ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL: NA MORAL, QUEM É VOCÊ? - Se Liga na Informação





ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL: NA MORAL, QUEM É VOCÊ?

Compartilhar isso
Versículo do dia
"Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz;", 1 Pe 2.9

Para impactar 
Muitas vezes não sabemos responder a uma pergunta que aparentemente parece simples: Quem sou eu? Sabemos quem somos quando conhecemos bem quem nos criou.

Textos de Referência.
1 Pe 2.1-10

Introdução
Na vida é muito mais importante descobrir quem verdadeiramente somos, do que tentar imaginar em quem nos tornaremos, pois só alcançaremos projetos futuros se descobrirmos quem somos perante Deus, perante a sociedade e perante nós mesmos.
#pontochave
"Mas a verdade é que Jesus te ama como ninguém jamais o amará, Ele se importa tanto com você, que pagou com sua própria vida e seu próprio sangue uma condenação que pertencia a você e a mim."

1. QUEM SOU EU
"Eu te louvarei, porque de um modo assombroso, e tão maravilhoso fui feito; maravilhosas são as tuas obras, e a minha alma o sabe muito bem.", Sl 139.14

1.1. Reconhecendo-me como verdadeiramente sou
Muitas vezes, quando os jovens são questionados sobre quem são, a resposta acaba sendo mais complexa do que se imagina, porque na maioria das vezes não sabem ao certo.
Nos últimos dias os problemas familiares se intensificaram muito, sendo que dentre eles está a relação entre pais e filhos. Mas por que isso acontece?  Porque temos uma geração cheia de incertezas sobre quem são e onde querem chegar, numa busca incansável por respostas que muitas vezes não são encontradas, e quando isso acontece, esses jovens se frustram, desanimam e muitas vezes entram num processo depressivo.
Por isso devemos conhecer quem realmente somos diante de Deus, da sociedade e da família.
A Bíblia Sagrada nos auxiliará a encontrar uma resposta assertiva, verdadeira e satisfatória diante de quem somos.
"Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais.", Jr 29.11

1.2. Deus nos dá a resposta
Diante da indagação de quem somos, vejamos a resposta à luz da Bíblia:

  • Somos imagem e semelhança de Deus.
"E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.", Gn 1.27

  • Fomos feitos por Deus, com propósito de representar a Cristo através de nossas obras.
"Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas.", Ef 2.10

  • Somos em Cristo mais que vencedores
"Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou.", Rm 8.37.

É certo que o inimigo das nossas almas, fará de tudo para que muitos jovens não busquem e, consequentemente, encontrem a verdade.
Não importa a situação que você esteja vivendo hoje, jovem, você é alguém criado por Deus com um propósito sublime de servi-lo e ser muito feliz.
#pararefletireadorar
"Deus cria a partir do nada. Portanto, enquanto o homem não se esvaziar e se reduzir a nada, Deus não poderá fazer nada com ele". Martinho Lutero

2. QUEM É ELE PARA MIM?
"E Simão Pedro, respondendo, disse: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo.", Mt 16.16

2.1. Reconhecendo a Cristo
É muito importante reconhecer quem somos, entender o nosso propósito como seres humano, mas como somos criaturas (seres criados), é necessário compreender quem é o nosso Criador; pois bem, vamos a um conhecimento mais pleno de quem é Jesus Cristo, o nosso Senhor.
Jesus é o Filho de Deus
"Qualquer que confessar que Jesus é o Filho de Deus, Deus está nele, e ele em Deus.", 1 Jo 4.15
Jesus nos amou
"Porque já sabeis a graça de nosso Senhor Jesus Cristo que, sendo rico, por amor de vós se fez pobre; para que pela sua pobreza enriquecêsseis.", 2 Co 8.9
Jesus é a razão da nossa existência
"Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez.", Jo 1.3
Jesus é santo e quer que o sigamos
"Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver;", 1 Pe 1.15

2.2. Ele nos ama
Uma das táticas de Satanás é demonstrar a você que o amor de Cristo é algo inalcançável ou uma mentira, querendo transparecer que Jesus não se importa com você.
Mas a verdade é que Jesus te ama como ninguém jamais o amará, Ele se importa tanto com você, que pagou com sua própria vida e sangue uma condenação que pertencia à humanidade.
As nossas ações nos afastam do Senhor, e não as ações dEle, pelo contrário, Ele sempre está disposto a perdoar e a lhe dar uma nova chance de recomeçar.
"Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a sua vida pelos seus amigos.", Jo 15.13
3. VIVENDO O NOVO
"Os jovens se cansarão e se fatigarão, e os moços certamente cairão;Mas os que esperam no Senhor renovarão as forças, subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; caminharão, e não se fatigarão.", Is 40.30-31

3.1. Um novo tempo
As crises emocionais tem maltratado a muitos, mas em Cristo vemos a esperança de dias melhores, pois, não vivo mais eu, mas Cristo vive em mim (Gl 2.20), as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo (2 Co 5.17).

3.2. Você faz parte desse novo tempo
Você que já foi alcançado por esse Evangelho transformador, também faz parte de um exército que quer alcançar essa geração sofrida e sem rumo e apresentar-lhe um Cristo que trará sentido a sua existência.
"Levanta-te, resplandece, porque vem a tua luz, e a glória do SENHOR vai nascendo sobre ti.", Is 60.1

Conclusão
Na moral, quem você é? Você com certeza é alguém que Jesus considerou e considera muito importante. A morte dEle se concretizou para que você pudesse viver, assim como Ele vive e, acima de tudo, ser feliz. Você não é mais um na multidão, você é um filho de Deus e amado por Ele.
#aprendeu
1. Por que muitos jovens tem desistido da vida?
2. Qual a prova que Cristo se importa comigo? 
3. Você não é mais um na multidão, então quem você é?

Fonte: Revista Betel Conectar



SE VOCÊ QUER AJUDAR ESSA OBRA, ENTÃO CLIQUE EM NOSSOS ANÚNCIOS!

Nenhum comentário:

Postar um comentário