O CAMINHO DE VOLTA A DEUS - Se Liga na Informação







Lição 18

Gênesis 3:7-15

I. INTRODUÇÃO


A. Deus disse a Adão e Eva que quando eles comessem da árvore do conhecimento do bem e do mal, morreriam (Gênesis 2:16-17). Mas Satanás, disfarçado de serpente, disse que eles não morreriam (Gênesis 3:4) e que eles teriam os olhos abertos para serem como Deus e conhecer o bem e o mal.


B. Nesta seção, imediatamente após comer o fruto proibido, Adão e Eva não morrem. A princípio, o diabo parecia estar certo. O diabo estava certo? Não, no momento em que pecaram, começaram a morrer fisicamente (Romanos 5:12), o que seria completado centenas de anos depois. Eles também morreram espiritualmente, pois estavam separados de Deus e não tinham comunhão com ele. No momento em que pecaram, os sinais da morte espiritual começaram a aparecer em suas vidas.

II. O DESPERTAR PARA O PECADO. 3:7


A. “Então foram abertos os olhos de ambos”. A desobediência em nossos primeiros pais trouxe uma compreensão do mal e do bem. Agora seus olhos se abriram para o fato de que eles estavam corrompidos e contaminados em seus seres porque haviam pecado contra Deus. Isso foi um despertar da consciência e um despertar da compreensão das realidades do pecado. Eles reconheceram sua condição perdida e perceberam o tamanho da queda que haviam caído.



B. “e conheceram que estavam nus”. Antes da queda, o primeiro homem e mulher viam as coisas como realmente eram. Eles viam o mundo como bom, pois conheciam apenas o bem. A nudez é boa, mas o conhecimento do mal, por causa da queda, traz uma perversão a tudo que é bom. Agora, tudo é julgado do ponto de vista falso e a nudez se torna uma questão de vergonha.



NOTA: A queda trouxe um estado de autoconsciência e eles ficaram envergonhados. O mundo agora é visto do ponto focal do eu e não de Deus. Deus originalmente não fez o homem para ser autoconsciente. Seus interesses deveriam estar fora de si mesmo; ele deveria ser altruísta.


C. “pelo que coseram folhas de figueira, e fizeram para si aventais”. Cientes do pecado, Adão e Eva, sendo humanos, agora tentam vestir-se com folhas de figueira. O raciocínio deles era tão pervertido que eles fazem a primeira tentativa de salvação pelas obras. O homem não pode fazer o impossível, e é impossível que uma criatura caída, por seus próprios esforços, vista sua nudez e se apresente a Deus. A salvação deve vir de Deus, que pode vestir os homens em Sua justiça (3:21).



NOTA: As vestes de alguma forma ajudaram sua autoconsciência. Isso explica por que toda a raça humana psicologicamente acha necessário se vestir. A roupa nos torna mais seguros. Isso nos ajuda a projetar uma imagem para encobrir a autoconsciência. Não queremos que as pessoas nos vejam como realmente somos por fora ou por dentro.

III. A CONSCIÊNCIA DA CULPA. 3:6


A. “E, ouvindo a voz do Senhor Deus, que passeava no jardim à tardinha”. Deus é espírito (João 4), mas Adão e Eva o ouviram e o viram caminhando no jardim. Quem é esse então? Este era um Deus teofanico que Se revelou em forma humana) e provavelmente era o Cristo pré-encarnado, a segunda pessoa da Trindade, pois Cristo é a única representação visível de Deus em forma humana na Bíblia.


B. “esconderam-se o homem e sua mulher da presença do Senhor Deus”. Adão e Eva descobriram que eram pecadores, mas agora vem a culpa que acompanha um coração contaminado. Suas consciências humanas começam a funcionar e experimentam o tormento interior da culpa. O homem se esconde em sua primeira tentativa de interpretar a vida e a realidade à parte do Criador. É tolice eles se esconderem de Deus, pois Ele sabe tudo e é o Criador deles. No entanto, isso não é mais tolo do que o homem moderno que faz todos os esforços para escapar dEle, fazendo todos os esforços para negar as realidades da vida e criando uma filosofia de vida que exclui Deus.


