“Suicídio é um assunto que não pode passar despercebido pela igreja”, diz missionário psicólogo - Se Liga na Informação





“Suicídio é um assunto que não pode passar despercebido pela igreja”, diz missionário psicólogo

Compartilhar isso
Tema está cada vez mais evidente nas igrejas brasileiras

Diante do aumento do número de suicídios entre evangélicos, é hora da Igreja começar a tratar o assunto com seriedade, como analisa Marcos Quaresma, missionário da Sepal, psicólogo em formação, mestre em aconselhamento pastoral e especialista em psicopedagogia.
“O suicídio é um assunto que não pode passar despercebido pela igreja”, declarou o missionário para o site da Sepal. Ele cita alguns exemplos da Bíblia para dizer que é possível sim que pessoas próximas a Deus cometam tal ato.
“A questão, porém, tem de ser abordada com precaução, evitando o sensacionalismo que pode provocar o efeito contrário”, completou.
Para Quaresma, que também é coautor do livro “Uma família saudável”, capelão empresarial e membro do Eirene do Brasil, associação internacional que atua em favor do desenvolvimento, fortalecimento e defesa da saúde integral das famílias, a igreja deve estar atenta à sua postura diante do suicídio, não julgar a pessoa que se matou e não fazer previsões sobre seu destino eterno.
“Outro ponto importante é oferecer assistência à família da vítima, estendendo-lhe a mão para superar o trauma e a dor”, declara ele.
Quaresma pede para que as pessoas fiquem atentas ao comportamento depressivo em quem está a sua volta. Isolamento, manifestação do desejo de morrer, desilusão com a vida, compra de arma, compra de corda são alguns sinais de que pessoa pode estar pensando em tirar a própria vida.
Pensamentos suicidas devem ser tratados adequadamente. Por isso, é importante que a pessoa com tendência suicida busque ajuda imediata para sanar a sua dor: seja entre os parentes, amigos, líderes religiosos, psicólogos ou psiquiatras.
“O suicídio possui três passos: o pensamento ou ideação suicida, o planejamento e a tentativa/execução. Quando a pessoa busca apoio em Deus e nas pessoas para curar a sua aflição, pode evitar os passos seguintes” comenta o pastor que é autor do artigo “Suicídio de pastores e líderes: uma reflexão necessária”, publicado no site da Sepal.
“A vida possui altos e baixos, e isso é inevitável. Entretanto, é importante possuir esperança de dias melhores. Eles poderão vir se tirarmos os olhos da solidão e percebermos que ao nosso redor existe uma rede de pessoas dispostas a nos ajudar. Portanto, acredite!”, afirma Quaresma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário