Passagens da bíblia que não se aplica a nós - Se Liga na Informação





Passagens da bíblia que não se aplica a nós

Compartilhar isso

Passagens da bíblia que não se aplicam a nós
Muita gente não sabe, mas nem tudo  o que está escrito na bíblia se aplica a nós ou foi escrito para nós. Temos que saber diferenciar Israel de igreja, lei e graça, velho e novo testamento. Se a pessoa não souber terá dificuldades para interpretar a bíblia. Nem tudo o que Deus disse a Israel se aplica a nós que somos igreja. Tudo que está na bíblia temos que ver para quem foi escrito, se envolve cultura, se era da lei, da graça, se foi apenas para Israel, só depois disso vamos analisar para se aplica a nós ou o que se aplica nós avaliando todo o conteúdo. Vou mostrar pelo menos 3 exemplos na bíblia.


1- (1 Coríntios 7.8-9) "Digo, porém, aos solteiros e às viúvas, que lhes é bom se ficarem como eu. 9Mas, se não podem conter-se, casem-se. Porque é melhor casar do que abrasar-se". O capítulo 7 de 1 Coríntios nos da a impressão que Paulo era contra o casamento e aconselhava o crente a não se casar, desta forma contrariando a bíblia em (Gênesis 2.24), o casamento na bíblia não é algo obrigatório, mas não pode proibir. Da a impressão que Paulo aconselhou para que não se casassem, mas não é bem assim como parece, agora temos que ver para quem isso foi escrito e porque.



Esta carta foi escrita para a igreja de corinto como respostas a perguntas feitas acerca do casamento. Deve ser interpretado a luz do verso 26 "Tenho, pois, por bom, por causa da instante necessidade, que é bom para o homem o estar assim". Um período de grande perseguição estava para vir sobre a igreja, nesta condição a vida conjugal seria difícil. Note que Paulo disse no verso 1 para que o homem não tocasse em mulher. "Não tocar em mulher" significa não se casar. Então Paulo os aconselhou para que naquele momento não se casassem até que as perseguições passagem. Já outros versículos podemos aplicar a nós, vamos ver alguns, (versos 2,5,9,36,39).



2- Deus disse a Josué: " Todo lugar que pisar a planta do vosso pé, vo-lo tenho dado, como eu disse a Moisés. 4Desde o deserto e desde este Líbano até ao grande rio, o rio Eufrates, toda a terra dos heteus e até o grande mar para o poente do sol será o vosso termo". (Josué 1.3-4). Foi algo específico a Josué, foi um seguimento a promessa feita a Abraão em (Gênesis 12) da terra prometida, Isso daria continuidade em Josué, sucessor de Moisés.



Isso é muito usado por falsos profetas e pregadores que fazem campanhas de prosperidade, mas eu os desafio a pisar numa fazenda e determinar que essa fazenda será sua. Se fosse uma promessa geral Deus iria dar terras para todos crentes. Na bíblia não existe promessa de enriquecimento para todos. Isso é um versículo específico a uma pessoa, a um povo, a Israel, uma promessa já feita por Deus.
3- (Levítico 19) onde tem várias proibições. Algumas das leis deste capítulo foi algo específico a Israel naquele época somente, e aplicáveis somente a eles, e nunca a nós que somos igreja. Algumas destas leis foram dadas para evitar que os Israelitas se envolvessem com práticas pagãs dos povos vizinhos, e fizessem coisas semelhantes a eles, Deus toda vida cuidou para que seu povo não adotasse costumes e práticas do mundo.  Vamos a um exemplo, no verso 27 diz para não cortar o cabelo arredondado, isso só foi aplicado lá, para nós isso não vale, foi apenas para eles não adotarem práticas pagãs. A bíblia é um livro para ser interpretado, se a pessoa não tiver uma boa hermenêutica terá dificuldades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário