Os filhos de Deus e os filhos dos homens na época de Noé - Se Liga na Informação


Os filhos de Deus e os filhos dos homens na época de Noé

Compartilhar isso



Autor:Julia Blum
Instituto Bíblico de Israel
Parceiro do Tenda na Rocha
Tradução: Wilma Rejane


Se perguntarmos a algum cristão hoje: " Por que existe pecado no mundo?", a maioria, certamente responderia: "por causa da Queda de Adão". No entanto, nem sempre foi assim. “Se você perguntasse a um judeu que viveu no período do Segundo Templo, a resposta seria dramaticamente diferente. Sim, a entrada do pecado no bom mundo de Deus teria ocorrido no Éden, mas o testemunho unânime do judaísmo do Segundo Templo é que os Sentinelas (ou vigilantes) seriam os culpados pela proliferação do mal na Terra. [1]

Para entender quem eram esses Vigilantes, vamos ler o polêmico começo do capítulo 6 do livro de Gênesis, mesmo que esses versículos ainda pertençam formalmente à primeira porção da Torá, os discutiremos aqui, desde a história de Noé e a imagem de Noé no Novo Testamento, para que essa história seja compreendida mais corretamente. Poucas passagens da Bíblia levantam tantas perguntas quanto esses versículos:

... os filhos de Deus viram as filhas dos homens, que eram lindas; e eles tomaram para si mulheres de todos os que escolheram ... Havia gigantes na terra naqueles dias, e também depois, quando os filhos de Deus vieram para as filhas dos homens e eles lhes deram filhos ...

Durante séculos, as pessoas debatem se a expressão “filhos de Deus” se refere a anjos ou homens, e quem eram esses nefilins / gigantes. Muitos estudiosos respeitados comentaram sobre esse tópico ao longo dos anos, e a identidade dos nefilins e dos filhos de Deus ainda está sendo debatida hoje. A interpretação sobrenatural de Gênesis 6: 1-4 não é muito popular no cristianismo moderno ou no judaísmo moderno, no entanto, esse não era o caso no judaísmo do Segundo Templo: de acordo com seu entendimento, os Vigias ou "os filhos de Deus" eram claramente seres angelicais.

O judaísmo do Segundo Templo viu nesses versículos não apenas a história de uma rebelião sobrenatural, mas de uma das passagens centrais na teologia bíblica e na compreensão do plano de Deus na história. O Livro dos Observadores (primeira parte do livro de Enoque) descreve a revolta dos Observadores celestes, que levou ao mal na Terra. Os Observadores produzem gigantes na terra por sua união com mulheres humanas, e esses gigantes não são apenas moralmente maus, mas também espiritualmente destrutivos. Como os escritores do Novo Testamento pertenciam ao judaísmo do Segundo Templo, esse entendimento dos Observadores era responsável pela propagação do mal na Terra,  2 Pedro. 2: 4 , 5 ; Judas.1: 6 ).

Seja salvo desta geração perversa



É com essa horrível corrupção como pano de fundo que a história de Noé começa: no meio de toda essa corrupção, vemos um homem que claramente agradou a Deus - que foi salvo e por quem a humanidade foi salva. As escrituras nos dizem que Noé encontrou graça aos olhos do Senhor. Por quê? O que havia de tão especial nele? Qual era o segredo dele encontrar graça aos olhos do Senhor?

Depois de tudo o que acabamos de discutir aqui, a primeira e a mais óbvia sugestão diz respeito à linhagem de Noé. Vários comentaristas assumem que a expressão “perfeita em suas gerações” [2] pode ser lida, no sentido de uma linhagem perfeita: Noé era perfeito em sua genealogia. Sua linhagem era pura, pois era totalmente humana, e essa foi a primeira e a mais óbvia razão pela qual Deus o escolheu.

Temos que lembrar, porém, que Deus da Bíblia é antes de tudo, Deus dos corações. É por isso que não tenho dúvidas de que o coração de Noé também era puro e que ele era realmente justo diante de Deus. As escrituras nos dizem claramente que Noé ' andou com Deus ' (a propósito, existem apenas duas pessoas em toda a Bíblia que são descritas dessa maneira: Enoque e Noé). Sim, Noé tinha uma linhagem pura, mas ele também era justo diante de Deus; de fato, essas duas coisas estão conectadas e caminham juntas: a linhagem de Noé permaneceu incorrupta porque ele era justo. Ele foi completamente separado do mundo pecador e das pessoas pecadoras (e meia-pessoas) ao seu redor - e é por isso que ele foi perfeito em suas gerações. 