NOTA: Os psicólogos concordam que a culpa é uma reação universal à vida, que sem razão ou explicação aparente todos nós sofremos de culpa. Por quê? Isso nos leva de volta a queda.

IV. A BUSCA DE DEUS. 3:9


A. “Mas chamou o Senhor Deus ao homem”. O homem se separou de Deus, mas Deus não o deixará em sua condição perdida. Deus tinha todo o direito de atingir Adão e Eva com morte física e eterna e nenhum grito poderia ter sido levantado contra ele. Não há nada que obriga Deus a salvar o homem; Ele faz isso por Seu próprio prazer, e Sua abordagem ao homem está apaixonada. É Deus quem toma a iniciativa de trazer o homem de volta à comunhão consigo mesmo.


NOTA: Todas as religiões, além do cristianismo, começam com a nota do homem que busca por Deus. Somente a Bíblia começa com a visão de Deus buscando o homem. Essa é uma das diferenças essenciais entre a fé cristã e as outras grandes religiões étnicas do mundo.



B. “Onde estás?”Deus não precisava saber onde estavam Adão e Eva, pois Ele é onisciente. Essa pergunta foi planejada para levar Adão à realização de sua pecaminosidade, para que ele confessasse seu pecado diante de Deus. Deus está se movendo para levar Adão e Eva ao arrependimento (para mudar de ideia).



NOTA: Essa pergunta foi planejada espiritualmente também para alertar o homem sobre sua tremenda condição perdida. Quando um homem está perdido, a pergunta mais importante que ele pode fazer é: “Onde estou?” Somente quando o homem vê sua condição perdida em relação a Deus, ele será salvo.



NOTA: Aqui está o primeiro ato da graça salvadora na Bíblia. Com toda a justiça, Deus poderia ter lançado o homem de vez no castigo eterno; em vez disso, aproximou-se do homem com terno amor para anunciar Sua determinação em salvá-lo.

V. O ARREPENDIMENTO. 3:10-13


A. “Ouvi a tua voz no jardim e tive medo”. O pecado e a culpa trazem medo. Quando o homem pecou, ​​ele pensou que estaria livre de Deus e independente dEle. Mas ele não encontrou liberdade alguma de Deus; ao contrário, Seu chamado chegou até eles e eles ouviram Sua voz. Mesmo em sua condição pecaminosa, eles não podem escapar dEle.


NOTA: Um grande medo ocorre quando alguém percebe que é culpado diante de Deus, pois somente Deus tem o direito de julgar os homens.



B. “Quem te mostrou que estavas nu? Comeste da árvore de que te ordenei que não comesses?”. Deus está agora mostrando a Adão e Eva que o pecado é mais sério do que apenas as consequências. Ele quer que Adão e Eva vejam que eles têm um coração contaminado e se rebelaram contra o Santo Deus do céu e da terra. Deus faz uma pergunta direta e merece uma resposta direta. Um simples "sim", uma admissão de culpa seria suficiente para uma resposta. Uma simples confissão honesta, foi tudo o que Deus buscou.


C. “A mulher que me deste por companheira deu-me a árvore”. Em vez de confessar o pecado, Adão começa a dar desculpas, pois a natureza humana odeia admitir que está errado. Adão passa a bola e culpa Eva por haver comido.



NOTA: Ele está dizendo o que os homens dizem há séculos - somos vítimas de circunstâncias. É isso que está por trás do desejo do homem de culpar um ao outro e atribuir a culpa por nossas ações ou atitudes a algumas circunstâncias externas. Adão culpou seu ambiente e associações, não a si mesmo.



NOTA: Adão, em última análise, não culpa Eva, mas Deus, pois foi Deus quem a deu a ele. Ele está dizendo que Deus cometeu um erro, mas isso é apenas a racionalização humana, que falha em enfrentar a própria responsabilidade pelo pecado.



D. “E eu comi”. Ele indiretamente admite que foi ele quem comeu da árvore. Ele vê que a razão de estar onde está é por causa do que é. Ele é um pecador, separado de Deus e à mercê de Deus, se houver perdão. Deus o conduziu gentil, graciosa e firmemente ao lugar onde ele admitiu: Sim, Senhor, eu pequei; Eu comi.



E. "Que é isto que fizeste? Respondeu a mulher: A serpente enganou-me, e eu comi". Observe que a pergunta de Deus foi muito mais suave a Eva do que a pergunta brusca a Adão. Deus entende a natureza terna das mulheres.


NOTA: Eva admite que comeu, mas não antes de tentar culpar a serpente por seu ato. O arrependimento é frequentemente um processo lento e tedioso para o homem que odeia admitir que está errado.



NOTA: Assim que Adão e Eva dizem essas palavras mágicas: "E eu comi", não há mais perguntas de Deus. Não há mais estímulos ou sondagens de Sua parte. Deus começa agora a falar com a serpente, com a mulher e com o homem.

VI. A PROMESSA DE UM REDENTOR. 3:14-15


A. Introdução: Esses dois versículos podem ter um duplo significado. Certamente se refere à Serpente literal que estará em inimizade com a semente da mulher (a raça humana). No entanto, o contexto implica mais e refere-se à inimizade entre a semente incrédula e crente em toda a humanidade, e certamente implica que essa "semente" é messiânica. Gênesis 3:15 é chamado de “Protoevangelium” (primeira pregação do evangelho) pelos pais da igreja primitiva. É a primeira promessa da vinda do Redentor.


B. “sobre o teu ventre andarás, e pó comerás todos os dias da tua vida”. Estas são palavras de desprezo, uma degradação que se aplica à serpente e também ao diabo, que a usou como um instrumento para seus maus propósitos.



NOTA: Satanás é vencido e amaldiçoado por Deus. Embora Satanás tenha mais poder que o homem, ele não é onipotente e é uma criatura sujeita ao controle de Deus. Satanás, uma criatura, não é páreo para o Deus Todo-Poderoso, o Criador.



C. “Porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua descendência e a sua descendência”. Deus pronuncia inimizade contínua entre a semente da mulher e a semente de Satanás. Deus diz que haverá duas classes de humanidade que serão inimigas. A "semente da mulher" refere-se aos verdadeiros crentes de todos os tempos e a "semente do diabo" refere-se aos incrédulos que se alinham com Satanás contra o verdadeiro Deus (João 8:44). Satanás continuamente assediará o povo de Deus até que ele seja finalmente julgado no Segundo Advento (Apocalipse 20).



D. “esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar”.



1. Essa afirmação nos leva a pensar que há um significado ainda mais profundo nas palavras “sua semente”. Esta é uma referência a Jesus Cristo e Seu nascimento virginal. O pronome masculino "ele" indica definitivamente que o cumprimento dessa promessa, a semente da mulher, seria um homem, nascido de uma mulher. Em qualquer outro lugar da descendência bíblica é contada através da linhagem masculina.



PONTO: Esta é uma profecia do Messias que viria como Redentor para aqueles que confiam nele e Juiz para aqueles que O rejeitam e seguem a mentira de Satanás.



2. “esta te ferirá a cabeça”, refere-se ao fato de que o Messias dará um grande golpe no Diabo, o que será fatal. “e tu lhe ferirás o calcanhar” indica que Satanás dará um golpe menor no Messias.



NOTA: Do nosso ponto de vista a vinte séculos de distância, entendemos o que isso significa. O ferir o calcanhar refere-se à tentação no deserto, às trevas do Getsêmani, à oposição de Jerusalém, à traição de Judas, ao sofrimento diante de Pilatos, Caifás e Anás e ao sangue e morte da cruz. O esmagamento da cabeça da serpente ocorreu quando Cristo ressuscitou o pecado e a morte na Ressurreição e agora o Diabo está aguardando seu julgamento final no Segundo Advento.



PONTO: Agora, o fardo do diabo é o fato de que as vitórias, que ele alcança, também se tornam suas derrotas. Há uma estranha reviravolta pela qual as vitórias que o Diabo realiza são transformadas pelo poder e sabedoria de Deus no lugar de sua derrota máxima. Satanás será derrotado.


Aldenir AraújoAutor: Aldenir Araújo
Servo do Deus altíssimo, pastor, escritor, web design, produtor digital, blogueiro profissional, autor do site "O Pregador" e vários outros projetos na internet. Ama compartilhar experiências e ajudar pessoas a desenvolver o verdadeiro potencial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário