ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL: RELATIVISMO MORAL E RELIGIOSO - Se Liga na Informação





ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL: RELATIVISMO MORAL E RELIGIOSO

Compartilhar isso
Versículo do dia
"Ai dos que ao mal chamam bem, e ao bem mal; que fazem das trevas luz, e da luz trevas; e fazem do amargo doce, e do doce amargo!", Is 5.20

Para impactar 
Um dos maiores inimigos do Evangelho de Cristo, chama-se Relativismo, pois de acordo com esse conceito nada é absoluto, tudo é relativo, inclusive as verdades de Deus.

Textos de Referência.
Sl 19

Introdução
No fim do século passado manifestou-se com certa força o fenômeno do relativismo. Nesta lição entenderemos os conceitos perigosos do Relativismo moral e religioso, grandes inimigos do Evangelho. Contudo, Deus estabeleceu a Igreja como coluna guardiã de Sua Verdade, que é absoluta e irrevogável em todos os tempos.
#pontochave
"Enquanto no Relativismo moral a tratativa está em conceitos éticos de como se comportar diante da sociedade, no Relativismo religioso, a questão que se levanta é sobre a Palavra de Deus não ser a verdade absoluta, e nesta questão não se trata apenas de princípios e sim de todo o conteúdo bíblico.

1. ENTENDENDO O RELATIVISMO
Relativismo é uma corrente ideológica que trata tudo como relativo, nada é absoluto, cada um define sua verdade como lhe convém. Este conceito se recusa a aceitar qualquer norma de caráter universal e absoluto.

1.1. Relativismo moral
O relativismo moral é uma corrente de pensamento que questiona as verdades acerca da moral. Afirma que a moral, os valores e os princípios são determinados de acordo com a cultura e o meio, não havendo um padrão absoluto que determine um único conceito sobre estes.
Esta é uma ideia que se solidificou entre os sofistas (grupo de pensadores e professores da Grécia antiga), que tratavam o conhecimento e a sabedoria simplesmente como um desenvolvimento humano e não havia influência de nenhum de seus deuses.
Dessa forma, essa ideologia automaticamente exclui um Deus Soberano que criou padrões morais e éticos,  podendo o homem se colocar no lugar de Deus e criar critérios próprios e certamente errôneos, que conduzem seu agir.
Agostinho de Hipona escreveu:
"Nenhum homem diz "Deus não existe", a não ser aquele que tenha interesse que ele não exista".
O relativismo moral descarta palavras como certo, errado, pode, não pode, e etc., isso significa que cada um forma seu próprio padrão de moralidade, o que é totalmente contrário aos padrões normativos da Palavra de Deus.

1.2. Relativismo religioso
Enquanto no Relativismo moral a tratativa está em conceitos éticos de como se comportar diante da sociedade, no Relativismo religioso, a questão que se levanta é sobre a Palavra de Deus não ser a verdade absoluta, e nesta questão não se trata apenas de princípios e sim de todo o conteúdo bíblico.
No Relativismo religioso há uma afronta relacionada a fé cristã e a todos os preceitos normativos que a Bíblia trata como sagrados.
Este relativismo se prende mais a fé centralizada no bem-estar do homem do quem em um Deus soberano e absoluto.
Essa ideologia tira os elementos que organizam a História da humanidade, ou seja, modifica o processo da criação, da queda e da redenção do homem.

#pararefletireadorar
B05 - 728X90
"A tendência do pecado é sempre diminuir a seriedade do pecado". John Owen
2. O PERIGO DO RELATIVISMO
"Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá?", Jr 17.9

2.1. Não há verdade absoluta
O Relativismo moral e religioso tratam como se cada um vivesse uma verdade própria, sem parâmetros, apenas por conceitos próprios, e isso se torna um perigo, porque primeiro, princípios fundamentais que tornam o convívio social e o respeito mútuo são simplesmente ignorados, pois no relativismo se vê benefício próprio e não o bem comum.
Essas são ideologias satânicas, onde o que Deus pensa é sempre questionável e muitas vezes ignorados.
Deus é a verdade, e Ele se revelou a nós por meio de Sua Palavra. Por isso, a verdade não é uma questão meramente subjetiva ou de construto social. A Palavra de Deus é a verdade (Jo 17.17).

"...Deus é imutável em seus conceitos, e absoluto em seu poder..."
2.2. Não há pecado
Se essa ideologia não acredita em um Deus absoluto e nem em uma verdade absoluta, consequentemente o pecado deixa de ser um problema para a humanidade, mas na verdade esse se torna o grande problema, pois o relativismo traz um conceito de que o pecado não é uma verdade absoluta, fazendo com que as pessoas deliberadamente pequem e encontrem alguma justificativa para tal.
"Todos se extraviaram, e juntamente se fizeram inúteis.Não há quem faça o bem, não há nem um só.", Rm 3.12
3. COMBATENDO O RELATIVISMO
"Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja anátema.", Gl 1.8

3.1. Valores divinos
Os princípios morais jamais poderão se tornar relativos, pois a base da moralidade está em um Deus  com princípios e eticamente perfeito. Por ser Santo e Perfeito, Deus é o padrão moral para a humanidade. Mesmo que o tempo passe e as culturas mudem, a Bíblia nunca poderá ser contextualizada de acordo com a época, os costumes, às circunstâncias. O homem e as sociedades, estes sim, devem se enquadrar aos padrões do Deus Soberano (Ml 3.16).
Ganhe R$ 20 OFF nas compras acima de R$ 100 ou ganhe R$ 50 OFF nas compras acima de R$ 250 *Válido para produtos com selo GANHE MAIS
3.2. Uma palavra absoluta e imutável
A Palavra de Deus é a verdadeira religião, pois nos guarda da corrupção do mundo (Tg 1.27), e não há nada de relativismo nisso, Deus é imutável em seus conceitos, e absoluto em seu poder, desta forma não há ideologia que consiga se estabelecer acima da verdade absoluta de Deus (Sl 90.2).
Conclusão
Quando falamos de Relativismo, estamos tratando de uma artimanha do inimigo para tentar destruir a credibilidade da Bíblia Sagrada, porém, esta é a poderosa e imutável Palavra da Verdade. Deus procura em nossos dias aqueles que são capazes de em meio a um mundo pecador, se destacarem por sua fé.

#aprendeu
1. O que é relativismo moral?
2. No que o relativismo religioso mais se prende? 
3. Por que princípios morais jamais poderão se tornar relativos?

Fonte: Revista Betel Conectar

Nenhum comentário:

Postar um comentário