ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL: FUJA DA CORRUPÇÃO MUNDANA - Se Liga na Informação





ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL: FUJA DA CORRUPÇÃO MUNDANA

Compartilhar isso
Versículo do dia
"A religião pura e imaculada para com Deus e Pai, é esta: Visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações, e guardar-se da corrupção do mundo.", Tg 1.27

Para impactar 
Muita gente tenta combater a corrupção do mundo procurando o problema no outro, mas só se vence a corrupção quando começamos por nós mesmos.

Textos de Referência.
2 Pe 1.3-7

Introdução
Nesta lição trataremos sobre a corrupção. É interessante saber que o ser humano se indigna com o resultado da corrupção, porém ficaria surpreso se descobrisse onde a mesma se inicia.
#pontochave
"A verdadeira religião nos convoca a guardarmos a nossa vida da corrupção do mundo, e isso deve ser deita por ações concretas."

1. O QUE É CORRUPÇÃO?
Corrupção é o ato de corromper alguém ou algo, visando benefício próprio, por meio fraudulento e ilícito, prejudicar alguém para se beneficiar.

1.1. A corrupção do mundo
Quando o livro de Tiago diz que devemos nos guardar da corrupção do mundo, ele está se referindo a uma expansão de atos corruptos em todos o cantos da terra.
A corrupção não começou hoje. A História mostra que muitos homens de Deus tiveram de lidar com essa problemática.
"Porque sei que são muitas as vossas transgressões e graves os vossos pecados; afligis o justo, tomais resgate, e rejeitais os necessitados na porta.", Am 5.12

1.2. A corrupção de cada dia
Os brasileiros estão indignados com tanta corrupção no país. Há desvio de dinheiro público, obras superfaturadas, verbas que não chegam às escolas, desvio de dinheiro da saúde e tantas coisas mais, porém, corrupção não se limita aos altos escalões da sociedade; está presente no nosso dia a dia e muitas vezes sequer percebemos.
Há pessoas que se revoltam com o governo, mas não se revoltam quando recebem seguro desemprego, mesmo quando já estando trabalhando; quando pulam por cima da catraca para não pagar o metrô; quando param o carro em lugar privativo para deficientes; quando compram um atestado falso para enganar o patrão; quando mentem para fazer um bom negócio; quando aceitam troco errado; compram produtos falsificados e etc.


#pararefletireadorar
"O homem precisa ser salvo de sua sabedoria própria bem como da sua justiça própria, porque o resultado do ajuntamento das duas é uma e a mesma corrupção".
Willian Law
2. AS CONSEQUÊNCIAS DA CORRUPÇÃO
"Presentes receberam no meio de ti para derramarem sangue; usura e juros ilícitos tomaste, e usaste de avareza com o teu próximo, oprimindo-o; mas de mim te esqueceste, diz o Senhor DEUS.E eis que bati as mãos contra a avareza que cometeste, e por causa do sangue que houve no meio de ti.", Ez 22.12-13

2.1. Deus odeia a corrupção
Quando o homem se corrompe em qualquer aspecto da vida, demonstra estar afastado de Deus.
Bem sabemos que as escolhas que fazemos trazem consigo consequências, e isto se aplica também à prática da corrupção.
"Não te indignes por causa dos malfeitores, nem tenhas inveja dos que praticam a iniquidade. Porque cedo serão ceifados como a erva, e murcharão como a verdura.", Sl 37.1-2

2.2. A corrupção de judas
Judas viveu e conviveu com Jesus três anos. Ele viu o Salvador curar, libertar, ressuscitar mortos e mesmo e mesmo assim não se converteu. Seu coração estava corrompido a ponto de entregar o Mestre Jesus por trinta moedas de prata (Mt 26.15).
Porém, após trair Jesus, Judas sentiu o peso do pecado cometido:
"E ele, atirando para o templo as moedas de prata, retirou-se e foi-se enforcar.", Mt 27.5

"A luta contra a corrupção é moral e só pode ser vencida pelos que temem a Deus..."

3. VENCENDO A CORRUPÇÃO
"O que anda em justiça, e o que fala com retidão; o que rejeita o ganho da opressão, o que sacode das suas mãos todo o presente; o que tapa os seus ouvidos para não ouvir falar de derramamento de sangue e fecha os seus olhos para não ver o mal.Este habitará nas alturas; as fortalezas das rochas serão o seu alto refúgio, o seu pão lhe será dado, as suas águas serão certas.", Is 33.15-16

3.1. Guardando-se da corrupção
O Apóstolo Paulo se negou a tolerar a corrupção porque queria fazer a vontade de Deus, "que não trata a ninguém com parcialidade, nem aceita suborno", Dt 10.17.
A luta contra a corrupção é moral e só pode ser vencida pelos que temem a Deus e pela "Espada do Espírito", a Bíblia Sagrada, Ef 6.17

3.2. Colocando-se na posição certa
Precisamos de um direcionamento para que possamos fugir da corrupção do mundo e nos aproximarmos de Deus. Ele mesmo nos ensina o caminho para fugir da corrupção:
"E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra.", 2 Cr 7.14
Conclusão
O Senhor espera que o seu povo seja luz neste mundo em trevas, glorificando-o através do nosso testemunho de vida diário e, assim mostrar que é possível ser um cidadão de bem, próspero e feliz sem se corromper.

#aprendeu
1. O que é corrupção?
2. Qual foi a consequência da corrupção de Judas? 
3. Como podemos nos guardar da corrupção do mundo?

Fonte: Revista Betel Conectar


SE VOCÊ QUER AJUDAR ESSA OBRA, ENTÃO CLIQUE EM NOSSOS ANÚNCIOS! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário