Escola Bíblica Dominical: Renovação do Homem Interior - Se Liga na Informação





Escola Bíblica Dominical: Renovação do Homem Interior

Compartilhar isso
Lições Bíblicas nº 60

TEXTO BÍBLICO BÁSICO

Romanos 7.22
22 - Porque, segundo o homem interior, tenho prazer na lei de Deus.

2 Coríntios 4.16-18
16 - Por isso não desfalecemos; mas, ainda que o nosso homem exterior se corrompa, o interior, contudo, se renova de dia em dia.
17 - Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós um peso eterno de glória mui excelente;
18 - Não atentando nós nas coisas que se vêem, mas nas que se não vêem; porque as que se vêem são temporais, e as que se não vêem são eternas.

Efésios 3.16-21
16 - Para que, segundo as riquezas da sua glória, vos conceda que sejais corroborados com poder pelo seu Espírito no homem interior;
17 - Para que Cristo habite pela fé nos vossos corações; a fim de, estando arraigados e fundados em amor,
18 - Poderdes perfeitamente compreender, com todos os santos, qual seja a largura, e o comprimento, e a altura, e a profundidade,
19 - E conhecer o amor de Cristo, que excede todo o entendimento, para que sejais cheios de toda a plenitude de Deus.
20 - Ora, àquele que é poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos, segundo o poder que em nós opera,
21 - A esse glória na igreja, por Jesus Cristo, em todas as gerações, para todo o sempre. Amém.
TEXTO ÁUREO
"O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus.", Rm 8.16

COMENTÁRIO

Palavra introdutória
Nesta lição, refletiremos sobre a importância da renovação do homem interior, que se torna possível a partir da revelação divina, da leitura da Palavra de Deus e do cuidado com a coração, de onde procedem as saídas da vida (Pv 4.23).
Esta aula será uma oportunidade para aprofundarmo-nos em questões espirituais tão importantes, como a santificação e a maturidade, por exemplo.
1. UM ESPÍRITO NOVO
Cinco referências acerca do homem destacam-se no texto bíblico neotestamentário, são elas:

  • Romanos 6.6, sobre o velho homem, que se refere à velha natureza;
  • Efésios 4.24, sobre o novo homem, que é a natureza do homem regenerado;
  • 2 Coríntios 4.16, sobre o homem exterior, que, por sua vez, focaliza o corpo corruptível do ser humano;
  • Romanos 7.22 e Efésios 3.16, que falam sobre o homem interior, que é o eu, a parte mais íntima e profunda desse ser criado e formado por Deus.

Em 2 Coríntios 4.8-18, o apóstolo Paulo aponta algumas diferenças que existem entre o homem exterior e interior. Nessa passagem, fica evidente que o homem exterior é vazo de barro, mas o homem interior é revestido do poder de Deus. O exterior pode ser atribulado, mas o interior não fica angustiado. O exterior pode ficar perplexo, mas o interior não desanima. O homem exterior é perseguido, o homem interior, porém, não é desamparado. O exterior pode ser abatido, mas o interior jamais será destruído.

1.1. A gloriosa promessa divina
É importante relembrar neste tópico que:

  • no Ato Criativo, Deus deu de Si mesmo ao homem, soprando nele o fôlego da vida (Gn 2.27);
  • em decorrência disto, o Eterno habilitou-o a tornar-se um ser espiritual - apenas o homem, dentre todos os seres criados, é espírito;
  • no entanto, o ser que fora formado pelas mãos do Criador para expressar Sua imagem, glória e natureza envolveu-se na Queda.
B05 - 728X90 A gloriosa promessa divina para o homem (interior), todavia, inclui dar a ele um novo espírito (Ez 36.26).

1.2. De que modo um novo espírito é implantado no homem

1.2.1. Pela mortificação das obras do corpo
A Escritura é clara ao mencionar as obras do corpo (físico). (Rm 8.13; 8.10; 6.12; 1 Co 9.27).
Afinal, os instintos naturais do homem são pecaminosos? Se não, quais feitos do corpo, manifestados na carne, precisam ser anulados? Paulo, em sua carta aos gálatas, apresenta-nos as obras da carne que precisam ser subjugadas a ação do Espírito de Deus (Gl 5.19-21).
Nas palavras dos editores de O Novo Comentário Bíblico Novo Testamento, "a carne se expressa na imoralidade sexual e na indecência (prostituição, lascívia), na adoração a ídolos e no ocultismo (feitiçarias), e em outros atos como homicídios, bebedices e festas extravagantes (glutonaria). Mas ela também se manifestas em pecados socialmente aceitos como inimizades, iras, pelejas dissenções, heresias (gr. haireseis, falsas crenças), e até invejas" (RADMACHER, ALLEN; HOUSE, Central Gospel, 2010b, p. 495).

1.2.2. Pelo enchimento do Espírito Santo
Paulo ensinou à igreja de Éfeso que o fruto do Espírito está em toda bondade, e justiça, e verdade (Ef 5.9). Aos Gálatas, o apóstolo enumerou as virtudes que se atrelam ao fruto do Espírito: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança (Gl 5.22).
Sumarizando o ensinamento paulino, em outras palavras, significa dizer que o fruto do Espírito não se manifesta necessariamente nas belas palavras que alguém possa vir a dizer; antes, evidencia-se por toda maneira de ser, falar e agir; por nossas escolhas e ações cotidianas.

1.2.3. Pela aquisição de conhecimento espiritual
O novo espírito concedido por Deus ao homem foi projetado para crescer em conhecimento, sabedoria e graça. Significa dizer que o homem interior (espiritual) precisa, constantemente, renovar-se, fortalecer-se, robustecer-se e amadurecer.
E como isto é possível? Por intermédio do Seu Santo Espírito o Eterno acessa o espírito humano (o homem interior), revelando-lhe Seus planos, intensões, pensamentos, mistérios e segredos.
O conhecimento da verdade é um privilégio daqueles que receberam do Senhor um novo espírito e a Verdade Absoluta, Cristo (Jo 14.6):

2. UM CORAÇÃO NOVO
Deus cuida do ser feito à Sua imagem e semelhança com amor incomparável e eterno. Em razão disto, nas palavras proféticas de Ezequiel, Ele deseja realizar no homem interior uma verdadeira cirurgia espiritual (Ez 36.25,26).
Nos subtópicos seguintes, veremos as principais características observadas no homem cujo coração foi transplantado por Deus.

2.1. Coração transformado
Na composição do homem interior, o coração ocupa posição central. Davi, após experimentar a ação devastadora do pecado, clamou desesperado por misericórdia, purificação, perdão e renovação (Sl 51.10).
Neste verso, o verbo traduzido por criar é o mesmo empregado em Gênesis 1.1 (bará) e faz referência àquilo que somente Deus pode realizar. Davi, em um flagrante de dor, pediu ao Senhor para ter o seu coração restaurado. O grande rei de Israel tinha a consciência de que Jeová é o único capaz de transformar o coração do homem.

2.2. Coração aliançado
O vaticínio do grande conserto que o Senhor viria a estabelecer com a humanidade foi proferido por boca de Jeremias. O profeta anunciou que a derradeira aliança que o Senhor estabeleceria com os homens seria inscrita em seus corações (Jr 31.33).
Como apropriadamente destacaram os editores do O Novo Comentário Bíblico do Novo Testamento: "Isto sugeria um novo nível de obediência e um novo conhecimento do Senhor" (RADMACHER; ALLEN; HOUSE. Central Gospel, 2010b, p.432).
É no coração, na porção mais íntima do homem interior que o Senhor registra a Sua gloriosa promessa.

DESCONTO PROGRESSIVO – 20% OFF NA COMPRA DE 2 ITENS, 25% OFF NA COMPRA DE 3 ITENS E 30% OFF NA COMPRA DE 4 ITENS *Válido para produtos com o selo GANHE MAIS
2.3. Coração unificado
Uma das grandes e significantes marcas da verdadeira Igreja foi descrita por Lucas: E era um o coração e a alma dos que criam (At 4.32).
Uma comunidade unida em amor que praticava diária e publicamente, sem restrições, a inclusão social; um mesmo coração posto por Cristo em Sua Noiva com um único propósito: a unidade visando o bem comum.

CONCLUSÃO
Para que o homem interior experimente a renovação, o crescimento e a maturidade, é necessário obedecer ao conselho do apóstolo Paulo, seguindo o caminho da santificação em seu aspecto posicional e processual constante: Por isso, não desfalecemos, mas ainda que o nosso homem exterior se corrompa, o interior, contudo, se renova de dia em dia (2 Co 4.16).

ATIVIDADE PARA FIXAÇÃO

1. De acordo com o que foi exposto nesta lição, responda: Quais as principais características observadas no homem cujo coração foi transplantado por Deus?

Nenhum comentário:

Postar um comentário