICA (BIOLÓGICA) DO CORPO HUMANO

1.1. A inteligência e a complexidade do cérebro humano
O cérebro humano processa uma quantidade incrível de informações. Ele identifica cores, sons e formas; detecta condições de temperatura e pressão; registra emoções e pensamentos; processa mais de um milhão de mensagens por segundo; e tem uma infinita capacidade de memorização.

1.2. A composição do corpo humano
O corpo humano é composto por um conjunto de sistemas que trabalham de maneira coordenada para realizar diversas funções. São eles: digestório, cardiovascular (ou circulatório), endócrino, imunológico, linfático, muscular, reprodutor, esquelético, respiratório, excretor, nervoso, tegumentar, urinário e sensorial. Sim, fomos criados de modo terrível e maravilhoso (Sl 139.14).

2. O CORPO FÍSICO DO SALVADOR
Jesus foi gerado por obra e graça do Espírito Santo no útero de Maria (Mt 1.20; Lc 1.35). Ele esteve sujeito às limitações físicas impostas aos homens.

2.1. União hipostática
União hipostática é um termo teológico utilizado para definir a doutrina de que Jesus é uma só pessoa, mas com duas naturezas: a divina e a humana.
O teólogo Louis Berkhof comenta acerca das duas naturezas de Jesus: "A segunda pessoa da Trindade, o Cristo preencarnado, tomou a natureza humana, ficando a divindade e a humanidade unidas em uma só pessoa. Essas duas naturezas de Cristo tornaram-no o Deus-homem. Completamente Deus e completamente homem. Duas naturezas distintas em uma só pessoa para sempre" (Is 9.6; Rm 1.3,4).

2.2. Jesus em Seu ministério terreno
O Salvador no transcurso de Seu ministério terreno, empreendeu e sofreu ações no corpo (humano) que recebeu do Pai. Ele: curou pessoas com o toque de Suas mãos (Lc 13.10-13); colocou Seus pés em vilas e aldeias fazendo o bem (At 10.38); abriu Sua boca para ensinar e pregar às gentes (Mt 5.2; Mt 4.23); abriu Seus ouvidos ao clamor dos necessitados (Mt 9.12); ressuscitou mortos a partir de Sua fala (Jo 11.43-45); recebeu uma coroa de espinhos em Sua fronte (Mt 27.29); teve o lado de Seu corpo perfurado por uma lança (Jo 19.34); recebeu açoites (Jo 19.10); e foi crucificado (Mc 15.21-28).

3. REGRAS BÍBLICAS PARA O CORPO

3.1. Cuide do seu corpo
A expressão homem exterior, utilizada por Paulo em 2 Coríntios 4.16, é uma clara referência ao presente dado por Deus aos homens, a saber: o corpo - a ferramente que nos permite interagir com a dimensão terrena da existência. É nosso dever, portanto, mantê-lo saudável, utilizando-o apenas para o bem, para o Senhor, não para atos imorais (1 Co 6.13).

3.2. Valorize a vida
O Altíssimo é o Senhor da vida e da morte; Nele estão a origem e o destino de todos os homens. Por essas razões, devemos refletir sobre os ataques empreendidos contra o corpo, espaço em que se abriga a vida.

 NORMAS BÍBLICAS ACERCA DO CORPO
 Apresentar nossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus (Rm 12.1) - Isto significa que o corpo pertence a Deus. Vivo e santo revelam o caráter de Deus.
 Expressar o amor e a misericórdia do Senhor a todos (2 Co 5.20) - Como embaixadores de Cristo devemos manifestar por meio do nosso corpo as bênçãos do Senhor. 
 Glorificar a Deus (Is 43.7) - Nosso corpo tem a imagem, a semelhança e os traços da natureza divina.
 Ter comunhão com o Pai, o Filho, e Espírito Santo e o nosso próximo é o objetivo principal para o qual o corpo humano foi criado (1 Jo 1.3).
 Desenvolver relacionamentos com outros seres humanos, pois isto é essencial ao desenvolvimento sadio do corpo (Ec 4.9-12) - Os cinco sentidos são instrumentos de comunicação e relacionamento.
 Cuidar da saúde, no temor do Senhor, representa vida longa para o corpo (Pv 3.7,8). Nossa tranquilidade e saúde são suficientes em Cristo (1 Pe 5.7).
 Confessar e abandonar os pecados a fim de alcançar a misericórdia do Senhor (Pv 28.13).
 Proteger o corpo da imoralidade, da sexualidade patológica, dos vícios, dos ataques malignos e de tudo que é ilícito, e praticar apenas o que o Senhor ordenou (Mt 26.41).

3.2.1. Homicídio
Em Gênesis 6.9, o autor sagrado registrou: Quem derramar o sangue do homem, pelo homem o seu sangue será derramado; porque Deus fez o homem conforme a sua imagem. Os editores do Novo Comentário Bíblico AT apropriadamente comentaram a respeito desse verso: "Deus dá mais valor ao ser humano do que a qualquer outra criatura viva, porque o ser humano possui a Sua imagem"
(RADMARCHER; ALLEN; HOUSE. Central Gospel, 2010a p. 31,32). 

3.2.2. Suicídio
Suicídio é o ato intencional de tirar a própria vida. O indivíduo busca na morte uma maneira de fugir daquilo que o oprime. Quem acredita que o suicídio será a solução para o seu sofrimento esqueceu-se de Deus, pois Ele é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia (Sl 46.1).

3.2.3. Mutilação
Mutilar tem o sentido de desfigurar o modelo original. A Bíblia proíbe a mutilação física (Lv 19.28). porque a desfiguração do corpo implica desonra a Deus, a cuja imagem o ser humano foi criado.

CONCLUSÃO
Fiquemos, pois, com a exortação paulina: Será que vocês não sabem que o corpo de vocês é o templo do Espírito Santo, que vive em vocês e lhes foi dado por Deus? Vocês não pertencem a vocês mesmos, mas a Deus, pois ele os comprou e pagou o preço. Portanto, usem o seu corpo para a glória dele (1 Co 6.19,20).

ATIVIDADE PARA FIXAÇÃO

1. De acordo com o que foi exposto nesta lição, responda: O que significa união hipostática?

Fonte: Revista Lições da Palavra de Deus n° 60

SE VOCÊ QUER AJUDAR ESSA OBRA, ENTÃO CLIQUE EM NOSSOS ANÚNCIOS! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário