AS SEMENTES PIEDOSAS E ÍMPIAS – CAIM E SETE - Se Liga na Informação





AS SEMENTES PIEDOSAS E ÍMPIAS – CAIM E SETE

Compartilhar isso


Lição 21

Gênesis 4:16-26

I. INTRODUÇÃO


A. Quando Caim foi amaldiçoado por Deus, uma marca foi colocada nele e ele deveria vagar pela terra em uma existência sem sentido. De Caim vem uma semente ímpia que é antagônica a Deus.


B. Caim se torna o primeiro fundador da civilização, mas essa civilização é caracterizada pela impiedade. É uma cultura construída sobre o homem e não sobre Deus.

II. A SEMENTE IMPIA DE CAIM. 4:16-24


A. Residência de Caim (4:16). “Então saiu Caim da presença do Senhor, e habitou na terra de Node, ao oriente do Éden”. Caim foi de Deus para Node (a terra dos errantes e errantes). Node estava a leste do Éden e provavelmente no país de Elão, que hoje é o atual sul do Irã. No entanto, não podemos ter certeza.


B. Esposa e Filho de Caim (4:17). “Conheceu Caim a sua mulher, a qual concebeu, e deu à luz a Enoque. Caim edificou uma cidade, e lhe deu o nome do filho, Enoque”



1. Quem era a esposa de Caim? Ele se casou com sua irmã? A resposta é que Caim se casou com a irmã ou com outro parente. Aqueles que se opõem estão pensando de maneira superficial. Os argumentos são:



a. Em nenhum lugar é declarado que Caim era o único filho vivo de Adão naquela época. Adão e Eva tiveram muitos filhos e filhas (Gênesis 5:4).



b. Adão viveu 930 anos e poderia ter muitos filhos, pois deveria ser frutífero e se multiplicar. Além disso, a idade não atrapalhava o nascimento dos filhos. Noé, por exemplo, tinha 500 anos antes de gerar Sem, Cão e Jafé. Adão teve muitos filhos e Caim, sem dúvida, se casou com uma irmã.



NOTA: Esta não era uma prática incomum no início da história. A esposa de Abrão, Sarai, era sua meia-irmã (Gênesis 20:12; 24:4; 28:2).



NOTA: Nem sabemos a idade de Caim quando ele assassinou seu irmão. Ele poderia ter cinquenta anos. Se 50 anos, Adão e Eva poderiam ter tido muitos outros filhos.



c. Se as taxas de casamento e nascimento forem calculadas, poderia haver pelo menos 20 milhões de pessoas na Terra com a morte de Adão. Poderia haver uma ampla seleção da qual Caim poderia escolher uma esposa, com bastante tempo para construir muitas cidades.



d. É tolice afirmar que, naquele dia anterior às doenças e aos males da hereditariedade, começavam a ter os efeitos que têm agora, essa união resultaria em filhos de mente fraca ou deformada.



NOTA: Mais tarde, sob a Lei Mosaica, Deus proíbe casamentos incestuosos, a fim de impedir a raça humana de executar seus rebentos de volta ao tronco dos pais.



2. O filho de Caim foi Enoque, que significa "dedicado" ou "iniciado". Talvez isso signifique que os cainitas originais ainda tivessem algum conhecimento de Deus e o desprezassem, ou que Enoque fosse dedicado por Caim a um modo de vida materialista.


3. Caim construiu uma cidade e recebeu o nome de seu filho Enoque. É interessante que foi Caim quem construiu a primeira cidade e transformou a família no estado. É muito sugestivo que a primeira cidade tenha sido construída por um assassino condenado.


NOTA: O fato de Caim ter construído uma cidade não entra em conflito com sua maldição de perambular. O hebraico literalmente diz: "ele estava construindo" ou "ele estava envolvido na construção" de uma cidade. A cidade pode ter sido concluída, mas não por Caim. Outros podem ter vivido lá, não ele.



NOTA: Caim tinha medo da retribuição dos homens pelo assassinato de Abel. Apesar da promessa e sinal de Deus sobre Caim, ele nunca se sentiu seguro. Ele provavelmente sentiu que uma cidade lhe daria algum tipo de segurança, mas ele nunca conseguiu terminar a cidade.

NOTA: Os arqueólogos encontraram evidências de que a palavra "Enoque" é a primeira palavra para cidade na linguagem humana. Nas áreas antigas dos rios Tigre e Eufrates, as cidades habitadas mais antigas conhecidas pelo homem são chamadas de "Enoque".


C. A Sociedade materialista de Caim (4:18-22)
1. “A Enoque nasceu Irade, e Irade gerou a Meüjael, e Meüjael gerou a Metusael, e Metusael gerou a Lameque”. Nesses nomes, vemos que Caim construiu uma cidade que era antagônica a Deus. Era uma civilização caracterizada pela impiedade. Era uma sociedade baseada no homem e não em Deus. Existem diferenças de opinião quanto ao significado desses nomes, dependendo do significado da raiz. Irade significa "a cidade do testemunho", implicando que essa cidade testemunharia a glória do homem. Meüjael significa "ferido por Deus", o que sugere uma atitude bastante desafiadora: "Deus feriu, sim, mas vamos ter sucesso com isso de qualquer maneira", é a atitude do homem. Metusael pode significar "a morte de Deus", indicando que a morte da teologia de Deus remonta à civilização cainita. Lameque significa "forte" ou "poderoso" e é claramente o orgulho do homem em seu estado decaído.



NOTA: A ideia da exaltação do homem já está chegando e logo culminará na torre de Babel, erguida para a glória do homem.



2. “Lameque tomou para si duas mulheres: o nome duma era Ada, e o nome da outra Zila”. Aqui temos o primeiro caso de bigamia, que mais tarde levaria à poligamia. Os nomes das duas mulheres mostram que foi a luxúria física que levou Lameque a se envolver em bigamia: o nome Ada significa "ornamento" e Zila significa "tilintar".

NOTA: Deus originalmente planejou a monogamia para a raça humana, mas em apenas sete gerações de Adão vem um homem na linha dos cainitas que se atreve a voar diante da instituição divina. A sociedade à parte de Deus tolera abertamente os excessos sexuais.


3. “E Ada deu à luz a Jabal; este foi o pai dos que habitam em tendas e possuem gado. O nome do seu irmão era Jubal; este foi o pai de todos os que tocam harpa e flauta. A Zila também nasceu um filho, Tubal-Caim, fabricante de todo instrumento cortante de cobre e de ferro". Esse desenvolvimento da civilização e cultura terrenas em conexão com a linhagem de Caim é muito sugestivo e significativo. Dos filhos de Lameque vieram os fundadores da agricultura, música e manufatura.



NOTA: Na cultura cainita, havia arte e civilização, mas nenhuma religião, além da glorificação do homem. Nem todos eles eram pecadores flagrantes, mas estavam vivendo em um mundo materialista separado de Deus. É sugestivo que, pela primeira vez em que arte, comércio e manufatura sejam mencionados, eles estejam associados à falta de Deus. É ou não é um acidente que a arte tenha florescido mais quando a religião está no seu nível mais baixo? É fato que existe na música, na arte e na civilização aquilo que facilmente se aproxima do mais baixo dos homens. Nessa sociedade cainita sem Deus, essas coisas se tornaram um substituto para o relacionamento de alguém com Deus.

NOTA: Não é que Deus não tenha pretendido que os verdadeiros crentes desfrutem de arte e civilização ou que evitem a agricultura ou os negócios nesta vida. Não, Deus quis que os homens tivessem essas coisas, mas Caim e sua descendência queriam essas coisas à parte de Deus. Caim queria tudo agora sem Deus. Ele queria conforto instantâneo, luxo instantâneo e alívio instantâneo e fundou uma sociedade que ignorava o verdadeiro problema do homem e que é o pecado. O homem natural constrói a sociedade sem o reconhecimento do mal e do pecado, sem desejo de perdão, e o resultado é o caos. Embora a cultura e a civilização devam ser, e possam ser, devotadas aos mais altos interesses da vida humana e à glória de Deus, as possibilidades do mal que elas contêm nunca devem ser negligenciadas.


NOTA: Essa sociedade cainita pensava que poderia viver junto à parte de Deus e do perdão dos pecados. O homem, em seu orgulho (assim como a sociedade de Caim), presumiu que ele é capaz de viver em um relacionamento próximo com seu próximo e se agrupou nas cidades ao longo da história. O resultado foi toda a violência, intriga, injustiça social e o longo e interminável registro de derramamento de sangue que a história registra.



NOTA: Esses versículos também mostram que homens não salvos podem alcançar grandes alturas em coisas culturais, mas a Bíblia diz que eles estão espiritualmente mortos (1 Coríntios 2:14).



D. A atitude de Caim em Lameque (4:23-24) “Disse Lameque a suas mulheres: Ada e Zila, ouvi a minha voz; escutai, mulheres de Lameque, as minhas palavras; pois matei um homem por me ferir, e um mancebo por me pisar. Se Caim há de ser vingado sete vezes, com certeza Lameque o será setenta e sete vezes”. A canção orgulhosa de Lameque retrata a visão mundana de Lameque, que foi transmitida de seu ancestral Caim. Essa afirmação pode falar de algo que Lameque fez ou ser profética antecipando algo que ele fará. O significado é o mesmo: Deus vingaria qualquer dano a Caim sete vezes, mas Lameque se orgulha de extravagância carnal e orgulhosa de que, por seu próprio músculo, sem a ajuda de Deus, ele vingará qualquer dano a si mesmo. Ele pode fazer um trabalho melhor que o próprio Deus - setenta e sete vezes em vez de sete vezes.



NOTA: Aqui temos Lameque justificando a violência com base na proteção de direitos.



E. Conclusão. Nesta seção geral, temos uma imagem da sociedade - brilhantismo técnico, produzindo confortos e luxos, a substituição do estado pela família, a tendência da vida urbana sobre a rural, a crescente tolerância a excessos sexuais e a vingativa paixão de violência com base na proteção de direitos. Soa familiar? A natureza e a sociedade humanas não mudaram nos milhares de anos desde as Cainidades.

III. A SEMENTE PIEDOSA DE SETE. 4:25-26


A. “Tornou Adão a conhecer sua mulher, e ela deu à luz um filho, a quem pôs o nome de Sete; porque, disse ela, Deus me deu outro filho em lugar de Abel; porquanto Caim o matou”. Sete significa "fixar" ou "designado" e Deus deu Sete a Adão e Eva para continuar a semente piedosa que adoraria o único Deus verdadeiro com todo o coração, alma e mente. Sete foi um substituto para Abel.



NOTA: Quando a fé é tirada deste mundo, a obra de Deus não termina; se levanta outro. John Wesley disse bem: "Deus enterra Seu operário, mas continua Seu trabalho".



B. “A Sete também nasceu um filho, a quem pôs o nome de Enos. Foi nesse tempo, que os homens começaram a invocar o nome do Senhor”. Enos significa “mortal”. A sugestão no nome Enos é que Sete e sua linhagem piedosa reconhecessem sua mortalidade diante de Deus e sua total dependência Dele. Eles estavam em contraste com a semente ímpia de Caim. Essa semente piedosa “invocou o nome do Senhor”. Enquanto a família dos cainitas, pela construção de uma cidade e pela invenção e desenvolvimento das artes e negócios mundanos, estava lançando as bases para o reino deste mundo (semente do diabo); a família dos setitas começou, por invocação unida do nome do Deus da graça, a fundar e erigir o reino de Deus (semente de Cristo, Gênesis 3.15).

Nenhum comentário:

Postar um comentário