Você sabia que em hebraico a palavra kadosh,שוש santo, também significa “separado”: ​​as palavras “ at mekudeshet lee ”, את מקודשת לי, pronunciadas por um noivo a uma noiva na cerimônia de casamento judaica sob a chuppa, significam simultaneamente ambos, “você está separado para mim” e “ você é santo para mim. ”Isto é exatamente o que Deus mais tarde esperaria e exigiria do Seu povo: eles tinham que ser separados deste mundo para serem santos!

Em sua primeira proclamação pública do Messias de Jesus, o apóstolo Pedro, voltando-se para o povo “ com muitas outras palavras ... testemunhou e exortou-os, dizendo:“ Sejam salvos desta geração perversa ” [3] . Embora o Apóstolo Pedro não tenha se referido a Noé aqui, o fato de que logo após declarar a fé salvadora em Jesus Cristo e incentivar seu público a se arrepender e ser batizado, o Apóstolo pede que eles sejam separados " desta geração perversa ", certamente nos lembra a história de Noé. Além disso, sabemos que Pedro se refere a Noé várias vezes em suas epístolas [4]; entendemos que, para os escritores do Novo Testamento, Noé é o caráter exemplar daquele que está separado da geração corrupta e do mal e, portanto, é salvo. Noé, com seu coração puro, foi separado do mundo corrompido - e como resultado de sua justiça, ele tinha uma linhagem humana pura, não corrompida pela semente não humana. Assim, Noé era um candidato perfeito ao plano de Deus: ele encontrou graça aos olhos do Senhor .

Noé, Tipo de Messias

Nenhum estudo desta porção da Torá pode ser completo sem ver Noé como um tipo de Messias. O próprio nome de Noé tem um significado muito profético. Lemos em Gênesis 5 que o pai de Noé, Lameque, o chamava de Noé, dizendo: “Este nos dará alívio de nossa obra e do trabalho de nossas mãos, fora da própria terra que o SENHOR colocou sob maldição.” [5 ] A raiz hebraica do nome Noé significa 'descanso' - portanto, seu pai o considerava aquele que devia dar o resto, e alguém que deveria proporcionar descanso e libertação da maldição. Sabemos que em Gênesis 3 Deus amaldiçoou a terra e expulsou Adão e Eva do Jardim - mas Ele também lhes deu a promessa do Salvador vindouro. É óbvio, pelas palavras de Lameque, que mesmo essas primeiras gerações já estavam extremamente cansadas dessa maldição e aguardavam o cumprimento dessa promessa. Ele considerava Noé como alguém que deveria trazer libertação da Maldição, como alguém que deveria prover conforto e descanso - assim como o Messias do Novo Testamento, Jesus Cristo que declarou:  “ Vinde a Mim, todos vocês que estão cansados e sobrecarregados. e eu lhes darei descanso ” [6] .

***

Que sejamos nós santos, separados para fazermos a vontade de Deus nessa geração.

[1] Heiser, Michael S. Invertendo o Hermon : Enoque, os Observadores e a Missão Esquecida de Jesus Cristo (Locais 107 do Kindle).

[2] Gênesis 6: 9
[3] Atos 2:40
[4] 2 Pedro 2: 1-9 , 2 Pedro 3: 18-20
[5] Gn.5: 29
[6] Mt.11: 28

Nenhum comentário:

Postar um comentário







Zattini













































Não deseja mais receber nossas mensagens? Acesse esse link.



























































As ofertas anunciadas neste e-mail são válidas até 25/03/2019 ou enquanto durarem os estoques.



Preços e condições

Preços e condições válidos somente para compra por meio desta mensagem.

Caso haja diferença de preço ou descrição do produto entre este e-mail e o site, a condição válida e praticada será a do site.

Compras feitas com cartões podem ser parceladas em até 10x sem juros, respeitando-se o valor da parcela mínima de R$ 25,00.



Promoções

As promoções na Zattini não são cumulativas.

As promoções classificadas como "Só Hoje" são válidas somente na data de disparo deste e-mail

Trata-se de um aviso informativo, não significa que você está comprando este produto nem tenha feito uma reserva de compra deste item.

As imagens encontradas no e-mail são meramente ilustrativas.

Para esclarecer dúvidas ou enviar sugestões, acesse nossa central de relacionamento, escreva para sac@zattini.com.br ou ligue (11) 3028-5353.

Nosso endereço: Rua Vergueiro, 943 - Liberdade - CEP 01504-000 - São Paulo - SP - Brasil







Não deseja mais receber nossas mensagens? Acesse esse link.