Princípios Bíblicos para se obter a verdadeira prosperidade: Generosidade - Se Liga na Informação





Princípios Bíblicos para se obter a verdadeira prosperidade: Generosidade

Compartilhar isso
"Feliz é o homem que empresta com generosidade e que com honestidade conduz os seus negócios" Salmos: 112:5




Dando continuidade à série de artigos sobre os Princípios Bíblicos para se obter a verdadeira prosperidade, hoje falaremos sobre o princípio da GENEROSIDADE.
Se você tem acompanhado nossa série até aqui (o índice para os capítulos anteriores encontra-se ao final deste artigo), vem sendo desafiado a aprimorar o seu caráter e melhorar seus pensamentos, ações e atitudes em direção aos frutos do Espírito que irão lhe conduzir a um viver correto de suas prioridades aqui na terra, e a um grau de conduta que certamente lhe fará achar Graça diante dos olhos de Deus. Ser generoso é mais um desses frutos.
A Bíblia nos fala que a generosidade é mais uma característica daqueles que amam a Deus. A generosidade é um sinal que temos as prioridades certas. E como efeito disso, Deus abençoa quem é generoso.
Resumidamente, a pessoa que é um bom mordomotrabalha com afinco, é contente com o que já tem (ao invés de preferir ser frustrado com aquilo que não tem), é grato e fiel ao Senhor, já percebeu que por mais que se esforce – e nós devemos nos esforçar sempre – sem Deus nós não somos nada. Em consequência disso, a pessoa generosa reconhece tudo isso e quer de todas as formas ajudar ao seu próximo como forma de externar, realizar, materializar todo seu sentimento de favor com relação à Deus.
Como ser generoso?
A generosidade é uma virtude que tem de ser praticada desde cedo para se tornar natural. Um erro muito comum é ouvir pessoas dizendo algo do tipo -“Ah, quando eu estiver ganhando ‘X’ eu vou começar a ajudar quem precisa.” Grande mentiroso(a)! Mamom (avareza, cobiça) já encheu seu coração! Está dizendo que a sua ‘bondade’ está condicionada a receber algo de Deus – continuando assim, nunca o receberá!
A Bíblia nos dá algumas recomendações para tornar a generosidade um hábito:
Dar com regularidade – assuma um compromisso para ajudar alguém ou algum ministério, separando uma verba mensal do orçamento da casa para isto – 1 Coríntios 16:2;
Dar o que você pode – ser generoso não significa descuidar suas próprias necessidades e obrigações. Você não conseguirá resolver todas as mazelas sociais à sua volta, mas se puder contribuir com qualidade, na sua medida, para uma pessoa ou causa, terá feito uma enorme diferença na vida de quem foi ajudado – 2 Coríntios 8:12-13;
Dar com alegria – em cima do tópico anterior, dê o quanto você pode de maneira que isso não lhe deixe preocupado nem triste. Você decide quanto e a quem quer dar; e ao fazê-lo, se sentirá muito feliz desde que o tenha feito com sabedoria – 2 Coríntios 9:7;
Dar com sabedoria – falando nela, é bom ver antes qual é a melhor maneira de ajudar sem prejudicar as contas da casa. Geralmente quando pensamos em ser generosos, pensamos logo em dinheiro saindo do nosso bolso e indo para o de alguém. Em boa parte dos casos isso funciona desse jeito, sim, mas vai além: em alguns casos poderá ser dando ou comida, algumas horas de trabalho voluntário, ou até coisas simples como atenção e carinho a quem precisa. Peça sabedoria a Deus para aplicar bem sua generosidade – Tiago 1:5.
Lembrando mais uma vez: com Deus não se barganha! Até porque, você não é capaz de oferecer nada a Êle que este não o possua. Feliz é o homem que exerce a generosidade sem querer nada em troca.
ARTIGOS ANTERIORES DESTA SÉRIE:
(clique no título para abrir)
Forte abraço, sucesso, fiquem na Paz, e até semana que vem se Deus quiser!
Anderson de Alcantara é profissional do mercado financeiro há 30 anos, atua como consultor financeiro na 3468 Finance e é professor titular do Ministério Videira – Educação Financeira à luz da Bíblia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário