ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL: É POSSÍVEL VENCER A TENTAÇÃO? - Se Liga na Informação





ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL: É POSSÍVEL VENCER A TENTAÇÃO?

Compartilhar isso
Versículo do dia
"Não veio sobre vós tentação, senão humana; mas fiel é Deus, que não vos deixará tentar acima do que podeis, antes com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar.", 1 Co 10.13

Para impactar 
A tentação tem uma única e exclusiva função, tentar fazer o homem se afastar de Deus. A tentação é multiforme, mas em um mesmo objetivo: derrubar o ser humano.

Textos de Referência.
Mt 4.1-11

Introdução
Nesta aula, trataremos um tema que atinge diretamente o nível de comunhão do homem com Deus, a tentação é uma das maneiras mais terríveis e sorrateiras para desfazer a intimidade do homem para com Deus.
#pontochave
"Segundo a Palavra de Deus, a tentação que sofre o cristão é de ordem maligna, isso significa que a tentação tem a função de separar o homem de Deus, sendo que a Bíblia classifica o diabo como o tentador.

1. O QUE É TENTAÇÃO?
Tentação é o impulso para cometer algum ato censurável ou ilícito; biblicamente tentação é o convite ou estímulo para fazer o homem pecar.

1.1. Entendendo a tentação
A tentação que comumente as pessoas descrentes lidam é aquela no âmbito natural e físico, um exemplo clássico: alguém que está fazendo regime, ou que, por orientação médica, não pode comer doces, e ganha um pedaço suculento de bolo recheado, diante da proibição ela fica tentada a desobedecer a ordem e comer o bolo.
Segundo a Palavra de Deus, a tentação que o cristão sofre, sempre é de ordem maligna, isso significa que a tentação tem a função de separa o homem de Deus, sendo que a Bíblia classifica o diabo como tentador.
"E, chegando-se a ele o tentador, disse: Se tu és o Filho de Deus, manda que estas pedras se tornem em pães. ", Mt 4.3

1.2. Todos podem ser tentados
Muitas vezes nos enganamos, achando que estamos imunes a tentação, pensamos que, pela oração, ou pelo jejum, não sofreremos tentações, isso é engano, pois essas atitudes nos ajudam a resistir quando somos tentados, mas não nos livra de passar por ela.
Jesus, o maior homem de toda a História, passou por tentações, mesmo tendo jejuado por quarenta dias, não foi poupado de sofrer as tentações do diabo.
Foram três as ofertas por parte do tentador: transformar pedras em pães, (Mt 4.3); atirar-se do pináculo do templo para que os anjos agissem (Mt 4.6); ofereceu-lhe os reinos do mundo e a glória dos homens, (Mt 4.8).
Qual era a intenção real das tentações do diabo? Era fazer com que Cristo se prostrasse diante dele e o adorasse, pois esse sempre foi o propósito da tentação, envergonhar o homem diante do Criador, e distanciá-lo da glória de Deus.
Agora a pergunta que fica é: Se Cristo que é o próprio Deus Filho foi tentado, você acha mesmo que nós, simples mortais, escaparíamos disto?

#pararefletireadorar
"Tentação é o tentador olhando pelo buraco da fechadura para o quarto em que você vive; pecado é o ato de você destrancar a porta e fazer com que seja possível ele entrar", J. Wilbur Chapman
2. DEUS JAMAIS TENTARÁ ALGUÉM
"Ninguém, sendo tentado, diga: De Deus sou tentado; porque Deus não pode ser tentado pelo mal, e a ninguém tenta.", Tg 1.13

2.1. A tentação não faz parte do caráter de Deus
Deus jamais tentará alguém, pois tudo o que Deus faz baseia-se em Santidade, Justiça e Verdade. A tentação fere os princípios de Deus, pois se baseia em engano, mentira e condenação.
Deus jamais tentaria alguém. Ele não proporciona ao ser humano dor, tristeza e afastamento dEle mesmo.
"Louvem ao Senhor pela sua bondade, e pelas suas maravilhas para com os filhos dos homens." ,Sl 107.8

"...através da Palavra de Deus temos condições de vencer as tentações que se apresentam a nós."

2.2. Tentação não é prova
Apesar de Deus jamis nos tentar, Ele pode nos provar, mas talvez você pense:
Não é a mesma coisas? Não!
Enquanto a tentação tem um objetivo maligno, que é afastar o homem de Deus, a prova tem o intuito de aproximar o homem de Deus.
A provação portanto, eleva e a tentação derruba. Deus conhece o limite de Seus filhos (1 Co 10.13). Deus é fiel e não permitirá que sejamos tentados além das nossas forças.
"Mas, como fomos aprovados de Deus para que o evangelho nos fosse confiado, assim falamos, não como para agradar aos homens, mas a Deus, que prova os nossos corações.", 1 Ts 2.4
3. VENCENDO AS TENTAÇÕES
"Porque naquilo que ele mesmo, sendo tentado, padeceu, pode socorrer aos que são tentados.", Hb 2.18
3.1. A Palavra de Deus
Jesus foi tentado pelo diabo mesmo tendo jejuado por quarenta dias, porém, porém, Ele conseguiu vencer as tentações pelo poder da Palavra de Deus. Diante de três tentações. Jesus respondeu por três vezes: "Está escrito!", através da Palavra de Deus temos condições de vencer as tentações que se apresentem a nós.
"Toda a Palavra de Deus é pura; escudo é para os que confiam nele.", Pv 30.5
3.2. Vigilância e oração
"Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca.", Mt 26.41
A oração nos deixa mais próximos de Deus, e consequentemente mais atentos diante das ciladas do diabo, isso significa que o Senhor está disposto a nos ajudar a vencer as tentações e, quando possível, desviar desse caminho de perdição.
Conclusão
As tentações tem sido um grande problema para os crentes em Jesus, principalmente para os que gostam de permanecer diante delas. Estes tornam-se alvos fáceis que vem para "matar, roubar e destruir". Para vencer as tentações é fundamental manter a Palavra de Deus viva na mente e no coração, pois através dela Deus nos dará forças para não ceder.
É necessário também contínua vigilância, conforme disse o apóstolo Pedro
"vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar;Ao qual resisti firmes na fé." 1 Pedro 5:8,9

#aprendeu
300x250 Frete Grátis
1. O que é tentação?
2. Qual a diferença entre tentação e provação? 
3. Cite como podemos vencer as tentações.

Fonte: Revista Betel Conectar


SE VOCÊ QUER AJUDAR ESSA OBRA, ENTÃO CLIQUE EM NOSSOS ANÚNCIOS! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário