Escola Bíblica Dominical: O testemunho dos evangelhos sobre a existência de Jesus - Se Liga na Informação





Escola Bíblica Dominical: O testemunho dos evangelhos sobre a existência de Jesus

Compartilhar isso
Texto Áureo: Jo 1.14

INTRODUÇÃO
Professor(a), nesta lição você poderá encontrar alunos que já estudaram esses detalhes, mas sempre haverá aqueles que nunca viram sobre isso, se concentre nesses e convide aos que já sabem a acrescentarem algo, desde que não fuja da lição.
"Resumem, cada um à sua maneira", resumem porque não contam toda a história da vida de Jesus e "à sua maneira" porque cada um segue um ponto de vista e é destinado a um tipo específico de leitor.
"a catequese oral dos primeiros decênios do cristianismo", se refere aos ensinos sobre a vida e obra de Jesus, que ao longo de 20 ou 30 anos após o início da igreja ainda era transmitida do forma oral, ou seja, os primeiros discípulos falavam do que viram e ouviram junto a Jesus e essas histórias foram sendo retransmitidas até que começou-se a escrever os evangelhos.

1. Mateus e o seu evangelho
- "foi vaticinado nos escritos que os judeus tanto veneravam", ou seja, era intensão de Mateus dar embasamento sobre Jesus no Antigo Testamento.

1.1. A genealogia de Jesus em Mateus
- "Mateus, ao escrever para os judeus", Mateus foi o único evangelho escrito em hebraico, aliás, foi o único livro do Novo Testamento escrito em hebraico. Foi escrito para os judeus, por isso a necessidade de se comprovar os fatos sobre Jesus pelas profecias do Antigo Testamento.
"demonstrar que Jesus era descendente tanto do rei Davi como do patriarca Abraão", esses personagens "Davi e Abraão" são os mais importantes para se comprovar a importância de Jesus como o Messias, o enviado de Deus que havia sido prometido.

1.2. Jesus, o Messias prometido no Antigo Testamento
"sabiam que o Messias seria da família real", constantemente o povo chamava Jesus de "filho de Davi" em forma de exaltação a Ele, isso era feito em reconhecimento a Ele como o Messias e também em reconhecimento Dele como rei de Israel.
"era mister que Mateus incluísse esse fato na genealogia", Mateus deu um destaque especial a esse fato, começando a genealogia a partir de Abraão, dessa forma nota-se que era a intenção de comprovar que Jesus vinha da descendência do patriarca. 
1.3. Jesus é o Rei dos judeus

- "é mostrar que a promessa de Deus feita ao rei Davi (2Sm 7.12, 16)", a promessa feita por Deus a Davi é de que haveria um que seria da descendência dele que seria o rei em Israel, veja e passe aos alunos:
"Quando teus dias forem completos, e vieres a dormir com teus pais, então farei levantar depois de ti um dentre a tua descendência, o qual sairá das tuas entranhas, e estabelecerei o seu reino.", 2 Sm 7.12
- "restaurar Israel para uma idade de ouro sob o comendo do Messias", de fato a promessa é válida, mas não para aquele momento, ela se refere ao milênio e para a glória futura.


2. Lucas e a historicidade de Jesus Cristo
"Sua narrativa é compreensiva, mais detalhada", essa é uma característica grega, de onde surgiram os grandes filósofos, eles eram detalhistas por natureza, por isso Lucas fez uma intensa pesquisa para dar mais detalhes aos fatos.
2.1. A genealogia de Jesus em Lucas
"para assim apresentá-lo como Filho do Homem", os gregos também valorizam a especie humana, até as artes naquele período eram sobre formas humanas, Jesus é apresentado como o homem perfeito.
"uma possibilidade é que Mateus registrou genealogia de José e Lucas a de Maria", é uma possibilidade, porém não é importante para a aula, sugiro pular essa parte.


2.2. Jesus e a promessa de um Salvador
- "identificou-se plenamente com todos os homens", a ideia em Lucas é apresentar um Jesus mais humano, para que seus leitores pudessem se identificar com Ele, um homem comum que  sente aflições comuns, mas que ao mesmo tempo é Deus, mostrando que Deus desceu até os homens.
"uma virgem, sem interferência da "semente" do homem", isso não significa que Jesus tivesse o DNA humano em sua composição, tudo que se fala sobre Jesus em termos de genética não passa de especulação, pois a Bíblia não se ocupa disso.
"Vitória de Jesus sobre Satanás (Cristo "ferirá" a cabeça de Satanás)", ferir o calcanhar, pode estar fazendo referência a tirar a mobilidade de Jesus, prendendo-o numa cruz, e ferir a cabeça fala em acabar com a autoridade de Satanás sobre a vida das pessoas.

2.3. O Antigo Testamento pré-anunciava o surgimento de Jesus Cristo
- "começando por Moisés e por todos os profetas", provavelmente Jesus tenha mencionado Gn 3.15, já que foi Moisés quem escreveu essas palavras ditas por Deus.
"É importante destacar que o entendimento dos discípulos se abriu", nessa ocasião Jesus já tinha soprado o Espírito sobre eles, embora Lucas não menciona isto, o entendimento deles se abriu pelo poder do Espírito Santo. Jo 20.22


3. A visão de Marcos sobre Jesus
- "começa a relatar a vida de Jesus de forma repentina e sucinta", uma característica romana é a objetividade, por isso eles eram tão bons na administração, o evangelho de Marcos é o menor dos quatro evangelhos e o mais objetivo.


3.1. Jesus como Filho do Homem
- "Jesus é Deus que se fez carne, se fez homem, (Fp 2.7) e habitou entre os mortais", os deuses da mitologia eram mitos, não há referência deles na história, diferente de Jesus que é mencionado por alguns historiadores, mesmo que de forma subjetiva.
"ao falar de Sua autoridade para perdoar e sobre o sábado", essa é outra característica que dos romanos, entendiam sobre autoridade e por isso Jesus é apresentado com o que tem autoridade. O próprio centurião em Mt 8.5-10 demonstra isso.
B01 120x600

3.2. Jesus, "o servo sofredor"
- "que tira a imagem de um Deus inatingível", assim eram os deuses gregos que muitos romanos adotaram para si e a figura do próprio imperador, o evangelho de Marcos é para o povo, e para eles a ideia de um Deus que se identifica e convive com a massa popular era uma agradável novidade.

3.3. Quem é Jesus?
"não tem êmulo em nenhuma literatura", quer dizer que não há nenhum personagem literário semelhante ou antagônico a Ele, Jesus é único em toda literatura produzida na Terra.
"nEle nada há de local ou temporal", os evangelhos não o apresentam como judeu, Ele mesmo deixou de cumprir certas tradições judaicas, diversas vezes fez o que os judeus não aprovavam, Jesus é apresentado como o Salvador do mundo, um homem para ser ouvido e seguido em todas as gerações do homens.


CONCLUSÃO
Faça a revisão.
Corrija o questionário.
Apresente a próxima aula.

Se houver alguma dúvida, tire pelo whatsapp 21 969786830 - Pr Marcos André

Pr Marcos André


SE VOCÊ QUER AJUDAR ESSA OBRA, ENTÃO CLIQUE EM NOSSOS ANÚNCIOS! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário